Resposta ao leitor de Cubadebate Handy Acosta Cuéllar

Fidel Castro Ruz

22 de outubro de 2012


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático.

Transcrição e HTML: Fernando Araújo.


capa

O Comandante agradece sua mensagem que foi transmitido ontem cedo, por todos nós, e pediu para nos que lhe enviássemos a seguinte carta:

Em efeito, as duas plantas que você tem identificadas são de Moringa e Morera. A primeira delas é originaria da Índia, é o único vegetal que contém todos os tipos de aminoácidos. Sua produção de folhas verdes por hectares com o marco de semeadura e o manejo adequado pode ultrapassar 300 toneladas por hectare em um ano. São-lhe atribuídas dezenas de propriedades medicinais. Seus efeitos no aparelho digestivo são muito bons como todos os vegetais, além de suas elevadas qualidades protéicas, mas não se deve consumir em excesso, mais de 30 gramas cada dia, o que vai depender da motilidade intestinal. Há pessoas que aceitam cifras maiores. Eu conheço pessoas que a consumem em quantidades maiores como infusão, em pó com resultados ótimos pelas qualidades sedativas e favoráveis para o descanso. Ainda não temos feito testes com chá de folhas secas, mas penso que elas oferecerão resultados positivos.

A literatura internacional tem publicado muito sobre essa planta. No nosso país fornecem-lhes amostras de sementes de diversos tipos aos institutos de investigação agrícola. Muito rápido nos conheceremos mais sobre as suas potencialidades. No meu ponto de vista, seu maior benefício para a população consiste nas suas qualidades para o consumo animal, para a produção de carne, leite, ovos, ate mesmo a cultura de peixes.

A Morera vai complementar esta importante qualidade da Moringa. Como já você com certeza sabe , ela tem sido a base para a produção da seda através de um processo biológico que os chineses desenvolveram durante milhares de anos através dos vermes de seda , As variedades principais dos quais nos dispomos são decorrentes de esse pais, embora na atualidade em diversas partes do mundo tem-se desenvolvido diversos tipos, algumas das quais as conseguimos em datas recentes. Mesmo na Espanha cultiva-se de maneira limitada essa planta. Sue limite nas regiões frias e conseqüentes da temperatura e a baixa luminosidade que travam vários meses no ano. No nosso clima a planta cresce o ano todo. Vários países dedicam-na à produção do leite de cabra cujos preços por vezes atingem o duplo preço do que o leite de vaca para as pessoas alérgicas à mesma.

Em Cuba existiam algumas plantas de Moringa que os colonialistas ingleses levaram da Índia para o leste da África e de lá para o Caribe inglês e para América Central, possivelmente através de Belize, onde o estimulo dos altos preços que os yankees pagaram aos primeiros agricultores fomentou seu desenvolvimento por um breve tempo e após não acharam mercado nenhum nem dentro nem fora do país. A maneira de distribuição da terra e a falta de escolas e instrução impediram seu desenvolvimento. Nisso, infelizmente, os povos do chamado Terceiro Mundo têm ficado adiados.

No Brasil, os centros de investigação têm promovido a cultura dessa planta, e seu clima é ótimo para o desenvolvimento agrícola.
Aproveito seu interesse para lhe falar sobre outros temas:

América Latina e o Caribe, no seu conjunto possuem terras, agua e recursos energéticos sem necessidade de promover a produção de Gás de esquisto através da fratura hidráulica como faz os Estados Unidos com riscos provados para a própria saúde dos cidadãos desse país, como tem começado divulgar algumas mídias serias.

Gostar-nos-ia que estes discutissem sobre o tema. Um deles falou hoje de manhã sobre o problema, assentindo textualmente: "As pessoas que moram nos Estados Unidos perto dos sítios onde é extraído o gás não convencional mostram um saliente deterioro de sua saúde..".
"A metade das pessoas que participaram no estudo informou que antes da exploração não tinham problemas com a saúde, mas agora sofre de alegria, asma, artrite, câncer, bem como hipertensão e doenças do coração, rins, pulmões e tiroides. 81% das pessoas queixam se do mau cheiro dos compostos químicos que por vezes contem amoníaco, cloro, enxofre e propano, entre outros."

Nos Estados Unidos esse gás é extraído através da fratura hidráulica: "Geralmente o material injetado é água misturada com areia e produtos químicos."

Pela terceira vez nos últimos meses tenho visto a advertência sobre esse perigo.

Ao parecer, muito poucos conhecem que as Nações Unidas são já cientes de que sobre ela calha a responsabilidade de pagar cem mil dólares por cada uma das vitimas da epidemia de cólera a qual provocou a morte de mais de 7 mil pessoas em Haiti, contagiadas pelo contingente militar nepalês que as Nações Unidas introduziu nesse pais, que não sofreu dessa doença durante mais de um século. Após de particularizadas investigações foi confirmado que a cepa é exatamente a mesma a existente em Nepal e a monto a ser pago aos familiares é de cem mil dólares por cada vitima, o qual parece justo, mas ninguém fala, no entanto sobre o monto que deveria ser pago à nação haitiana pelo imenso dano provocado a esse país pobre e subdesenvolvido.

Como você sabe Handy, pode avaliar que o primeiro que eu fiz hoje foi tentar de lhe enviar uma resposta o mais rapidamente possível de meus muitos modestos conhecimentos sobre a Moringa e a Morera.

Agora estão chegando noticias sobre um furacão tropical que aponta diretamente à região oriental da nossa ilha. Na atualidade o país tem muita mais experiência e ultrapassará as dificuldades.

Fraternalmente.

Fidel Castro Ruz
Aos 22 dias do mês de Outubro de 2012,
19:15