Explorados e Exploradores

Marta Harnecker e Gabriela Uribe


1. O trabalho do homem e as riquezas naturais


capa

Ao contrário do que sempre nos disseram para tentar justificar a miséria em que vive o povo Português, Portugal não é um país pobre.

Os nossos rios representam uma grande fonte de energia eléctrica. No nosso subsolo existem grandes quantidades de vários minérios. A nossa extensa costa encerra uma grande riqueza de peixe.

Mas estas riquezas naturais de nada servem sem o trabalho do homem.

desenho

Sem o trabalho dos mineiros as pirites, o urânio e outras riquezas minerais ficariam para sempre enterradas. Sem o trabalho de muitos homens as águas dos nossos rios perder-se-iam no mar sem serem aproveitadas para iluminar as cidades e fazer andar as fábricas. Sem o trabalho dos pescadores o mar não entregaria os seus peixes. Sem o trabalho dos camponeses, a terra não entregaria os seus frutos.

É portanto o trabalho do homem que permite arrancar à natureza as suas riquezas. Mas a que mãos é que vão parar as riquezas? Vão parar às mãos dos trabalhadores?

Não. Todos sabemos que a esmagadora maioria da riqueza criada pelos trabalhadores vai parar às mãos dos capitalistas. Uma pequena minoria da população recebe a esmagadora maioria do rendimento criado pelos trabalhadores, que ficam com as migalhas. Enquanto os trabalhadores têm que viajar pendurados nos autocarros, os seus patrões têm dois ou três carros. Enquanto muitos trabalhadores não têm um sítio onde viver condignamente, os seus patrões têm duas ou três casas em diferentes lugares do país. Enquanto uma grande parte dos trabalhadores só têm um fato decente, quando o têm, os seus patrões têm os guarda-fatos cheios de fatos. Enquanto os filhos dos trabalhadores se alimentam mal e muitas vezes prejudicam a sua saúde e a sua inteligência com isso, os filhos dos patrões deixam pratos cheios de comida que vai para o lixo, porque já estão fartos de comer.

Porque é que um punhado de capitalistas acumula tanta riqueza, enquanto a maioria do povo tem apenas o indispensável para sobreviver?

Porque razão foram eles e não os trabalhadores que acumularam riqueza, quando foram estes últimos que extraíram as riquezas da natureza e, com o seu trabalho, produziram novas riquezas?

Para podermos responder a estas perguntas devemos deter-nos por momentos na análise do processo de produção, isto é, devemos analisar quais são os elementos que tornam possível a transformação da natureza em produtos úteis aos homens.


Inclusão: 11/05/2020