Mensagem aos formados do Instituto das Ciências Básicas e Pré-Clínicas "Victoria de Girón" que completaram com honra seu dever

Fidel Castro Ruz

17 de outubro de 2012


Fonte: Fidel Castro Soldado de las Ideas - http://www.fidelcastro.cu/pt-pt/inicio

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa

Aos formados do Instituto das Ciências Básicas e Pré- Clínicas "Victoria de Girón" que completaram com honra seu dever.

Caros compatriotas:

Permitam-me lembrar que há cinco décadas, em presencia dos primeiros estudantes dessa prestigiosa instituição, aqueles de outras carreiras universitárias e os alunos das escolas de enfermagem em ato público, foi aberto esse centro docente em resposta à criminosa ação do vizinho império para se levar como se levou com promessas de vistos e emprego à maioria dos seis mil médicos da qual dispôs o país.

O Instituto das Ciências Básicas e "Pré Clínicas Victoria de Girón" marcou o começo da formação maciça de médicos . Quase ao começo do curso, vieram os azarados dias da Crise de Outubro e a Escola com seus alunos após um breve e intenso treino, se tornou numa forte unidade de fogo antiaéreo.

Nesse espírito nasceu e cresceu a tradição dessa instituição médica que sobre passados os dias mais críticos foi capaz de forjar dezenas de milhares de profissionais e levar ao nosso país aos níveis mais altos a prevenção e saúde.

Muitos de seus formados cumpriram honrosas missões em afastados cantos do mundo e em difíceis condições.

Na maioria dos países Cuba emprestou esses serviços sem nenhum custo. Essa conduta lhe deu a nossa pátria um justo prestigio.

Dou os meus parabéns para todos vocês neste 50 aniversario e sobre tudo aos fundadores do Instituto das Ciências Básicas e Pré-clínicas "Victoria de Giron" os quais merecem parabéns especiais. Eles renderam tributo a aqueles que, há mais de meio século e ao custo de inúmeras vidas, demonstraram ao poderoso império ianque a resposta que vão ter aqueles que tentem escravizar nosso povo. Em menos de 72 horas derrotaram a invasão mercenária organizada, treinada, equipada e escoltada pela sua marinha de guerra ate nossas costas; apenas 6 ou 8 de mais de mil homens puderam fugir.

Desejo-lhes que continuem plantando sucessos na nobre e humana tarefa à qual consagraram suas vidas.

Fraternalmente.

Fidel Castro Ruz

Aos 17 dias do mês de Outubro do ano 2012

13:20


Inclusão: 02/09/2021