Brecht no teatro
O Desenvolvimento de uma estética

Bertolt Brecht


Parte II
1933-1947
(Exílio: Escandinavia, EUA)
32. Dois ensaios sobre atuação de amadores


a) UM OU DOIS PONTOS SOBRE ATORES DO PROLETARIADO

A primeira coisa que impressiona um ator proletário é a simplicidade do jogo dele. O que quero dizer com ator proletário não é ator do teatro burguês que tem origens proletárias nem ator burguês formando para o proletariado, mas um proletário que não passou por uma escola de atuação burguesa e não pertence a uma associação profissional.

O que eu chamo de simplicidade de tocar me parece ser o alfa e o ômega da atuação proletária.

Permitam-me de uma vez admitir que não encontro, de maneira alguma, ações simples ipso facto bom ou preferir a algo menos simples. Eu não sou automaticamente movido pelo entusiasmo de pessoas não treinadas ou inadequadamente treinadas que não obstante, sinta paixão pela arte, nem tenho utilidade para o esnobismo que faz com que algumas pessoas com paladares cansados ​​prefiram 'pão integral' a qualquer iguaria.

Os atores dos pequenos teatros da classe trabalhadora, encontrados em todas as principais cidades da Europa, Ásia e América que não foram atingidas pelo fascismo não são de modo algum diletantes, e sua atuação não é inteira culinária. É simples, mas apenas em um aspecto específico.

Pequenos teatros da classe trabalhadora são sempre muito pobres; eles não podem dar ao luxo de gastar muito em uma produção. Durante o dia os atores estão trabalhando. Esses desempregados têm quase tanto a fazer todos os dias quanto o resto, pois procurar emprego é um trabalho em si. Certamente eles não estão menos exaustos na noite em que eles chegam ao ensaio. A maneira como essas pessoas agem faz em certa medida trair sua falta de energia excedente. Uma certa ausência de garantia ao mesmo tempo, tira o brilho de sua atuação. Grandes emoções do indivíduo, exibindo diferentes aspectos psicológicos de personalidades a "rica vida interior" em geral: essas coisas não são mostradas trabalhando em teatros de classe. Nessa medida, a atuação é simples, ou seja, ruim.

E, no entanto, existe outro tipo de simplicidade em sua atuação, um tipo que não resulta da falta de origens, mas de uma perspectiva específica e uma preocupação específica. Falamos de simplicidade quando problemas complicados são tão dominados que os tornam mais fáceis de lidar e menos difíceis.

Um grande número de fatos aparentemente auto-contraditórios, uma vasta e corajoso emaranhado, é muitas vezes posta em ordem pela ciência em tal uma maneira que uma verdade relativamente simples surge. Esse tipo de simplicidade não envolve pobreza. No entanto, é isso que se encontra no jogo dos melhores atores proletários, sempre que se trata de retratar a vida social dos homens juntos.

Pequenos teatros da classe trabalhadora muitas vezes lançam uma luz surpreendente sobre a complexa e desconcertantes relações entre as pessoas do nosso tempo. Onde guerras vem e quem os luta e quem paga por eles; que tipo de destruição resulta da opressão dos homens em relação a outros homens; o que os esforços dos muitos arco direcionados; qual é a vida fácil de poucos a partir de; cujo conhecimento serve a quem; quem é ferido por cujas ações: tudo isso é demonstrado pelos pequenos e difíceis teatros dos trabalhadores. eu não estou falando apenas das peças, mas daqueles que as apresentam melhor e com a preocupação mais animada.

Um pouco mais de dinheiro, e a sala mostrada no palco seria uma sala; um pouco de treinamento de fala, e o discurso dos atores seria o de ' pessoas educadas'; um pouco de aplauso do público, e o desempenho ganharia em força; mais dinheiro para alimentação e lazer, e os atores deixariam de estar cansados. Essas coisas não podem ser fornecidas? É muito menos fácil fornecer o que está faltando nos teatros burgueses ricos. Como a guerra pode ser guerra contra seus palcos? Como eles podem mostrar o que os esforços de muitos são direcionados e de que vem a vida fácil de poucos? Como eles podem descobrir as grandes verdades simples sobre a vida dos homens juntos e divulgá-las? Uma vez pode superar a pobreza, o pequeno teatro da classe trabalhadora tem alguma chance de superar a simplicidade que é a marca registrada da pobreza por suas forças; mas o rico teatro burguês não tem chance de alcançar a simplicidade que advém da busca pela verdade.

