Discurso por ocasião do aniversário 47 de sua entrada em Pinar del Rio, no ato pela conclusão da montagem dos geradores elétricos nessa província

Fidel Castro Ruz

17 de janeiro de 2006


Primeira Edição: Discurso proferido pelo Presidente da República de Cuba, por ocasião do aniversário 47 de sua entrada em Pinar del Rio, no ato pela conclusão da montagem dos geradores elétricos nessa província. Pinar del Rio, em 17 de janeiro de 2006, “Ano da Revolução Energética em Cuba”

Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático.

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa

Queridos compatriotas:

Não tentarei explicar como era a vida na província de Pinar del Río. Pagamento forçado da renda até mais de 30% do valor dos produtos dos camponeses, latifúndio, precarismo, desemprego, exploração impiedosa do povo, analfabetismo, elevada mortalidade infantil, ausência quase total de atendimento médico e educacional, falta de água e de serviços públicos elementares. Até o triunfo da Revolução era conhecida como a Gata Borralheira de Cuba.

Sempre que venho a esta terra ocidental de nosso país em 17 de janeiro não posso deixar de lembrar as palavras emocionadas que proferi esse dia em Artemisa e Pinar del Río faz hoje 47 anos. Assim que cheguei à província, no primeiro discurso, eu disse textualmente:

“Sei que há muitos homens necessitados” — disse então — , “sei que há muitos doentes sem hospitais, muitas crianças sem escolas, muitas famílias passando fome; mas não resolveremos o problema de uma nem de duas pessoas; resolveremos o problema de todos”.

“Não lhes ofereço senão que faremos todos os possíveis, que faremos mais do que vamos a prometer. E não será agora, não será de imediato.

“Por isso lhes digo que tenham fé, por isso lhes digo a todos os que querem algo que não lhes vamos resolver problemas a uma, a duas, nem a três, nem a quatro pessoas senão que é o propósito da Revolução resolver o problema a todos; porque são centenas de milhares os cubanos necessitados, e resolvendo o problema de dez ou vinte pessoas não se resolve nada, senão resolvendo os problemas de centenas de milhares de cubanos.” Teria sido melhor dizer de milhões de cubanos.

“Tenho fé no povo cubano, sei que a Revolução seguirá avante, sei que a soberania do país será respeitada e sei que Cuba chegará a ser uns dos povos mais prósperos, mais justos e mais felizes do mundo.”

Então Artemisa, a localidade que mais combatentes deu ao Moncada e ao supremo sacrifício da vida, pertencia à província de Pinar del Río. Hoje pertence a Pinar del Río, à Havana e a Cuba. Hoje Pinar del Río – atrevo-me a dizê-lo – pertence também ao mundo. (Palmas)

Não pode menos que impressionar-me um simples repasso do que hoje deve significar Pinar del Río para o mundo, após 47 anos de criminoso bloqueio imperialista, pérfidas agressões, a invasão de Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis, milhares de ações terroristas contra nosso povo, a desintegração do campo socialista, o desaparecimento da URSS e o Período Especial.

Vejamos alguns dados para começarmos pelas coisas mais simples:

A taxa atual de desemprego em Pinar del Río é de apenas 1,1 %, o que no mundo é qualificado de pleno emprego.

Existem 31 represas e 65 micro-represas que acumulam mais de um bilhão de metros cúbicos de água, todas construídas pela Revolução.

A quase todos os povoados com maiores ou menores dificuldades chegam as condutoras de este vital elemento.

Apenas há moradias, salvo os lugares afastados e de difícil acesso, onde não cheguem as linhas elétricas.

A mortalidade infantil em 2005 foi de 5,4, uma das mais baixas registradas na história revolucionária da província. Muito melhor índice do que o da capital dos Estados Unidos.

O nível de escolaridade ultrapassa a nona classe. Existem 44.591 graduados universitários numa província que antes de 1959 apenas contava com 541 dos quais 33 eram mulheres, 80 vezes mais graduados de nível superior que na altura.

Existe um forte movimento cultural, sobretudo na plástica e na literatura. Incrementa-se a prática do esporte maciço e a representação de seus atletas nas equipes nacionais e eventos internacionais é significativa.

