Carta a Telesur por seu décimo aniversário

Fidel Castro

22 de julho de 2015


Fonte: Cuba Debate - Contra o Terrorismo Midiático.

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.


capa

Patricia Villegas Marín

Presidenta de Telesur

Estimada Patricia:

Não podia passar por alto o décimo aniversário da fundação de Telesur sem enviar-te esta mensagem.

Sua criação foi uma iniciativa que abraçou o inesquecível Hugo Chávez, ciente da importância para promover a integração latino-americana e oferecer uma informação objetiva e veraz, face ao monopólio das transnacionais da notícia e os desafios vindouros. Profundamente bolivariano, ele quis que as transmissões iniciassem em 24 de julho, dia histórico do natalício do Libertador Simón Bolívar.

Em seu caminho de aprendizagem e experiências, não houve acontecimento político, econômico e social transcendente em que Telesur não tenha estado presente com prontidão, objetividade e veracidade. Do mesmo modo, no canal têm encontrado espaço os homens, mulheres e crianças de diversos grupos sociais, etnias e religiões, os indígenas, os negros, os despossuídos e mais humildes com sua dignidade e inteligência naturais e suas histórias comovedoras e muitas das vezes pungentes.

Confesso-te que sou um telespectador invariável do canal, mediante o qual satisfaço uma grande parte das minhas necessidades informativas. Nosso povo, com avidez e preferência, recebe o sinal ao vivo.

Telesur é uma trincheira de ideias. Os sonhos e a semente plantada por Chávez prosseguirão germinando sob o compromisso que a viu nascer como ponte no processo de integração da América Latina e no fomento da unidade necessária dos nossos povos. Telesur chega, com sua mensagem e forma de expressão, aos sítios mais longínquos do mundo.

Felicito a todos os colaboradores de Telesur pelo esforço e os resultados em tão curto tempo, e a ti, em particular, por tua brilhante direção.

Fraternalmente,
Fidel Castro Ruz


logo
Inclusão: 26/11/2019