E as grandes emoções individuais, as variações em diferentes composições psicológicas das personalidades, a rica vida interior? Sim, e quanto a esta rica vida interior que para muitos intelectuais é apenas um pobre substituto por uma rica vida exterior? A resposta é que a arte não pode ter nada a ver com isso desde que permaneça um substituto. As grandes emoções individuais aparecerão em arte simplesmente como discurso distorcido, antinatural e superaquecido, temperamento; variações na composição psicológica apenas como prejudiciais e exceções exageradas, desde que a individualidade continue sendo o privilégio de uma minoria que possui não apenas 'personalidade', mas outros aspectos mais materiais de coisas.

A verdadeira arte se torna pobre com as massas e enriquece com as massas.

b) PODE-SE FALAR SOBRE O AMADORES NESTE TERREIRO?

Quem se propõe a estudar seriamente a arte do teatro e suas relações sociais a função fará bem em prestar atenção às muitas formas de atividade de teatro que pode ser encontrada fora das grandes instituições: esforços mentais, distorcidos e espontâneos dos amadores. Mesmo se o amador eram apenas o que os profissionais consideram ser - membros do público subindo ao palco - eles ainda seriam interessantes o suficiente.

A Suécia está entre os países particularmente favorecidos para os teatros amadores.

As vastas distâncias deste país, que é praticamente um continente por si só, dificultam a realização de visitas de empresas profissionais da capital. As pessoas nas províncias fazem o seu próprio teatro. Existem quase mil grupos teatrais ativos no teatro sueco.

De teatro amador, e eles fizeram pelo menos dois mil espetáculos um ano para uma audiência de pelo menos meio milhão. Um movimento como esse é de grande importância cultural em um país de seis milhões de habitantes. Costuma-se dizer que performances teatrais amadoras estão em um nível artístico baixo e nível intelectual. Nós não vamos entrar nisso aqui. Também tem outra escola de pensamento que sustenta que algumas performances, pelo menos, evidenciam considerável talento natural e alguns grupos mostram uma preocupação genuína com perfeição. Tornou-se, no entanto, tão usual olhar para baixo teatro amador que se pergunta como seria se seu nível fosse realmente tão mau. Não contaria mais? A resposta é claramente não.

Pois não se deve imaginar que não faz sentido discutir assuntos amadores de esforços nas artes, se nada de benefício para as artes resulta. Um estágio ruim de desempenho não é apenas aquele que, ao contrário de um bom desempenho, não faz impressão. A impressão feita pode não ser boa, mas é uma impressão não fez menos: uma má. Nas artes, se em nenhum outro lugar, o princípio que 'se não faz muito bem, pelo menos não pode causar nenhum mal', é bastante errada. A boa arte estimula a sensibilidade à arte. A má arte a danifica; isso não deixa intocado.

A maioria das pessoas não tem uma ideia clara das consequências da arte, seja para sempre ou para o mal. Eles supõem que um espectador que não seja interiormente dominado pela arte, por não ser boa o suficiente, não é afetada. Além do fato de que alguém pode ser dominado pela arte ruim tão facilmente quanto pela boa, mesmo que alguém não é agarrado algo acontece a um bom ou ruim, uma peça sempre inclui uma imagem do mundo. Bom ou mau, os atores mostram como as pessoas se comportam em determinadas circunstâncias. Ciumento o homem se comporta de tal maneira que alguém se reúne, ou essa e aquela ação são o resultado do ciúme. Um homem rico está sujeito a essas paixões particulares, quando um homem idoso experimenta esses sentimentos, uma mulher do campo age desta maneira particular, etc., etc. Além disso, o espectador é incentivado a tirar certas conclusões sobre como o mundo funciona. Se ele se comporta de tal e, assim, ele ouve, ele deve contar com esse e aquele resultado. Ele trouxe para compartilhar certos sentimentos das pessoas que aparecem no palco e aprová-los como sentimentos universalmente humanos, apenas naturais, a serem um dado adquirido. Como os filmes se assemelham a peças a esse respeito, mas são mais amplamente conhecido, talvez um filme possa servir para ilustrar o que é significava.

No filme Gunga Din, baseado em um conto de Kipling, vi forças britânicas de ocupação combatendo uma população nativa. Uma tribo indiana - este termo implica algo selvagem e incivilizado, contra a palavra 'povo' - atacou um corpo de tropas britânicas estacionadas na Índia. Os hindus eram criaturas primitivas, cômicas ou más: cômica quando fiel aos britânicos e perverso quando hostil. Os soldados britânicos eram honestos, bem-humorados e quando eles usaram os punhos na multidão e 'bateram algum sentido' para eles a platéia riu. Um dos indianos traiu sua esposa patriota para os britânicos, sacrificou sua vida para que seus compatriotas devam ser derrotado, e ganhou aplausos sinceros da platéia.

