A Ciência da Logica

Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Livro um: A doutrina do ser
Terceira seção: A Medida
Capítulo 2 - A medida real


A medida determina-se a uma relação de medidas, que compõem a qualidade de algo independente distinto - mais comumente: coisas. As relações de medida que acabamos de considerar pertencem a qualidades abstratas, como espaço e tempo. Entre aqueles a serem considerados no precedente estão o peso específico, e as propriedades químicas são os exemplos que são determinações das existências materiais. Espaço e tempo também são momentos de tais dimensões, mas agora, subordinados a outras determinações, eles não mais se relacionam entre si de acordo com sua própria definição. No som, por exemplo, é o tempo que ocorrem várias vibrações, o espaço do comprimento, espessura do corpo vibrante se acham sob os momentos da determinação; mas as magnitudes desses momentos ideais são externamente determinadas, elas não se mostram “mais em uma relação recíproca de potências, mas em uma ordinária relação diretas, e a relação harmônica se reduz à simplicidade muito externa dos números, cujas relações são mais facilmente compreendidas e, portanto, pertence à gratificação, que cai inteiramente na sensação, uma vez que nenhuma ideia, fantasia, pensamento” e coisas do gênero estão se cumprindo para o espírito. Dado que os termos, que agora compõem a relação da medida de proporção, são elas próprias medidas, mas ao mesmo tempo reais, suas medidas são, em primeiro lugar, dimensões imediatas e, como tais, relações diretas. É o relacionamento de tais relações entre si, que agora deve ser considerado na sua posterior determinação.

A medida, como agora é real, é

em primeiro lugar, uma medida independente de uma corporalidade que se relaciona com os outros e especifica o mesmo, bem como a materialidade independente nesse comportamento. Esta especificação, como referem uma ligação externa para muitos outros em tudo, são os que trazem adiante outras condições, para que outros na extensão e a independência específico não permanecer em um feitas relações diretas, mas vai para determinação específica que uma série de medidas que é longa.

Em segundo lugar , as relações diretas resultantes são em si mesmas definidas e exclusivas (afinidades eletivas); mas por sua diferença um do outro, ao mesmo tempo apenas quantitativamente, como uma continuação de condições está presente que às vezes é meramente exterior quantitativamente, mas é interrompido por condições qualitativas e uma linha nodal de formas específicas em si.

Em terceiro lugar, mas ocorre nesta desenrolar da ação de auto-indulgência em tudo e determinado o infinito da medida na qual o independências um mutuamente exclusivas outro e são passados para si a auto-empregados em relação negativa.

A. A relação ou razão das medidas independentes

As medidas não são mais chamadas apenas de imediatas, mas independentes, na medida em que elas próprias se tornam relações de medidas que são especificadas, e assim, nesse ser-para-si são algo físico, e inicialmente coisas materiais. Mas o todo, que é uma relação de tais medidas, é no entanto

  1. primeiro, antes de tudo imediato ele mesmo; assim, são os dois lados, os quais são determinados como tais medições independentes, para além uns dos outros para coisas particulares que se acham postas externamente em conexão definido;
  2. as materialidades independentes são, no entanto, o que são qualitativamente, apenas pela determinação quantitativa que têm como medidas, portanto, por si mesmas, relação quantitativa com outras, em oposição a diferentes (afinidade) e, de fato, como membros de uma série desse comportamento quantitativo, determinado;
  3. esse comportamento múltiplo indiferente termina ao mesmo tempo como o ser-para-si excludente — a chamada afinidade eletiva.
a) Vinculação de duas medidas

Algo se acha determinado em si como relação de medida de quantos, para os quais outras qualidades vêm, e o algo é a relação dessas qualidades. Uma é um ser-dentro-de-si, de acordo com o qual é um ser-existente-para-si - material (intensamente tomado, o peso, ou extensivamente, o conjunto , mas de partes materiais); o outro é a externalidade deste ser-dentro-de-si (o abstrato, o ideal, o espaço). Essas qualidades são quantitativamente determinadas, e sua relação entre si constitui a natureza qualitativa do material - a relação entre peso e volume, a certa gravidade específica. O volume, o ideal, deve ser assumido como unidade, mas a intensidade, que aparece na definição quantitativa e em comparação com aquela como uma quantidade extensa, quantidade de unidade auto-evidente, como o número. O comportamento qualitativo puro dos dois determinantes de grandeza de acordo com uma relação de poder desapareceu no fato de que o imediatismo retornou na independência do ser-para-si (ser material).

