Do Partido Comunista Francês
Ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil

9 de Agosto de 1954


Fonte: Problemas Revista Mensal de Cultura Política, nº 64, dezembro 1954 a fevereiro de 1955.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, novembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.


Caros Camaradas:

O Comitê Central do Partido Comunista Francês exprime seus calorosos sentimentos de fraternidade ao IV Congresso do Partido Comunista do Brasil.

Os comunistas e o povo da França acompanham com admiração a luta corajosa de vosso Partido, que nas difíceis condições da clandestinidade organiza a ação de todo o povo brasileiro contra o governo de latifundiários e grandes capitalistas, governo de preparação para a guerra e de traição nacional.

Na Europa, onde multiplica esforços para impor o renascimento do imperialismo alemão, assim como na América Latina, onde tenta estabelecer uma dominação colonial completa, o imperialismo ianque é o inimigo comum que põe gravemente em perigo a causa da paz e da independência de nossas pátrias.

Na luta comum contra os governantes de Washington, que pretendem reduzir nossos dois povos ao papel de mercenários dos exércitos imperialistas, cada vez mais se estreitam os laços de solidariedade entre os trabalhadores franceses e brasileiros.

Colocando-se resolutamente à frente dos operários, dos camponeses e do conjunto das massas laboriosas da população brasileira, terrivelmente exploradas pelos grandes proprietários de terra e os grandes capitalistas que sacrificam os interesses da pátria para marcharem de mãos dadas com os imperialistas norte-americanos, o Partido Comunista do Brasil luta por um governo de independência nacional e de paz, um governo que seja capaz de assegurar ao vosso belo pais uma vida florescente, livre e feliz.

Estamos persuadidos que após os trabalhos de vosso Congresso, que tem uma significação histórica para vosso Partido, marchareis com êxito para a frente, sob a gloriosa bandeira de Marx-Engels-Lênin-Stálin, seguindo o caminho da união das forças populares do Brasil contra o complô dos imperialistas, pela salvação do povo brasileiro, pela consolidação das forças da paz no mundo inteiro.

Viva o campo do socialismo e da paz, com a grande União Soviética à frente!

Viva a solidariedade internacional da classe operária!

Viva o Partido Comunista do Brasil e seu prestigioso dirigente, o camarada Luiz Carlos Prestes!

Pelo Comitê Central do Partido Comunista Francês

Jacques Duclos


logotipo problemas
Inclusão 12/11/2006
Última alteração 25/02/2015