Por suas belezas naturais, Pinar del Río é um lugar privilegiado desde o ponto de vista turístico basicamente por suas montanhas e o seu extremo mais ocidental.

A província tem duas reservas mundiais da biosfera, que são a Península de Guanahacabibes e a Sierra del Rosário. A zona de Viñales está declarada Patrimônio Natural da Humanidade.

Em 21 de agosto, com a presença do Presidente Hugo Chávez, foi inaugurada “Villa Bolívar”, construída com a cooperação da Venezuela.

No histórico programa “Aló Presidente”, que desde esse mesmo lugar foi transmitido, os pinarenhos exprimiram o amor entranhável de todos os cubanos com esse irmão país e sua vontade de levar até a vitória definitiva a Alternativa Bolivariana para as Américas.

Em Pinar del Río, junto do processo de investimentos, desenvolvem-se importantes programas na educação, saúde, cultura, esporte e noutras áreas da sociedade, fazendo parte da Batalha de Idéias que trava vitoriosamente o nosso povo.

O Curso de Superação Integral para Jovens, iniciado em 2001, formou 4.985 outorgando-lhes a todos carreiras universitárias. A matrícula atual é de 7.158 em 37 sedes.

O Curso de Superação para Trabalhadores do MINAZ, iniciado em 2002, tem 1.748 estudantes, distribuídos em oito sedes: 2 em Bahia Honda, 5 em San Cristóbal e 1 em La Palma, onde estavam as usinas açucareiras que teve a província.

Formaram-se 1.087 Trabalhadores Sociais dos quais 794 são mulheres e 936 são militantes da União de Jovens Comunistas (UJC). O sétimo curso tem uma matrícula de 454 estudantes, formando-se em 138 casas de estudo.

No Curso de Formação de Professores Gerais Integrais de Ensino Secundário formaram-se 1.771. Atualmente sua matrícula é de 761 estudantes.

Os pinarenhos estão representados por 687 destacados estudantes de todos os municípios na Universidade Nacional das Ciências Informáticas, instituição de crescente prestígio mundial.

Formaram-se 534 Instrutores de Arte incorporados à Brigada “José Martí”: 143 de Música, 177 de Teatro e 96 de Dança. A matrícula atual é de 1.357 estudantes.

O Curso de Tecnologia da Saúde na especialidade de Optometria e Óptica, iniciado em 2004, tem uma matrícula de 1.524 estudantes.

Criaram-se 33 Videoclubes. A assistência média diária é de 5.282 crianças e 4.325 adultos, para um total de 9.607 pessoas.

A província tem 36 Jovens Clubes de Computação e Eletrônica, um Palácio de Computação e um Móvil de Computação, todos em total com 344 computadores. A matrícula atual é de 6.489 estudantes. Nos últimos cinco anos formaram-se 37.548 alunos.

O Programa Audiovisual tem 6.364 televisores e 2.526 vídeos instalados em 942 escolas; delas, 163 têm painéis fotovoltaicos.

O Curso de Introdução à Computação no ensino primário se desenvolve nas 689 escolas primárias, com uma matrícula de 66.719 estudantes e 1.540 computadores. A relação de alunos por computador no ensino primário é de 43,3; no ensino secundário, 36,7; no ensino pré-universitário, 23,1, e na educação técnica – politécnica, 25,3.

O Curso de habilitação do INDER iniciou-se em 2004, formando-se 1.172; atualmente tem 640 matriculados.

A Universalização do Ensino Superior permitiu chegar a todos os municípios da província com uma matrícula geral de 21.502 alunos. No curso regular diurno nas quatro universidades estudam 5.536 alunos, chegando a matrícula total do ensino superior a 27.038 estudantes, mais do duplo de estudantes de nível superior dos que havia antes da Revolução em todo o pais.

Com o Programa Editorial “Libertad” receberam-se 122.253 exemplares de 15 títulos bibliográficos e 22.418 de História de Cuba para os graduados dos diferentes tipos de ensino.

