A Reunião do G-8

Fidel Castro

29 de maio de 2007


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático.

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.


capa

Para os não informados — eu sou o primeiro —, G-8 significa o grupo de países mais desenvolvidos, incluída a Rússia. A esperada reunião, que começa dentro de 6 dias, tem despertado grandes expectativas, dada à profunda crise política e econômica que ameaça o mundo.

Deixemos que as notícias falem.

A agência alemã de notícias DPA informa que o ministro alemão de Transportes e Urbanismo, Wolfgang Tiefensee, declarou “que os países da União Européia acordaram uma estratégia comum.”

“Os ministros europeus de Urbanismo, reunidos na cidade oriental de Leipzig num conselho informal sob a divisa "Desenvolvimento urbano e coesão territorial", utilizarão uma estratégia comum para a proteção do meio ambiente e a detenção da mudança climática.”

“Por exemplo — advertiu Tiefensee — no sul europeu poderia acontecer um aumento da temperatura de até seis graus no verão, enquanto que nas costas poderiam ocorrer fortes tormentas invernais”.

“A seca que ameaça a Espanha e a escassez de água na Polônia são mais dois exemplos dos desafios perante os que se encontra a União Européia, acrescentou o alemão, ao concluir o conselho."

A AFP, pela sua vez, comunica que

“o ministro alemão do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, considerou “muito difícil” que na próxima cúpula do G-8 se consiga sucesso sobre o problema do aquecimento climático em virtude da oposição dos Estados Unidos.”

“A Alemanha será o país anfitrião da cúpula que realizarão de 6 a 8 de junho, em Heiligendamm, os oito países mais industrializados do mundo.”

“Embora nos Estados Unidos sejam muitos os que desejam outro tipo de política sobre o aquecimento climático, ‘infelizmente, o governo de Washington impede’ materializar esta postura, segundo o ministro social-demócrata alemão”.

“A chanceler alemã, Ângela Merkel, lançará um ‘sinal forte’ sobre a necessidade de atuar urgentemente neste assunto; a administração estadunidense multiplica os seus sinais de oposição.”

A agência inglesa Reuters comunica:

“Os Estados Unidos rejeitaram a proposta alemã para conseguirem que o Grupo dos Oito acorde restrições mais duras para as emissões de carbono que produzem o aquecimento global, segundo uma minuta do comunicado que será apresentado na reunião.

“Os Estados Unidos ainda têm sérias e fundamentadas preocupações sobre esta minuta de declaração, à qual Reuters teve acesso.”

“O tratamento da mudança climática é totalmente contra a nossa posição e cruza múltiplas “linhas vermelhas” em termos com os que simplesmente discordamos, disseram os negociadores estadunidenses.

“Este documento é chamado de FINAL, mas nunca concordamos com nada da linguagem climática utilizada no texto”, acrescentaram.

“A Alemanha quer um acordo visando conter o aumento das temperaturas,  diminuir as emissões globais em 50 por cento em relação aos níveis de 1990 para o ano 2050 e incrementar a eficiência energética em 20 por cento até o ano 2020.

“Washington rejeita todos esses objetivos.”

Enquanto Blair declara que ele persuadirá o seu amigo George, o único certo é que acrescentou mais outro submarino aos três que são construídos atualmente na Grã Bretanha, com o que a despesa em armas sofisticadas incrementa-se em outros 2,5 bilhões de dólares. Talvez, uma pessoa com um dos novos programas de computação de Bill Gates poderia calcular os recursos que em gastos bélicos privam à humanidade de educação, saúde e cultura.

George deve dizer o que na verdade pensa na reunião do G-8, incluído o tema dos perigos que ameaçam a paz e a alimentação dos seres humanos. Alguém deve perguntar-lhe. Que não tente fugir assessorado pelo seu amigo Blair.


logo
Inclusão: 27/11/2019