Explorados e Exploradores

Marta Harnecker e Gabriela Uribe

1976


Primeira Edição: 1976

Fonte: Iniciativas Editoriais

Tradução e adaptação: Maria José

Transcrição: Beatriz Rama

HTML: Fernando Araújo.


ESQUEMA

Prólogo à Edição Chilena

Nota dos adaptadores

capa

1. O trabalho do homem e as riquezas naturais

Sem o trabalho do homem as riquezas naturais não servem de nada. Então porque é que são os trabalhadores que estão em piores condições dentro da sociedade?

2. O processo de produção: força de trabalho e meios de produção

Alguns elementos teóricos para poder responder: definição de matéria-prima, instrumentos de produção, meios de produção, bens de consumo, força de trabalho. O trabalho de coordenação e controle na grande indústria moderna.

3. A propriedade privada dos meios de produção, origem de toda a exploração

Exemplos de como a propriedade privada dos meios de produção permite a exploração no capitalismo, no esclavagismo, no sistema servil. A exploração não existiu sempre, tem uma origem histórica, poderá desaparecer.

4. As relações sociais de produção

Todo o processo de produção é um processo histórico que ocorre sob determinadas relações sociais de produção. As relações de explorador-explorado. As relações de cooperação recíproca. As relações sociais de produção: não são relações humanas, não dependem da vontade dos homens.

5. A reprodução das relações sociais de produção; o papel do Estado e da Ideologia

As relações sociais de produção tendem a reproduzir-se. Os proprietários dos meios de produção controlam o Estado e as leis. Controlam também os meios de comunicação de massa e o conteúdo dos programas de ensino. O poder político e ideológico serve-lhes para reproduzir as relações de produção.

6. Modo de produção. Infra-estrutura e superestrutura

A sociedade como modo de produção. As relações sociais como elemento fundamental na organização da sociedade. Os conceitos de infra e superestrutura. O papel determinante da estrutura económica ou infraestrutura.

7. Modo de produção e formação social

A diferença entre a necessidade de compreender a sociedade através de um só tipo de relação de produção, e o estudo de uma sociedade historicamente determinada, em que existem diferentes tipos de relações de produção. O conceito de formação social. O papel da infra e da superestrutura na formação social. Conclusão acerca da luta dos trabalhadores pela supressão da exploração.

RESUMO

QUESTIONÁRIO

BIBLIOGRAFIA


Inclusão: 11/05/2020