Nas especialidades de Medicina Geral Integral, Terapia Física e Reabilitação estudam 339 estudantes de 44 países na Escola Latino-americana de Medicina.

Como resultado dos programas da Revolução na Batalha de Idéias foram criados nos últimos anos 42.429 novos empregos.

No Programa de Informatização de Saúde Pública foram instalados 315 computadores em bibliotecas, centros de genética e nos bancos de sangue.

Nas Áreas Intensivas Municipais receberam atendimento 8.796 pacientes com uma sobrevivência geral de 97,9 %. Nos pacientes com risco de morte (6.023) consegue-se uma sobrevivência de 97,1%.

Funcionam 12 servi­ços de Odontologia nas policlínicas e foram instalados 38 conjuntos odontológicos com o equipamento necessário.

Funcionam 14 ópticas, delas 8 foram reparadas pelo programa e 4 são novas construções.

Das 132 farmácias comunitárias existentes, 106 foram reparadas e 26 são novas construções. As 14 farmácias principais municipais estão informatizadas e ligadas à rede.

Funcionam 35 serviços de Radiologia.

De 4 serviços de Ultra-som que existiam apenas nos hospitais provinciais, temos hoje 31 com 43 equipamentos que dão cobertura total nas policlínicas e nos hospitais. Capacitaram-se 56 especialistas e 26 técnicos em Ultra-sonografia, dando atendimento a 33.523 pacientes com uma elevada resolutividade na atenção primária.

Foram ampliados os serviços de Endoscopia a cinco policlínicas. E chegarão a todos de maneira progressiva, sem exceção. Esses serviços apenas existiam no nível de hospital provincial, beneficiando-se — na questão das policlínicas — 3.121 pacientes. Receberam diplomados nesta especialidade, 36 especialistas em Medicina Geral Integral e 24 enfermeiros.

Incrementa-se o serviço de Laboratório de Alergia de 5 a 8. Foram atendidos 10.933 pacientes.

Existem 14 serviços de cirurgia menor: 10 deles nas policlínicas e 4 nos hospitais, realizando-se 13.293 cirurgias nas policlínicas (2.040 mais que em 2004).

Nas 25 novas salas de Reabilitação distribuídas em todos os municípios, são oferecidos 12 serviços integrais e 167.000 pacientes foram atendidos.

Vinte e nove mil 502 pacientes em Oftalmologia e 7.985 em Optometria receberam os benefícios deste programa que oferece 23 serviços. Existem 17 — Futuros especialistas — (2 no terceiro ano e 15 no primeiro ano). Se estão preparando grupos de milhares.

Foram criados dos novos serviços de Hemodiálise no Hospital “Comandante Pinares”, de San Cristóbal, e no “Augusto César Sandino”. Além disso ampliou-se o serviço dessa especialidade existente no hospital “Abel Santamaría”, recebendo 23 rins artificiais novos. Cento e trinta pacientes de toda a província recebem atendimento com esmero, reduzindo de 9 a 5,2 a relação pacientes por rim artificial. A mortalidade é de 7,2% contra 29% antes de iniciar-se o programa.

Como aspecto que humaniza de maneira sensível e notável a permanência dos pacientes que sofrem de afecções renais crônicas, foram construídas e funcionam duas Casas do Nefrópata.

Foram internados 1.665 pacientes na Sala de Cuidados Intensivos de Cardiologia; deles, 672 com infarte agudo do miocárdio e uma mortalidade de 9,6%. No período compreendido entre 1995 até 2000, a mortalidade por infarte agudo do miocárdio foi de 17,8%. Nos pacientes que lhes foi aplicada a trombolise com a estreptoquinase — produto cubano, desenvolvido por nossos centros científicos — , a letalidade é de 6,6%. A terceira parte dos que morriam por esta doença no fim da década do 90.

Existem 43 equipamentos de Eletrocardiografia espalhados em todos os municípios da província.

Foi destinado à província e instalado um Mamógrafo, oferecendo serviço a 390 pacientes. A província não tinha esta técnica nos últimos sete anos.

Foi alocado um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear para o hospital “Abel Santamaría”. O seu projeto está concluído e o construtor pronto para começar a obra civil.

