Informação ao povo oferecida pelo Presidente da República de Cuba, através de rádio e televisão

Fidel Castro

13 de junho de 2002


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo


capa

Compatriotas:

Na quarta-feira, 5 de junho, há exatamente oito dias, quando me reuni com os líderes das organizações de massas, para analisar o projeto que, após aprovação de suas direções nacionais, propunham-se a apresentar à Assembléia Nacional, como resposta ao discurso do senhor W. Bush ante a máfia de Miami, eu lhes propus três coisas. Um, debater publicamente a idéia diante de todo o povo; dois, mobilizar a nação inteira em apoio a tão justa, digna e contundente resposta; três, oferecer a cada cidadão, com idade de votar e em pleno exercício desse direito, a possibilidade de subscrever e assumir como seu, esse histórico projeto.

Todos compartilhamos esses pontos de vista. Realizaram-se as consultas e trâmites pertinentes. Os dois primeiros passos já foram cumpridos; falta o terceiro, que devemos aplicar imediatamente.

Amanhã, 14 de junho, é o dia em que se comemoram o nascimento de Maceo e o do Che, dois grandes símbolos da firmeza revolucionária, que é o que mais caracteriza a luta heróica de nosso povo, de 1868 até hoje.

No sábado, 15, às 8 horas da manhã, em El Cacahual, onde jazem os restos mortais do Titã de Bronze Antonio Maceo e de seu fiel ajudante, Panchito Gómez Toro, filho do insigne combatente internacionalista e Chefe do Exército Libertador, Máximo Gómez, será feita uma homenagem especial a Maceo e ao Che, em Tribuna Aberta de caráter solene, adequada às características e ao significado do lugar.

Nesse mesmo dia, às 10 horas da manhã, em 129.523 pontos de todo o país, estarão disponíveis, para todos os cidadãos com direito a votar que desejem subscrever o projeto de modificação constitucional apresentado pela Assembléia Extraordinária das direções das organizações de massas, as cópias pertinentes para fazê-lo. Dessa hora do sábado até as 12 horas da terça-feira, 18, estarão à disposição em cada ponto.

Foram providenciadas as facilidades necessárias aos cidadãos ausentes de seus lugares de residência, por movimentos dentro do país, devido a questões pessoais ou de trabalho, estudantes internos, pessoal de unidades militares ou de segurança que cumprem suas obrigações fora de seus locais de residência, pessoas ausentes por questões de saúde ou outras causas. Nenhum compatriota será privado da oportunidade de fazê-lo.

Dessa tarefa, estarão encarregadas exclusivamente as organizações de massas, através da comissão nacional e das comissões provinciais, municipais e locais criadas por elas. Contarão, evidentemente, com o apoio do Partido e da Juventude Comunista. Não será uma atividade estatal.

A partir desta noite, as direções das organizações de massas emitirão instruções concretas a todos os seus quadros. Amanhã, às 6 da tarde, em mesa-redonda por televisão e rádio, oferecerão detalhes precisos a todos os cidadãos. Será dada ênfase especial às medidas que visam evitar a repetição de assinaturas.

Continua exercendo sua influência no território de nosso país, já saturado de água, a depressão tropical que abarca toda a Ilha. Nem as chuvas, nem a distância ou dificuldades do terreno impedirão a qualquer compatriota o acesso a essa prerrogativa.

Com a proverbial capacidade de organização adquirida por nosso povo, sua cultura e sua consciência política, será dado esse importante passo, a fim de que não reste a absolutamente ninguém a menor dúvida sobre como sente e pensa o povo de Cuba.

Milhões de cubanos darão também, dessa maneira, contundente e adequada resposta a um "libertador" que ninguém convidou: o senhor W. Bush. Faltariam, depois, apenas o debate e o veredicto da Assembléia Nacional do Poder Popular, que dirá a última palavra.

Ontem, quarta-feira, precisamente no dia em que se cumpriam 101 anos da ignominiosa Emenda Platt, que humilhou terrivelmente a nosso povo e lhe arrebatou traiçoeiramente a independência que havia conquistado em 30 anos de incomparável e heróica luta, nosso povo ofereceu, à geração que foi vítima daquela afronta, o mais digno e extraordinário tributo. Apesar das condições adversas do tempo, sob os efeitos da depressão já mencionada, provocando chuvas ou ameaçando com elas desde Las Tunas até Pinar del Río, quase 9 entre cada 10 cubanos participaram, de um modo ou de outro, das marchas, atos públicos e outras atividades patrióticas em toda Cuba, algo que assombrou ao mundo.

Era a mais digna resposta aos que hoje pretendem impor de novo a Cuba uma Emenda Platt, e uma prova inequívoca de que aqueles tempos passaram para sempre!


logo
Inclusão: 04/09/2021