Este expoente é o quanto específico do algo, mas é quanto imediato, e este, juntamente com a natureza específica de tal algo, é determinado apenas em comparação com outros expoentes de tais relações. Ele faz o específico ser-determinado-em-si, a medida particular interna de alguma coisa; mas, como essa medida é baseada em quanto, também é apenas uma determinação externa e indiferente, e esse algo, independentemente da medida interna, é mutável. O outro, ao qual ele pode agir como uma variável, não uma multidão de matéria, um quanto em geral - aqui frente a este mantém o seu específico ser-determinado-em-si - mas uma quantidade, que também é apenas expoente uma relação tão específica. Há duas coisas de diferentes dimensões internas que são relacionadas e entram em combinação - como dois metais de peso específico diferente; mas não interessa considerar qual é a similaridade de sua natureza - que não é, por exemplo, um metal do qual haja qualquer conexão com a água - caso contrário, a possibilidade de tal conexão é necessária, não pertence aqui para olhar. — Por um lado, agora cada uma das duas medidas obtidas na mudança que estava para vir para o mesmo através da exterioridade do quanto, porque é uma medida, por outro lado, isso certamente segurando é em si uma atitude negativa a este quanto da mesma especificação e porque o mesmo expoente da taxa de medição é uma mudança da medida em si e que uma especificação mútua.

Segundo a determinação simplesmente quantitativa, a combinação seria uma simples soma das duas magnitudes de uma e duas da outra qualidade, por exemplo, a soma dos dois pesos e dos dois volumes na combinação de duas matérias de peso específica diferente, de modo que não apenas o peso da Mistura igual a essa soma permaneceria, mas também o espaço ocupado por ela, igual à soma desses espaços. Apenas o peso sozinho é a soma dos pesos que existiam antes da conexão; acrescenta-se o lado que se tornou que o peso de algo existente permanente e de imediato Quanto duradoura, - o peso da questão, ou, o que é verdade para a mesma após a consideração da determinação quantitativa, a quantidade de peças de material. Mas nos expoentes a mudança desce em que eles são a expressão da determinação qualitativa, o para-si como proporções que, por, como tal, o, a mudança exterior acidental por adição, o qual é resumido sofre o Quanto, ao mesmo tempo como negando contra esta externalidade prova. Esta determinação imanente do quantitativo, como não pode aparecer no peso, como mostrado, revela-se da outra qualidade, qual é o lado ideal do relacionamento. Pode ser surpreendente para a percepção sensorial que, após a mistura de dois assuntos especificamente diferentes, haja uma mudança - geralmente uma diminuição - do volume somado; o espaço em si constitui a existência do assunto de saída. Mas essa existência contra a negatividade, que contém o ser-para-si em si, não é algo que existe em si mesmo, a variável. Desta forma, o espaço é definido como o ideal para o que realmente é. Mas essa existência contra a negatividade, que contém o ser-para-si em si, não é algo que existe em si mesmo, a variável; Desta forma, o espaço é definido como o ideal para o que realmente é. Mas essa existência contra a negatividade, que contém o ser-para-si em si, não é algo que existe em si mesmo, a variável; Desta forma, o espaço é definido como o ideal para o que realmente é.

No entanto, com isso não está posto como variável somente um dos aspectos qualitativos, mas a medida em si e, portanto, fundada na determinação qualitativa de algo fundado nela, tem demonstrado não ser em si mesmo algo constante, mas ter, como o Quanto, em geral, a sua determinação em outras relações de medidas.

b. A medida como uma série de relações ou razões

1. Se algo que se unifica com outro, e da mesma forma este outro, fosse determinado apenas pela simples qualidade, [os dois] somente se superariam nesta unificação. Mas algo que é em si a relação de medida, é independente, mas ao mesmo tempo compatível com um [outro] precisamente tal [qual é o mesmo]; estando superado nesta unidade, mantém-se através de sua existência quantitativa indiferente e ao mesmo tempo se comporta como o momento especificador de uma nova relação de medida. Sua qualidade é envolta no quantitativo; assim, é tão indiferente à outra medida que continua na mesma e na medida recém-formada; o expoente da nova medida é, em si, apenas uma simples determinação externa, um quanto, e apresenta-se como indiferença, na medida em que o algo especificamente determinado entra na mesma igualdade com outras medidas também iguais das relações mútuas; formada por ele e por um outro.

2. Esta combinação com vários [termos], que são também medidas em si, dá relações diferentes, isto é, eles têm diferentes expoentes. O independente tem o expoente de sua autodeterminação somente em comparação com os outros; porém a neutralidade com os outros, no entanto, faz sua comparação real com eles; é a sua relação com eles por si mesmos Os expoentes dessas relações, porém, são diferentes, e o independente apresenta por isso seus expoentes qualitativos, como série destes quantos diferentes, para os quais ele é a unidade – isto é, como uma série de referências para outros. O expoente qualitativo, como único quanto imediato expressa uma única relação. Verdadeiramente o independente se diferencia mediante a série particular dos expoentes, que ele, ao ser tomado como sendo formas de unidade, forma com outros tais independências semelhantes, enquanto outro distinto que ele se vê levado igualmente à relação com elas e tomado como a unidade, forma outra série. A relação de tais séries em seu interior compõe a qualidade dos independentes.

