Carta para Hugo Chávez

Fidel Castro Ruz

18 de julho de 2012


Fonte: Fidel Castro Soldado de las Ideas - http://www.fidelcastro.cu/pt-pt/inicio

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa

Caro Hugo eu lhe ouvi hoje de tarde quando falaste em Guárico, surpresa total, pensei que o farias em Varinas, boa táctica, o fator surpresa desconcerta à aliança, nada depreciável de ianques e oligarcas em Venezuela.

Assim soube, por esta via que nos próximos dez dias você completara 58 anos. Eu tinha duvidas sobre o número exato que somarias nessa data, acreditava que tal vez era 59, de todo jeito esse dia não vou te parabenizar por teu 58 aniversario já que agora mesmo o estou fazendo com o invariável e sincero afeto de sempre.

Eu acho que já eu era velho quando fiz algumas coisas que muitas pessoas lhe atribuíam simplesmente a minha juventude. Em verdade é vergonhoso que eu tivesse perdido tanto tempo assim ao concluir o bacharelado ao qual lhe foi acrescentado mais um ano ate somar 12, já eu tinha completado 19 e não tinha nem sequer noções da disciplina e da experiência militar. Você, no entanto se formou como oficial da Academia Militar.

Ainda bem que os medíocres políticos burgueses da Venezuela aceitaram que um cidadão a pesar de sua condição social e origem étnico, podia se tornar em guardião da ordem oligárquica, acreditavam que o dinheiro, as honras e o interesse pessoal prevaleceriam na instituição militar de um país latino americano.

Durante quase 200 anos congelaram seus sonos de Libertador a qual nesta vez voltaram a ter vigência plena apenas após 210 anos, e quando já o mais poderoso império era dono do mundo.

Eu tinha vinte e seis anos quando aconteceu o golpe militar pro-ianque de Batista, baseado apenas de ideias consumi um ano, quatro meses e 16 dias em organizar, treinar e armar aos jovens patriotas que atacaram os quartéis de Santiago de Cuba e Bayamo.

Quando você tinha a mesma idade do que eu, você já tinha um nível de conhecimento militares e políticos sobre tudo os decorrentes das ideias de Miranda, Bolívar e toda uma geração de patriotas que escreveram uma das mais brilhantes histórias do planeta em prol da liberdade e da justiça para os povos oprimidos.

Espanta-me como ainda hoje continuamos aprendendo de eles, sobre tudo porque você representa o povo bolivariano neste instante singular de sua historia. 58 anos não significa nada. Hugo, eu que quase tenho 28 anos mais, vivi uma parte importante dos últimos 100 anos posso dar fé do que significa o tempo nesta época.

O povo venezuelano merece uma honra especial pela sua imensa capacidade de compreender a façanha que junto de você leva a cabo. Não tem nenhuma importância que as minhas mensagens sejam acumuladas, tal vez algum dia elas possam ter algum valor como testemunha desta época singular que ambos os povos. Atrever-me ia dizer o nosso único povo, aquele de Bolívar e de Martí, esta vivendo

Até a Vitória sempre!

Aos 18 dias do mês de Julho do ano 2012.

21:14 pm.


Inclusão: 02/09/2021