Está concluída a obra civil e em processo de montagem o equipamento de ar condicionado para a instalação de Excimer Laser para as operações da vista.

Estudam-se cinco carreiras importantes para os serviços de saúde: Medicina, Odontologia, Licenciatura em Enfermagem, Tecnologia da Saúde e Psicologia, em cinco filiais nos municípios de Sandino, Consolación, San Cristóbal e Pinar del Rio. Em todos os territórios funcionam as sedes universitárias com uma matrícula de 7.490 estudantes — área de medicina, ou de saúde.

Funcionam 9 policlínicas universitárias em 7 municípios, com 165 estudantes de Medicina — um novo programa — e 116 professores facilitadores.

Fazendo parte do aperfeiçoamento dos recursos humanos foram ministrados 2.844 cursos nos que elevaram a sua qualificação 46.098 trabalhadores desse sector, em Pinar del Río.

Trabalha-se na reparação de 11 escolas no campo que se encontravam fechadas (município Sandino) — hoje pelas idades dos jovens, dos adolescentes, o número de estudantes que freqüentam estes níveis é menos da metade dos houveram numa altura; em Sandino só havia 34 escolas deste tipo, as que serão destinadas em parte à formação de médicos latino-americanos. Teremos 20 000 em Cuba no fim deste ano, segundo cálculos. Por estes dias estão chegando 3,479 jovens bachareles venezuelanos. Esperamos a chegada de aproximadamente 10,000 mais este mesmo ano, mais outros 10,000 latino-americanos, além dos que já estão na ELAM.

Com a imprensa Digital Risso (desde o ano 2000) é garantido o programa de edições territoriais publicando 170 títulos de 198 autores com 106.959 exemplares. Em qualquer município um jovem com talento poderá escrever, não terá que esperar 40 anos ou depois de morto para que suas obras sejam publicadas.

Todas as direções municipais de Cultura têm computadores que lhes permitiram atender o programa de edições territoriais.

Principais missões cumpridas pelos trabalhadores sociais na província vinculadas às medidas de poupança energética que realiza o país:

Contagem dos equipamentos eletrodomésticos nos lares cubanos. Toda a população coopera, logicamente, porque sabe o benefício que recebe o povo com esta revolução energética. Participaram 985 trabalhadores sociais, visitando 208.127 moradias.

Levantamento dos equipamentos eletrodomésticos em 8.120 centros de trabalho, nos que participaram 756 trabalhadores sociais.

Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de 18 watts, incorporando-se 785 trabalhadores sociais, os que trocaram de graça 610.000 lâmpadas incandescentes por lâmpadas poupadoras de energia.

Seminários para ensinar a utilizar a panela multiuso e o emprego da eletricidade como combustível doméstico; participaram 625 trabalhadores sociais.

Estudo do percurso que realiza o combustível na empresa de charutos em Consolación del Sur, participando 16 trabalhadores sociais. Visitaram 46 centros produtivos, entrevistando a 22 presidentes, 846 camponeses, bem como medindo o consumo de 92 motores de rega, 39 tratores e 36 transportes de carga.

Distribuição de equipamentos eletrodomésticos a núcleos familiares (panelas para cozinhar arroz às famílias que cozinhavam com gás liquidificado e às que dependem do querosene; panelas multiuso, cozinhas elétricas, aquecedores, bem como trocade televisores no município Sandino e de ventiladores em todos os territórios), participando 2.426 trabalhadores sociais e 2.342 estudantes universitários.

Cumprimento de tarefas sensíveis para a população, designadamente o atendimento a casos sociais, a crianças desnutridas e outras tarefas que, desde o surgimento deste programa lhes foram confiadas.

Início nesta província da extraordinária luta nacional dos trabalhadores sociais contra o esbanjamento, o desvio e a venda ilegal de combustível.

Realização da tarefa “Falando com os tratores e caminhões”, assim como o acompanhamento do itinerário dos caminhões-cisterna que distribuem combustível.