Na medida em que, como tal independente forma com uma série de independentes uma série de expoentes, parece à primeira vista ser diferente desta série em si, com o qual é comparada, irá, assim, ser discriminados que isso faz com que uma totalidade diferente de expoentes com as mesmas partes opostas. Mas desta forma, estes dois independentes não seriam comparáveis na medida em que cada um se considera assim, unidade face seus expoentes e as duas séries resultantes desta relação são outras de modo indeterminado. Os dois, que devem ser comparados como independentes, são inicialmente distinguidos um do outro apenas como quanto; é necessário determinar sua relação com uma unidade comum e existente em si. Esta unidade particular deve ser buscada apenas naquilo onde os termos a serem comparadas têm, como mostrado, a existência específica de sua medida, isto é, na relação que tem entre eles os expoentes das relações das séries. A razão dos expoentes em si, no entanto, é apenas uma unidade nela por si, na verdade definida, uma vez que os membros da série têm o mesmo que uma relação constante entre si; por isso pode ser a sua unidade comuna. Nela, portanto, reside apenas a comparabilidade dos dois independentes, que foram considerados como não neutralizando um ao outro, mas indiferentes uns aos outros. Qualquer coisa fora da comparação é a unidade das relações com os termos opostos, que são os números face essa unidade, representando assim o conjunto de expoentes. Por outro lado, esta série é, inversamente, a unidade para aqueles dois que, comparados um com o outro, são quantos um face o outro; como tal, eles próprios são números diferentes de sua unidade apenas indicada.

Mas aqueles que, além disso, compõem a série de expoentes do comportamento do oposto, ou melhor, muitos em geral, são em si mesmos também independentes, cada um específico de algo específico razão de medida. Eles estão tão longe também para levar cada um como uma unidade de modo que a primeira chamada entre si apenas em relação a ambos, ou um tanto vago vários têm um número de expoentes que expoentes são (a pluralidade indeterminada) o que acabamos de mencionar entre si; bem como o número de comparações que agora são individualmente consideradas independentes entre si também o inverso da série de expoentes para os membros da primeira série. Ambos os lados são desta maneira séries em que cada número, é em primeiro lugar unidade em geral face o seu número oposto ao que tem a sua ser-determinado-por-si como uma série de expoentes; segundo , ele próprio é um dos expoentes de cada membro da série oposta; e terceiro é o número de comparações com os números restantes de suas séries e, como tal, que também é seu expoente, tem sua própria unidade na série oposta.

3. Nesse comportamento, a maneira pela qual o quanto está posto como sendo-para-si, isto é, como grau, volta a ser simples, mas tem determinação de magnitude em um quanto existe fora dele, que é um círculo de quantos. De fato, no entanto, essa externalidade não é meramente um quanto é um círculo de quantos, mas uma série de relações, e a totalidade delas é o que constitui a determinação da medida. Assim como no ser-para-si do quanto, o grau é o caso, a natureza da medida em si transformou-se nessa externalidade de si. Sua relação consigo mesmo é em primeiro lugar uma relação imediata , e com isso sua indiferença para com os outros surge imediatamente apenas no quanto. Seu aspecto qualitativo, portanto, se enquadra nessa externalidade seu comportamento em relação aos outros torna-se o que constitui a determinação específica desse mesmo. Consiste simplesmente assim em forma quantitativa esse comportamento, e desta forma é muito pelo outro, conforme determinado por ele mesmo, e este outro é um número da Quanto e até tal mesmo como uns aos outros. Mas essa relação, em que dois específicos são especificados como algo, para um terceiro, o expoente, implica ainda que um não passou para o outro, isto é, não apenas uma negação, mas ambos estão negativamente inseridos nele; por cada um nele ficar indiferente, sua negação é novamente negada. Esta unidade qualitativa é, portanto, uma unidade auto-exclusiva . Os expoentes, que são, em primeiro lugar, números comparativos, têm apenas a sua especificidade verdadeiramente específica uns contra os outros no momento da exclusão, e sua diferença torna-se, assim, qualitativa ao mesmo tempo. Mas é baseado no quantitativo; o independente se comporta, primeiro, apenas com um múltiplo de seu lado qualitativamente diferente, porque ao mesmo tempo é indiferente a esse comportamento; Em segundo lugar , a relação neutra não é meramente uma mudança através da quantitatividade que ela contém, mas é colocada como uma negação da negação e uma unidade exclusiva. Esse é o relacionamento de um independente por conta própria para o mais do outro lado já não é um relacionamento indiferente, mas uma afinidade eletiva.

