MIA - Secção em Português
Enrique Cirules
foto Beria
1938-2016

 

Enrique Cirules, jornalista, professor e ensaísta nasceu em 1938 em Camaguey, Cuba. Durante vários anos foi professor de História e Espanhol na Facultad Obrero Campesina Jesús Menéndez de Nuevitas, adjunta à Universidad Central de Las Villas. Estudioso da cultura cubana dos séculos XIX e XX. Foi director da Revista Revolución y Cultura (1971-1975) e membro do Conselho de Redação do Tablóide Literário El Caimán Barbudo. Faleceu em 18 de dezembro de 2016.

Enrique Cirules é considerado, por sua reconhecida obra, entre os mais significativos escritores cubanos contemporâneos. De enorme transcendência resultam suas investigações sobre a máfia em Cuba, dadas a conhecer nos libros El imperio de La Habana – Premio Casa de las Américas y Premio de la Crítica Literaria — e La vida secreta de Meyer Lansky en La Habana. A vida e obra do escritor estadounidense Ernest Hemingway foi, igualmente, tema de suas investigações, que aparecersm em seus livros Hemingway en la cayería de Romano e Hemingway, ese desconocido, menção no Premio Casa de las Américas.

Fonte: Cuba Debate e EcuRed

 

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1993 O Império de Havana
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 26/01/2017