Os trabalhadores sociais, junto com os estudantes universitários garantiram posteriormente a distribuição ou troca às famílias dos seguintes artigos — as condições em que são feitas todo o povo a conhece, nalguns casos a metade de seu custo em divisas segundo o cambio atual; noutros, o valor em divisa desse artigo u objeto eletrodoméstico, segundo o caso, condições de crédito, etc., etc.,das que não falarei agora e não as tenho escritas aqui — :

Também, distribuíram-se mais outros artigos não consumidores de eletricidade que contribuem para a poupança de energia, entre eles:

Foram recolhidos os aparelhos rústicos que possui a população nas quantidades seguintes:

Para consolidar esta experiência se realizaram um grupo de ações, entre elas o programa de reabilitação e melhoramento das linhas elétricas, tarefa na qual trabalham atualmente 520 eletricitários em 6 municípios (290 são de outras províncias).

Realiza-se o acompanhamento do comportamento da demanda cada uma hora e do consumo no fechamento do dia, o que oferece a possibilidade de conhecer os dados da província em seu conjunto, precisando a informação dos municípios Pinar del Rio, Consolación del Sur e Candelaria. Isso permite aos dirigentes políticos dirigir o desenvolvimento dos debates naqueles lugares onde existe um maior consumo de energia.

Nesta tarefa é fundamental o trabalho sistemático das organizações de massas em todas as casas, a participação dos pioneiros e da imprensa na educação da população, tanto na leitura de seu medidor de eletricidade quanto no seu máximo esforço por sair do horário de maior demanda.

A Revolução energética em Pinar del Rio e as transformações no sistema elétrico nacional de Cuba.

As sérias dificuldades enfrentadas pelo Sistema Elétrico Nacional em 2004, examinadas minuciosamente nas Mesas Redondas em setembro desse ano, e em sucessivas reuniões fizeram com que, depois de um estudo profundo sobre a situação e a partir das experiências do enfrentamento a fortes furacões, à implementação de novas concepções para o desenvolvimento de um sistema elétrico nacional mais eficiente e seguro.

As principais medidas adotadas para a transformação do sistema são:

Até 15 de janeiro já foram instalados 205 Geradores com capacidade de 253,500 Kw/hora.

A nova concepção de geração tem as vantagens seguintes:

Com a extração do petróleo geram-se importantes quantidades de gás. Nos últimos anos a equivalência em petróleo do gás utilizado atingiu perto do milhão de toneladas, quer dizer, 25 % da atual produção anual do país em combustíveis.

Visando assegurar estes planos foi preciso incrementar a produção de cabos e postes no país, assim como triplicar a produção de transformadores de distribuição para atingir a cifra de 15 mil anuais.

Para realizar estes trabalhos se organizaram brigadas de eletricitários em todo o país, principalmente nas províncias de Pinar del Rio e Holguín. Nestes momentos se adquire o transporte e o equipamento adicionais necessários para garantir o cumprimento de suas missões e substituir os velhos equipamentos utilizados atualmente nestas atividades, grandes consumidores de combustível.

Existem em nosso país 2,940,000 Kw de potência instalada em Termelétricas, grande parte das quais ultrapassa os 25 anos de funcionamento, têm uma disponibilidade média, como já foi indicado, de 60% e grandes consumos de combustível por Kw/hora gerado.

Este sistema que mencionava das termoelétricas será substituído aos poucos pela nova geração de motores, incluindo aqueles de ciclo combinado, e lhes são destinados os recursos mínimos necessários para manter a disponibilidade das usinas mais eficientes. Outras usinas serão conservadas e estarão prontas para trabalharem quando o Sistema o precisar, durante o tempo que se desenvolva a primeira fase da transformação do atual sistema.

Como se conhece, a energia eólica é a fonte de energia renovável de maior auge no mundo nos últimos anos. Seu custo de instalação já é competitivo respeito às fontes tradicionais de energia.

Como estratégia deste desenvolvimento — o eólico — se provarão diversas tecnologias, incluindo aquelas concebidas para suportar os freqüentes furacões que nos açoitam.