c. afinidade eletiva

Aqui, o termo afinidade eletiva tem sido usado, como na neutralidade anterior, parentesco, expressões que se referem à relação química. Pois, na esfera química, a matéria tem essencialmente sua particularidade em relação a outra; existe apenas como essa diferença. Essa relação específica é ainda mais ligada à quantidade e, ao mesmo tempo, não é apenas a relação com um único outro, mas com uma série de tais diferenciais opostos; as ligações com esta série são baseadas em um chamado parentesco com cada membro. Mas, no caso dessa indiferença, ao mesmo tempo, cada um é exclusivo dos outros, relação de determinações opostas ainda deve ser considerada. Não é apenas no campo químico que o específico é representado em um círculo de compostos; até o primeiro tom tem seu significado no comportamento e conexão com o outro e com a série de outros; harmonia ou desarmonia em tal círculo de conexões constitui sua natureza qualitativa, que ao mesmo tempo é baseada em relações quantitativas, que formam uma série de expoentes, e quais são as relações das duas relações específicas que são cada um dos sons conectados em si. O tom único é o tom fundamental de um sistema, mas novamente um único membro no sistema de todos os outros tons fundamentais. As harmonias são afinidades eletivas exclusivas, cuja peculiaridade qualitativa, no entanto, se dissolve novamente na exterioridade do progresso meramente quantitativo. Mas quanto ao princípio de uma medida daquelas afinidades que são (químicas ou musicais ou outras) afinidades eletivas entre e face aos outros, haverá outra observação concernente ao produto químico; mas essa questão superior está intimamente ligada à especificidade da qualitativa real e pertence às partes especiais da ciência natural concreta. Quais afinidades eletivas (químicas ou musicais ou outras) estão entre [e] contra as outras, haverá outra observação concernente à substância química a seguir; mas essa questão mais alta está intimamente ligada à especificidade da qualitativa real e pertence às partes especiais da ciência natural concreta.

Na medida em que o membro de uma série tem a sua unidade qualitativa no seu comportamento para a totalidade de uma fileira oposta, as ligações de um para outro apenas pela quantidade pela qual eles neutralizam com que são diferentes, de modo que a determinação mais específica nesta relação múltipla é também só um quantitativo. Na afinidade eletiva como um relacionamento qualitativo exclusivo, o comportamento assume essa diferença quantitativa. A próxima determinação que se apresenta é aquela de acordo com a diferença da quantidade, como a grandeza extensiva. A grandeza, que se dá entre os elos de um lado para a neutralização de um elo do outro lado, também é dirigida à afinidade eletiva daquele elo com os elos de outra série, com o qual se acha em afinidade. A exclusão como uma base mais firme contra outras possibilidades de conexão, que seria justificada por ela, apareceria transformada em intensidade muito maior. De acordo com a identidade previamente comprovada das formas de magnitude extensiva e intensiva, em que duas formas a determinação da grandeza é uma e a mesma. A transformação da forma unilateral da grandeza extensiva em sua outra, a intensiva, nada muda na natureza da determinação fundamental, que é um e o mesmo quanto; de modo que nenhuma exclusão iria definir este meio, de fato, mas indiferente quer uma conexão ou tão bem uma combinação indefinidamente em vez têm de quantos membros, se apenas as partes que une conselhos sobre eles eram uns com os outros de acordo com a quantidade necessária de acordo com suas condições.

Mas a conexão, que também chamamos de neutralização, não é apenas a forma de intensidade; o expoente é essencialmente determinação dimensional e, portanto, exclusivo; as séries perderam sua continuidade e confluência nesse lado do comportamento excludente; é o mais ou menos que recebe um caráter negativo, e a preferência que um expoente tem face ao outro, não fica na grandeza. Mas há tanto este outro lado, segundo o qual é indiferente a um momento receber o quanto neutralizante de vários momentos opostos a ele, de cada um de acordo com sua especificidade face ao outro; o comportamento negativo, também sofre essa entrada do lado quantitativo. - Fica significando uma transferência de um comportamento indiferente, simplesmente quantitativo em uma qualidade e vice-versa, uma arvore de determinidade específica na totalidade de relação simplesmente externa - uma totalidade de condições que são ora de natureza simplesmente quantitativa, ora serão específicas e medidas.