Meu coração também foi tocado: tive vontade de aplaudir e ri de todas os lugares certos. Apesar de saber o tempo todo que havia algo errado, que os indianos não são pessoas primitivas e incultas, mas tem uma magnífica cultura milenar e que esse Gunga Din também pode ser visto sob uma luz muito diferente, por exemplo, como traidor do seu povo. Eu estava divertido e tocado porque esse relato totalmente distorcido foi um sucesso artístico sem recursos consideráveis ​​em talento e engenhosidade foram aplicados fazendo isto.

Obviamente, uma apreciação artística desse tipo não deixa de ter efeitos. Isto enfraquece os bons instintos e fortalece os maus, contradiz a verdadeira experiência e espalha conceitos errôneos, em suma, perverte nossa imagem do mundo. Não há peça teatral nem performance teatral que não de uma maneira ou de outra, afeta as disposições e concepções do público.

A arte nunca deixa de ter consequências e, de fato, isso diz algo por isso. Muita atenção foi dada aos teatros - até mesmo aos teatralmente políticos - influência política: seu efeito sobre a forma de juízo político, sobre humor e emoções políticas. Nem o pensador socialista nem o pastor no púlpito negariam que nossa moral são afetados por ele. Importa como o amor, o casamento, o trabalho e a morte são tratados no palco, que tipo de ideais são criados e propagados para os amantes, para homens lutando por sua existência e assim por diante. Neste extremamente grave esfera o palco está praticamente funcionando como um desfile de moda, não desfilando apenas os vestidos mais recentes, mas as maneiras mais recentes de se comportar: não apenas o que é usado, mas o que está sendo feito.

Talvez o ponto mais esclarecedor, embora não o mais vital, seja a influência do teatro na formação do paladar. Como alguém expressa lindamente? Qual é a melhor maneira de agrupar? O que é beleza, afinal? O que constitui um comportamento alegre? O que é decepção louvável? Dentre inúmeras maneiras detalhadas de o palco afetar o gosto da platéia contemplando para isso, para o bem ou para o mal. Pois o gosto desempenha um papel decisivo mesmo em situações realistas da arte, em nenhum lugar mais. Até a representação da feiúra precisa ser guiado por ele. Os agrupamentos no palco, a passagem dos personagens através dela, a escala de cores, o controle do som e das cadências vocais: tudo isso é uma questão de gosto.

Portanto, influências políticas, morais e estéticas irradiam do teatro: bom quando é bom, ruim quando é ruim.

Esquece-se facilmente que a educação humana prossegue ao longo de cenários grandemente teatrais. De uma maneira bastante teatral, a criança é ensinada a se comportar; argumentos lógicos só vêm depois. Quando tal e tal ocorre, é dito (ou vê), é preciso rir. Ele se junta quando há risos, sem saber por quê; se perguntado por que está rindo, está totalmente confuso. Na mesma forma como se junta em derramar lágrimas, não apenas chorando porque os adultos façam isso, mas também sentindo uma genuína tristeza. Isso pode ser visto em funerais, cujos significados escapa inteiramente às crianças. Estes são eventos teatrais que formam a personagem. O ser humano copia gestos, imitações, tons de voz.

E o choro surge do sofrimento, mas o sofrimento também surge do choro.

Não é diferente com os adultos. Sua educação nunca termina. Somente os mortos estão além de serem alterados por seus semelhantes. Pense sobre isso, e se vai perceber o quão importante é o teatro para a formação do caráter. Se verá o que significa que milhares devem agir para centenas de milhares. Não se pode simplesmente ignorar a preocupação de tantas pessoas com a arte.

E a própria arte não é afetada pela maneira como é praticada no nível mais casual, despreocupado e ingênuo. O teatro é, por assim dizer, a arte mais humana e universal de todos, a mais praticada, ou seja, praticado não apenas no palco, mas também na vida cotidiana. O teatro de determinadas pessoas ou um determinado tempo devem ser julgados como um todo, como um organismo vivo que não é saudável, a menos que seja saudável em todos os membros. Essa é outra razão por que vale a pena falar sobre o teatro amador.

['Einiges tiber proletarische Schauspieler' 'e' Lohnt es sich, vom Amateurtheater zu reden? Schrifien Zlllll Theatre 4, pp. 59-68]


Nota:

Os dois ensaios são publicados a partir dos manuscritos. Suas referências ao fascismo e a Suécia mostram que eles datam do exílio de Brecht, o segundo de provavelmente a partir de 1940. Brecht foi então praticamente separado do teatro profissional, e seu trabalho sendo realizado apenas por amadores.

Inclusão: 06/05/2020