Já foram identificadas como zonas de potencial eólico as seguintes:

Realizam-se medições da velocidade do vento a 50 metros de altura em pontos selecionados destas zonas, o que permite a precisão dos lugares mais idôneos e se dão passos para conhecer as potencialidades da energia eólica em todo o país.

Por outro lado, o país contratou um total de 4,158 geradores de emergência, que representam um potencial a instalar de 711,811 Kw.

Atualmente, já se encontram no país 3, 003 deles, que representam os 72,2% do total contratado. Os de emergência podem arrancar também a uma ordem, liberam a energia que estão consumindo e não são postos em marcha; e caso houver um déficit de 100 000 e há 100 000 instalados, arrancam com os 100 000 nesta hora de alto consumo, Quer dizer que estes ficam ai de reserva, mas desempenhando uma missão: num hospital, nos frigoríficos, nos lugares onde se conservam os alimentos, onde há industrias chaves que não pode faltar a energia elétrica nem sequer um segundo, todos novos. Todos novos.

Para instalar em hospitais de campanha no Paquistão, fazendo parte da ajuda médica cubana a esse país devido ao terremoto, foram enviados 54 geradores de emergência.

Com a potência instalada até a data, garante-se proteção, entre outros, para os importantes centros e instituições seguintes:

Hoje a água é potabilizada, e ainda mais do que isso: quase todas as pessoas a fervem, isso tudo foi estudado e as soluções requeridas. Visto que o país tem uma despesa entre 15% e o 20% do combustível que dispõe para aquecer água para tomar banho e ferver água para beber. Há muito mais coisas ainda, nem tudo será dito hoje aqui.

Ficam pendentes de instalar 1.934 geradores do Programa, estes são motores, porque há outros grupos geradores de programa que são diversos motores, que significam — os que ainda faltam por instalar — 569,274 KW de potência. Neste momento esta se envida um esforço especial e, acima de tudo, nos próximos dias, já todos estão agilizando-se para isso.

Após um esforço construtivo e de montagem imenso que permitiu a instalação de 2.281 geradores em apenas 6 meses — os mais pequenos chegaram com antecedência — hoje o esforço principal é o aproveitamento máximo da capacidade instalada para utilizar eficientemente cada KW. O exemplo que citei da bomba que fornece a “Manuel Lazo” explica tudo muito bem. Ali tem que ser levado o motor que corresponda, bem como o compensador que corresponda, é muito pouco o que custa comparado com o custo do resto dos equipamentos.

Reconhecemos o esforço especial no trabalho desempenhado pelas províncias e municípios que tiveram elevada responsabilidade nos avanços atingidos; menção particular merecem os companheiros da província de Pinar del Rio. Todos os organismos participaram deste programa.

O novo sistema já foi instalado na região pinarenha. Apenas direi que Pinar del Rio não enfrentará jamais os cortes de eletricidade. Quem iria a dizer isso? Além do fornecimento nacional, 165 mil Kw/hora de nova capacidade geradora para o sistema, apóiam o serviço provincial e as vezes que for preciso o serviço nacional. Faltará a luz pela queda de uma árvore que afete por qualquer causa, cada vez serão menos, cada vez haverá menos transformadores velhos, cada vez haverão menos problemas com essa rede de distribuição, um trabalho elétrico que precise do corte do fornecimento, um furacão, obriga a desligar as luzes, apenas o vento sopra a mais de 70 devemos estar preparados, poderá faltar a luz por estas causas, mas não por falta de eletricidade no sistema, questão que constantemente está acontecendo nos últimos tempos. Nesse caso, o núcleo familiar dispõe do equipamento e uma reserva de gás liquidificável ou querosene para cozinhar seus alimentos.

Ficou bem claro? É muito importante, como estão fazendo as coisas aqui em Pinar del Rio.