Observação

As substâncias químicas são os exemplos peculiares de tais medidas, que são momentos de medida que têm apenas o comportamento para outros o que constitui sua determinação. Ácidos e álcalis ou bases em geral aparecem como coisas diretamente determinadas, mas como elementos corporais imperfeitos, como constituintes que na verdade não existem para si mesmos, mas têm apenas esta existência, para suspender sua existência isolada e se conectar com outra. Além disso, a distinção pela qual eles são independentes não está nessa qualidade imediata, mas no modo quantitativo de comportamento. Não se limita à oposição química de ácido e potássio ou base, mas é uma Medida de saturação são especificadas e consistem na especificidade da quantidade de substâncias neutralizantes. Esta determinação da quantidade em relação à saturação constitui a natureza qualitativa de uma substância; isso faz dele o que ele é para si mesmo, e o número que o expressa é essencialmente um dos vários expoentes de uma unidade oposta. - Tal material está relacionado a outro no chamado relacionamento; na medida em que esta relação puramente natureza qualitativa permanecem, assim seria - como a relação entre os pólos magnéticos ou as potências eléctricas - uma determinação, apenas o negativo da outra, e ambas as partes não se observaram ao mesmo tempo indiferente para o outro. Mas como a relação também é quantitativa por natureza, cada uma dessas substâncias é capaz de ter vários para neutralizar, e não se limitar a um oposto. Não é apenas ácido e potássio ou base, mas ácidos e álcalis ou bases um do outro. Em primeiro lugar, eles se caracterizam mutuamente como um ácido, por exemplo, precisa de mais de uma potassa para saturar, do que outra. Mas a auto-suficiência é mostrada pelo fato de que as afinidades se comportam de uma maneira que exclui uma a outra e que uma prefere a outra, na medida em que um ácido com todos os álcalis e vice-versa, pode formar uma conexão. A diferença principal de um ácido contra outro, se eles têm uma relação mais próxima com uma base do que com outra, isto é, uma assim chamada afinidade eletiva.

Nas afinidades químicas dos ácidos e álcalis, foi constatado que, quando duas soluções neutras são misturadas, dando origem a separação e, portanto, dois novos compostos, esses produtos são igualmente neutros. Daqui resulta que as quantidades de duas bases alcalinas necessárias para a saturação de um ácido são necessárias na mesma proporção da saturação de outro; em tudo, se tomado por uma potassa como uma unidade da série de números relativos foi determinado, em que o mesmo saturar os vários ácidos, de modo que esta totalidade é a mesma para qualquer outro álcali, exceto que as várias soluções alcalinas têm de ser tomadas uns contra os outros em diferentes números - números, que mais uma vez, por sua vez, uma totalidade estável semelhante de expoentes para cada um dos confrontantes. Os ácidos se formam relacionando-se com todos os ácidos na mesma proporção que todos os outros. – Fischer(1) foi o primeiro a assinalar a simplicidade destas séries; em suas anotações sobre a tradução do tratado de Berthollet(2) sobre as leis da química, p.232, e Berthollet, Statique chimique I p. 134 e segs. - O conhecimento das proporções das misturas dos elementos químicos, que foi escrito desde que este primeiro escrito para todos os lados, seria, portanto, também uma digressão, uma vez que estas são empíricas, e até certo ponto apenas hipotéticas Extensões dentro das mesmas definições. Mas algumas observações podem ser acrescentadas às categorias que são flertadas, bem como às visões da própria afinidade química e sua relação com o quantitativo, bem como sobre a tentativa de basear-se em certas qualidades físicas.

Como é bem conhecido, Berthollet tem a ideia geral de afinidade eletiva pela noção da eficácia de uma massa química modificada. Esta modificação tem o que é, provavelmente, para distinguir as relações de quantidades das leis de saturação químicas próprias nenhuma influência, mas o momento qualitativa de afinidade exclusivo, como tal, não só está enfraquecido, mas sim levantou. Quando dois ácidos agem sobre um potassa e que é dito de que eles têm a mesma uma maior afinidade do, está presente na quantidade que é capaz de saturar a quantidade de base, a afinidade é levado a cabo depois de o desempenho única esta saturação; o outro ácido permanece completamente inativo e excluído do composto neutro. Por outro lado, segundo aquela concepção da eficácia de uma substância química , cada uma delas é eficaz em uma relação que deriva de sua existente. Quantidade e sua saturação ou a chamada afinidade é composta. Berthollet estudos indicaram as circunstâncias em que a eficácia de massa química é removida e um ácido (mais relacionada), o outro (fraca) conduz para fora e o seu efeito excluído, assim parece estar a trabalhar para os fins de afinidade eletiva. Ele mostrou que circunstâncias sob as quais se realiza esta exclusão, como a força de coesão, insolubilidade dos sais formados em água não são a natureza qualitativa dos agentes, como tais, - circunstâncias que podem ser revertidas novamente por outras circunstâncias, por exemplo, a temperatura, em seus efeitos. Com a remoção desses obstáculos, o composto químico ocorre sem cuidados na eficácia, e que parecia ser a exclusão puramente qualitativa, como afinidade eletiva, parece estar apenas em modificações externas.

