O império e a ilha independente
(Quarta parte)

Fidel Castro

17 de agosto de 2007


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo


A Base Naval de Guantánamo desde a desaparição formal da Emenda Platt até o Triunfo da Revolução.

capa

Após a assinatura do Tratado de Relações de 1934, o território da “estação naval” foi fortificando-se e acondicionando-se aos poucos, até que na primavera de 1941, a Base ficou estabelecida como estação naval de operações sob a seguinte estrutura: estação naval, estação naval aérea e base do corpo de fuzileiros navais e de armazéns.

Em 6 de junho de 1934 o Senado dos Estados Unidos tinha aprovado uma lei através da qual a Secretaria da Marinha era autorizada a subscrever um contrato a longo prazo com uma empresa que se comprometia a fornecer adequadamente de água a Base Naval em Guantánamo, mas anteriormente existiam planos norte-americanos para a construção de um aqueduto que lhe fornecesse água vinda do rio Yateras.

A expansão continuou, e em 1943 foram construídas outras facilidades através de contratação com a empresa “Frederick Snare Co.” a qual contratou aproximadamente 9 mil operários civis, muitos deles cubanos.

Outro ano de desmedido trabalho de ampliação das instalações militares e civis da Base foi 1951. Em 1952, o Secretário de Marinha dos Estados Unidos decidiu mudar-lhe o nome de “U.S. Naval Operating  Base” pelo de “U.S. Naval Base”, e nessa altura já possuia uma estrutura que incluía o Centro de Treino.

A Constituição de 1940, a luta revolucionária e a Base Naval em Guantánamo, até dezembro de 1958

O período decorrido do fim de 1937 até 1940 caracterizou-se, desde o ponto de vista político, pela adoção de medidas que permitiram a convocatória às eleições para a Assembléia Constituinte e sua realização. A razão pela qual Batista acedeu a estas medidas democratizadoras foi seu interesse em poder estabelecer fórmulas que lhe permitissem continuar sendo o centro das decisões políticas, garantindo desta maneira a continuidade de seu poder no novo ordenamento surgido sob as fórmulas instrumentadas por ele. Nos inícios de 1930 foi feito público o acordo de Batista e Grau de realizar uma Assembléia Constituinte. A Convenção Constituinte foi inaugurada em 9 de fevereiro de 1940 e terminou seus trabalhos em 8 de junho desse próprio ano.

A Constituição foi firmada em 1 de julho de 1940 e promulgada no dia 5 desse mês. A nova Lei de Leis estabeleceu que “o território da República é integrado pela Ilha de Cuba, a Ilha de Pinos e outras ilhas e ilhotas adjacentes que juntamente com elas estiveram sob a soberania da Espanha até a ratificação do Tratado de Paris em 10 de dezembro de 1898. A República de Cuba não concertará nem ratificará pactos ou tratados que em forma alguma limitem o menoscabem a soberania nacional ou a integridade do território”.

A oligarquia esforçou-se por impedir a materialização dos postulados mais avançados dessa Constituição ou pelo menos conseguir restringir ao máximo sua aplicação.


logo
Inclusão: 03/09/2021