Resposta à mensagem da Juventude Cubana

Fidel Castro

23 de junho de 2007


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo


capa

Caros companheiros:

Li com emoção a mensagem. Nenhum de vocês tinha nascido quando a Revolução triunfou. As idéias tão belamente exprimidas nele brotaram desde o sulco mais profundo da história. As suas raízes baseiam-se em cada ato de sacrifício e coragem de um povo admirável, que soube encarar todas as dificuldades. Inserem-se também no exemplo e nos valores criados por outros povos.

Para que serve a vida sem idéias? Martí disse: “Trincheiras de idéias valem mais do que trincheiras de pedra”. Acaso as idéias nascem com um homem? Acaso morrem com ele? Surgiram ao longo da vida da espécie humana. Durarão o que dure a nossa espécie. Nunca antes ela esteve tão ameaçada pela combinação do subdesenvolvimento político da sociedade e as criações da tecnologia, que parecem não ter limites e vão-se além de toda racionalidade na sua capacidade de autodestruição. Guerras de extermínio, mudanças climáticas, fome, sede, desigualdades, nos rodeiam por todas as partes.

O ser humano precisa aferrar-se a uma esperança, buscar na própria ciência uma oportunidade de sobrevivência, e é justo procurá-la e oferecê-la a este ser humano. Nesse futuro não teriam espaço possível as horríveis injustiças que o sistema capitalista desenvolvido oferece hoje junto a uma tirania mundial.

“Ser ou não ser” – creio que disse Shakespeare em um de seus dramas. Essa é a alternativa dos jovens. Qualquer outra coisa seria viver no mais idílico dos mundos algumas dezenas de anos que na história do tempo seriam apenas alguns segundos.

Se os jovens falharem, tudo falhará. É a minha mais profunda convicção que a juventude cubana lutará por impedi-lo. Eu acredito em vocês.

Fidel Castro Ruz
23 de junho de 2007
12h30


Inclusão: 05/09/2021