Berzelius(3) seria o primeiro a ser ouvido sobre este assunto. Mas o mesmo está em seu livro de química nada peculiar e mais específico sobre o assunto. As visões de Berthollet foram retomadas e repetidas textualmente, apenas equipadas com a metafísica peculiar de uma reflexão acrítica, cujas categorias, portanto, se oferecem apenas para um exame mais detalhado. A teoria vai além da experiência e inventa ideias parcialmente sensíveis, já que elas não são dadas nem mesmo na experiência; em parte, aplica-se a determinações de pensamento e se volta de ambos os modos para o sujeito da crítica lógica. Portanto, queremos isso no próprio livro, III. Bd., I. Abt. (em tradução von Wöhler, p. 82 e ss.) Sobre a teoria apresentada. Ali se lê, que se deve imaginar , de uniforme líquido misturado é cada átomo do corpo dissolvido de um mesmo número de átomos do agente de resolução rodeado; e quando uma multiplicidade de substâncias são dissolvidos em conjunto, de modo que eles têm os espaços entre os átomos do agente de resolução de partilhar entre si , de modo que, a uma mistura uniforme do líquido, tal simetria na posição surge de átomos, que todos os átomos do corpo individual em relação com os átomos dos outros corpos estão em uma posição uniforme ; poder-se-ia, portanto, dizer que a dissolução pela simetria na posição dos átomos e do composto é caracterizada pelas proporções definidas. Isto será explicado por um exemplo dos compostos resultantes de uma dissolução do cloreto de cobre ao qual é adicionado ácido sulfúrico; mas, neste exemplo, não é mostrado, no entanto, que átomos de existir, nem que um número de átomos de átomos de sólidos dissolvidos do líquido cercadas , a átomos livres dos ácidos para a constante associado (com o óxido de cobre), nem que a simetria em a posição e localização nem que existam espaços entre os átomos, muito menos que as substâncias dissolvidas dividem entre si os interstícios dos átomos do meio de dissolução . Isso significaria que os dissolvidos tomam sua posição onde o solvente não é - pois os espaços entre eles são os espaços vazios -, de modo que as substâncias dissolvidas não estão no solvente, mas, embora as envolvam e as envolvam, ou cercado e cercado por ele - fora dele , e certamente não dissolvido por ele. Assim, não se vê que alguém tenha tais ideias devem ser feitas, as quais não são mostradas na experiência, essencialmente se contradizem imediatamente e de outra forma não são substanciadas de qualquer outra forma. Isso poderia só de olhar para essas ideias em si, isto é, pela metafísica, o que a lógica é feito; através deles, no entanto, eles são tão pouco confirmados pela experiência - pelo contrário! Ele acrescenta naturalmente, aduzindo que também os pontos de vista do corpuscular, ou seja, em face das ideias listadas dos átomos - a propósito Berzelius o que foi dito anteriormente também que as sentenças Berthollet foram a teoria das proporções definidas não impedem, admite o preenchimento das lacunas o fluido que se dissolve através dos átomos dos corpos sólidos, etc., não é contrário; mas esta última metafísica sem fundamento nada tem a ver com as proporções da própria saciação.

O específico, o qual é expresso nas leis de saturação, por conseguinte, apenas afeta a quantidade de (não-átomos) de unidades, mesmo quantitativas de um corpo em que o quantitativo – se a unidade (nem um átomo de) de outro corpo neutralizados quimicamente diferentes; a diferença existe apenas nessas diferentes proporções. Se, em seguida, Berzelius, apesar da sua teoria de proporções em todo e apenas a determinação de quantidades é, mas também de afinidade linear fala, por exemplo, p. 86 pela massa química Bertholet do que a soma do grau de afinidade . Explicado a partir da quantidade existente do corpo ativo, onde Berthollet usa o termo capacidade de saturação , ele perde a forma de tamanho intensivo . Mas essa é a forma que a peculiaridade da chamada dinâmica filosofia do espírito, onde ele anteriormente p. 29 (citado acima) chama de "filosofia especulativa certas escolas alemãs" e com o melhor da excelente "corpuscular" rejeita enfaticamente. A partir dessa filosofia dinâmica, ele indica aí que pressupõe que os elementos em sua união química permeiam um ao outro, e a neutralização consiste nessa interpenetração.; Isto não significa outra coisa do que as partículas quimicamente diferentes como quantidade uns contra os outros está na facilidade de intensivo ir em conjunto grande, que se manifesta como uma redução no volume. Por outro lado, na teoria corpuscular, os átomos quimicamente relacionados devem ser conservados nos interespaços, isto é, um fora do outro (justaposição); Grau de afinidade tem em tal comportamento como um único grande extenso, uma perenidade de quantidade sem sentido. Se aqui é afirmado que os fenômenos das proporções definidas para a visão dinâmica vieram inesperadamente, isso seria apenas uma circunstância histórica externa, exceto que os críticos de Berthollet já estavam familiarizados com a série estequiométrica na compilação de Fischer e é citado na primeira edição dessa lógica, que prova a nulidade das categorias nas quais a velha e a reiterada teoria corpuscular se baseiam. Mas Berzelius erroneamente julga que, sob o domínio da "visão dinâmica", as aparências das proporções definidas teriam permanecido "para sempre" desconhecidas, no sentido de que essa visão é incompatível com a definição das proporções. Em todo caso, isso é apenas determinado em tamanho, seja em forma extensiva ou intensiva, de modo que até mesmo Berzelius, tanto quanto ele está ligado à forma anterior, à multidão, ele mesmo usa a ideia de afinidades.

