Exploração Capitalista

Marta Harnecker e Gabriela Uribe


CONCLUSÃO


capa

Vimos através de uma longa explicação, como funciona o sistema capitalista. Só agora podemos responder às nossas perguntas iniciais:

Como se explica a riqueza dos capitalistas?

Como se explica a pobreza em que vivem os trabalhadores?

As riquezas dos capitalistas provêm da exploração da classe operária.

A existência de ricos e pobres é sempre o resultado da exploração, do facto de um pequeno grupo, por ser proprietário dos meios de produção, se apoderar do trabalho da grande maioria que os não possui.

No sistema capitalista, como uma classe, a classe capitalista, possui todos os meios de produção, e a classe operária não possui nenhuns, esta vê-se obrigada a trabalhar para a classe capitalista.

Esta situação permite ao capitalista explorar o operário, pagando-lhe um salário cujo valor é muito menor do que o que o operário produz durante o seu dia de trabalho. Esse valor produzido pelo operário e não pago pelo capitalista é o que denominamos MAIS-VALIA.

O conceito de mais-valia é, portanto, a chave que nos permite compreender a exploração dos trabalhadores em sistema capitalista e as diferentes formas que ela pode adoptar neste sistema.

No entanto o exame do sistema capitalista, ao permitir-nos compreender as verdadeiras causas da exploração capitalista, permitiu-nos, por sua vez, compreender que estas são o resultado de um determinado sistema de produção e que, portanto, a exploração não é nem eterna nem necessária a todo o regime de produção social.

O conhecimento científico da origem da exploração no sistema capitalista, aponta os mecanismos que é necessário eliminar, para suprimir para sempre essa exploração.

Enquanto a classe operária não possuiu um conhecimento científico da origem da sua situação de explorada, reagiu de uma forma anárquica e espontânea; lançou-se contra as máquinas, porque julgou que destruindo-as destruiria a causa da sua exploração; lutou por melhores salários, acreditando que isso bastaria para suprimir os seus males.

Quando guiados pela grande obra de Karl Marx, O Capital, a classe operária conheceu de forma científica a origem da sua exploração, a sua luta deixou de estar centrada apenas nas reivindicações económicas. Desde então dirige a luta fundamentalmente para a destruição do sistema capitalista, para poder implantar um sistema social em que não exista exploração do homem pelo homem: o sistema socialista.

O fim da exploração e a passagem ao socialismo, através da destruição da propriedade privada dos meios de produção e a sua substituição pela propriedade social, é um processo histórico que se desenrola sob diversas formas, de acordo com as condições específicas de cada país.


Inclusão: 17/06/2020