MIA - Secção em Português
Marta Harnecker
foto
1937-2019

 

Referência em pesquisas sobre a esquerda marxista, ela participou ativamente do governo de Salvador Allende, entre 1970 e 1973, colaborou durante décadas com movimentos populares no continente, e atuou como conselheira de Hugo Chávez, então presidente da Venezuela, entre 2002 e 2006. Harnecker é conhecida por seus mais de 80 livros publicados, alguns deles se tornaram manuais de formação política, desde os anos 1970, para o trabalho de base na América Latina e no mundo. Psicóloga, ela aprofundou sua formação no marxismo durante os anos que viveu em Paris, na década de 60, sob a orientação de Louis Althusser. Naquela época, registrou seus primeiros escritos teóricos marxistas, que foram reunidos em “Os conceitos elementares do materialismo histórico”, livro publicado em dezenas de países.

Casou-se com um dos líderes da Revolução Cubana (Manuel Piñeiro, o Barba Roja, falecido em 1998 ). A partir de 1974, transferiu-se para Havana, onde foi diretora do Centro de Recuperação e Difusão da Memória Histórica do Movimento Popular Latino-americano.

Suas obras completas (em Espanhol) estão disponíveis em:

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=87882

http://www.archivochile.com/Ideas_Autores/html/harnecker_m.html#Sobre_el_Autor

Fontes: Wikipédia e Brasil de Fato

 

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1990 - Nov Os Desafios da Mulher Dirigente
2000 A Esquerda no Limiar do Século XXI texto em Galego
2002 - Jun Introdução ao livro "Um Homem um Povo"
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Inclusão 17/06/2019
Última atualização 19/06/2019