Na medida em que a afinidade é reduzida à diferença quantitativa, ela é abolida como afinidade eletiva; o negativo , mas que ocorre ao mesmo é devolvido às circunstâncias de disposições, que aparecem como parte da relação externa, sobre a coesão, etc., insolubilidade das conexões estabelecidas. Ele pode com esta ideia, em parte, o método em consideração o efeito a gravidade ser comparado, em que o que em si mesmo pertence à gravidade de si, que o transporte em movimento passa através dele necessário para descansar-se apenas com o mesmo tempo existente circunstância da resistência externa do ar do fio e assim por diante. preso e o atrito só em vez do peso é atribuído. Aqui, pela natureza do Qualitativo , que está em afinidade eletiva, não faz diferença se o mesmo aparece e é concebido na forma dessas circunstâncias como suas condições. Começa com a qualitativa como uma nova ordem cuja especificação não é mais apenas uma diferença quantitativa.

Se, então, a diferença de afinidade química em uma série de relações quantitativas se estabelece exatamente contra a afinidade eletiva como diferença qualitativa, cujo comportamento não coincide com essa ordem, essa diferença é novamente lançada em completa confusão pela espécie. que está associado com o comportamento químico do elétrico nos tempos modernos, e a esperança de obter deste princípio mais profundo do mais importante, a medida, a ser informada, é completamente enganada. Esta teoria, em que os fenômenos da eletricidade e do químico são completamente identificados . Na medida em que diz respeito ao físico, e não apenas às proporções, não deve ser levado em consideração aqui, e apenas para mencionar na medida em que a diferença das medidas de medida é confundida. Por si só, é superficial, porque a superficialidade é tomar o diferente com a omissão da diferença. Quanto à afinidade, reduziu-se a "neutralizar a eletricidade oposta", identificando processos químicos com fenômenos elétricos, como os fenômenos do fogo e da luz. A identificação da eletricidade e da própria química é quase cômica (ver acima, p. 63), da seguinte maneira: "Os fenômenos elétricos são provavelmente o efeito dos corpos em maior ou menor[430] distância, sua atração antes da união (ou seja, o que ainda não comportamento químico) e o resultante por esta união fogo (?) Provavelmente explicar, mas sobre a causa de ter uma força tão grande para destruir o oposto , estado elétrico, A união continuada dos corpos não dá nenhuma informação; isto é, a teoria revela que a eletricidade é a causa do comportamento químico, mas que a eletricidade não fornece informações sobre o que é químico no processo químico. Ao atribuir a diferença química à oposição de eletricidade positiva e negativa, a diferença de afinidade dos agentes que caem em um e no outro lado é determinada como a ordem de duas séries de corpos eletropositivos e eletronegativos. Ao identificar a eletricidade e o químico de sua finalidade geral, isto negligencia o fato de que os primeiros em geral e sua neutralização são voláteis e a qualidade dos corpos externamente continua a ser, a composição química, na sua ação, e particularmente na neutralização, a toda a natureza qualitativa das corpo aumenta na reivindicação e alteradas . Tão fugaz na eletricidade é a sua oposição de positivo e negativo; Ele é tão instável que depende das mais leves circunstâncias externas e não pode ser comparado com a certeza e firmeza da antítese de ácidos, por exemplo, contra metais, e assim por diante. A mutabilidade desse comportamento químico através das influências mais violentas, Por exemplo, uma temperatura elevada, etc., pode ocorrer, não é comparada com a superficialidade do contraste elétrico. A. mais diferença agora dentro da série .Cada um dos dois lados entre a natureza mais ou menos positivamente elétrica ou mais ou menos negativa-elétrica é completamente um tanto incerto e inconstitucional. Mas a partir dessas séries de corpos (Berzelius, loc. Cit., P. 64 e seg.). De acordo com suas disposições elétricas surgirão o sistema eletroquímico que é mais adequado para dar uma ideia de química . essas linhas agora são dadas. Por outro lado, como eles realmente são, acrescenta-se a página 67: "Que isto é sobre a ordem destes corpos, mas este assunto tem sido tão pouco investigado que nada é bem definido" .Determinar com relação a esta ordem relativa. - Ambos os índices daqueles (feito pela Justiça primeiro) fileiras de afinidade como o mais interessante estabelecido pela redução Berzelius dos compostos de dois corpos na simplicidade de proporções menos quantitativos são para acabar com sua inteiramente independente que fabrica eletroquimicamente. Quando foi a estrela-guia direito nessas proporções e em que todos os lados desde juízes para a expansão ganhou do caminho experimental tão contrastes desolado o chamado corpuscular para, assim, ainda mais com o passado, a mistura desses grandes descobertas fora do caminho da experiência; foi apenas este começo a abandonar o princípio da experiência que poderia motivá-lo, ainda mais, que o de Ritter principalmente para restabelecer ideias incipientes, para estabelecer ordens fixas de corpos eletropositivos e eletronegativos, que ao mesmo tempo deveriam ter significância química.