Em breve as províncias de Havana, Matanzas e Holguín estarão em igualdade de condições que Pinar del Rio. Embora estamos adiantando medidas favoráveis à população, a partir das reservas de eletricidade que existentes, haverá mais reservas quanto mais rapidamente instalemos os meios que temos ao nosso dispor. Ainda antes de terminar o programa, que se prolongará indefinidamente ao futuro, a mais tardar — escute-se o que afirmo aqui, salvo que o inimigo quisser cenificar uma grande provocação perante o êxito esmagador no domínio econômico e em todos os sentidos de nossa pátria. 1º de maio do presente 2006, dia glorioso dos trabalhadores, o cem por cento das famílias cubanas que recebem eletricidade, mais dos 95% do total da população, não estarão utilizando o querosene ou gás liquidificável, a não ser nos casos excepcionais mencionados anteriormente. Nessa data teremos atingido a capacidade de gerar um milhão de Kw/hora nos geradores coordenados, equivalente a 3,3 termelétricas como a “Antonio Guiteras”, cujo custo total seria por volta de US$ 1,7 bilhão em investimento e não menos de seis anos para construí-las. A esta capacidade haveria que acrescentar não menos de um milhão de Kw/hora devido às medidas de poupança energética. O país disporá assim de uma capacidade de dois milhões de Kw/hora a mais da que dispunha há apenas seis meses.

A revolução energética pode-se compreender melhor ainda desta maneira: considerável poupança do país em divisas convertíveis, um combustível nobre, seguro e sadio, — o combustível elétrico que é o que terão todos esses lares — sem chamas, sem gás, sem cheiro mau nem mau sabor, sem desvios de recursos, sem roubos nem fraudes, sem pesos que carregar pelas escadas, sem as contrariedades que provocam os freqüentes e inesperados cortes de eletricidade de um sistema e uma concepção anacrônica do fornecimento elétrico.

Concluído este programa, no qual se trabalha de presa, o país disporá anualmente de US$ 1 bilhão dos poupados.

Expliquei tudo isto com muito cuidado. É algo muito meditado. Os detalhes técnicos e cada um dos passos, são mais complexos e precisos que o que eu disse aqui, por razões de tempo e, lógico, por outras causas.

A grandiosa revolução energética e sua importância social, levada a cabo em Pinar del Rio em tão pouco tempo, não teria sido possível sem o papel do Partido e seus dirigentes provinciais e municipais sob a direção de Carmita como a chamamos todo cariñosamente.— como todos a chamamos carinhosamente —, a primeira-secretária, uma mulher pinarenha cem por cento, povo trabalhador manual e intelectual desta província. Posso falar de sua atividade porque quase me comunicava diariamente com ela, sobretudo na última e decisiva etapa da batalha, quando dirigia as forças políticas e sociais de sua província, especialmente ao povo de Pinar del Rio, com o apoio das organizações de massas e com a cooperação de todas as estruturas do governo provincial e do nacional.

Muitas vezes me pergunto como pôde fazer-se o que se fez. Carmita não administrava; dirigia e coordenava, solicitava informação, examinava com profundidade cada detalhe, comunicava a nível nacional os dados, a situação, os avanços e os problemas, suas análises e pontos de vista; cumpria disciplinadamente as orientações recebidas, traçava a estratégia provincial correspondente, confiava na vitória e transmitia sua segurança e otimismo ao resto dos companheiros. Seu estilo e métodos de trabalho serviram de exemplo ao resto dos dirigentes. Pudemos constatar a eficácia da Revolução na experiência na direção política dos dirigentes em plena ação.

Recordaram-me os dias gloriosos das batalhas realizadas dentro e fora da pátria: antigamente por nossos heróicos mambises; ontem na luta contra a tirania batistiana; hoje contra os covardes ataques do império impotente contra Cuba, num mundo onde os povos negam-se a continuar sendo escravos da colônia, do domínio e do saqueio imperiais.

Aqui junto aos pinarenhos estão hoje líderes nacionais das organizações políticas e de massas, altos representantes do governo nacional e conosco os líderes políticos e de governo de cada uma das províncias do país, ali onde já se desenvolve sobre o terreno a batalha de toda a nação neste momento decisivo de nossa história.

Nossas gloriosas Forças Armadas também participarão desse esforço titânico. Haverá um antes e um depois da revolução energética de Cuba, da qual se poderão tirar lições úteis para nosso povo e para os demais povos do mundo.

PÁTRIA OU MORTE!

VENCEREMOS!


Inclusão: 05/09/2021