Mesmo a nulidade da base para a afinidade química na oposição de corpos eletropositivos e eletronegativos, se isto em si é de fato mais correto do que é, logo se revela mesmo no modo experimental, mas o que então se torna novamente mais inconsistência leva. É concedido na página 73 (loc. Cit.) Que os dois chamados corpos eletronegativos, como enxofre e oxigênio, interagem de uma forma muito mais íntima. Como, por exemplo, o oxigênio e o cobre, embora este último seja eletropositivo. A base para a afinidade, baseada na oposição geral da eletricidade positiva e negativa, deve ser colocada contra um mero mais ou menos dentro de uma mesma série de definição elétrica. O grau de relacionamento , o corpo será agora concluir-se, portanto, depende não só da sua específica unipolaridade (com o que hipótese de que provisão relacionada, aqui sem fazer nada, que se aplica apenas ao tanto do positivo e do negativo ou) de; o grau de parentesco deve depender principalmente da intensidade de sua polaridade geralmente ser derivado. Aqui, portanto, a consideração da afinidade com a relação de afinidade eletiva , com a qual estamos principalmente preocupados, é mais próxima ; Vamos ver o que vai acontecer com eles. Admitindo imediatamente (ibid., P. 73) que o grau dessa polaridade, se não existente em nossa imaginação, não parece ser uma quantidade constante , mas depende muito da temperatura, então, de acordo com tudo, isso não é dado como resultado. só que toda ação química é fundamentalmente um fenômeno elétrico , mas também o que parece ser o efeito da assim chamada afinidade eletiva, é causada por uma polaridade elétrica presente em certos corpos mais do que em outros . Para decisões do passado em torno de ondulação nas ideias hipotéticas, portanto, permanece na categoria de intensidade mais forte servindo como a afinidade é a mesma formal em todos e isso com o fato de que ele está definido para uma maior intensidade de polaridade elétrica não ajuda no mínimo, a uma razão física como antes. Mas o que se pretende aqui como maior intensidade específica é mais tarde atribuído apenas às modificações já citadas por Berthollet.

O mérito e a glória de Berzelius para a teoria da proporção, que se estendeu a todas as condições químicas, não deveria ser uma razão para argumentar a nudez da teoria citada; mas uma razão mais definida para fazê-lo deve ser que tal mérito em um lado da ciência, como em Newton, se torna autoridade para uma construção infundada de categorias ruins conectadas a ele, e que tal metafísica é aquela o que é gasto com a maior pretensão e também mérito.

Além das relações de medida relacionadas à afinidade química e à afinidade eletiva, outras podem ser consideradas em termos de quantidades qualificadas para um sistema. Os corpos químicos, em relação à saciedade, formam um sistema de proporções. A própria saturação repousa na proporção definida na qual os conjuntos mútuos, que têm uma existência material particular entre si, combinam. Mas há também proporções cujos momentos são inseparáveis ​​e não podem ser representados em sua própria existência mutuamente diferente. Estes são o que foi chamado antes das medidas independentes imediatas e aquelas em gravidade específica o corpo está representado. - Eles estão dentro do corpo uma relação de peso para volume; o expoente proporcional, que expressa a determinidade de uma gravidade específica como distinta de outras, é apenas um quantum definido de comparação , uma relação externa em uma reflexão externa, que não se baseia no comportamento qualitativo de alguém em relação a uma existência oposta. A tarefa seria reconhecer os componentes de razão da série de gravidades específicas como um sistema de uma regra que especificava uma pluralidade meramente aritmética para uma série de nós harmônicos. - O mesmo requisito para resultados para o conhecimento da série de parentesco química listada. Mas a ciência ainda tem um longo caminho a percorrer, até alcançar os números das distâncias dos planetas do sistema solar em um sistema de medição.

No entanto, a gravidade específica, se inicialmente parecem não ter relação qualitativa entre si, também tem uma relação qualitativa. O fato de os corpos estarem quimicamente ligados, mesmo amalgamados ou sintetizados, também apresenta neutralização a gravidade específica. Foi anteriormente sugerido que o volume, mesmo da mistura de matéria que é quimicamente indiferente entre si, não é da mesma magnitude que a soma do seu volume antes da mistura. Nisto, eles modificam mutuamente o quantum de certeza com o qual entram no relacionamento e, desse modo, manifestam-se como se comportando qualitativamente um em relação ao outro. Aqui, o quantum da gravidade específica não se expressa meramente como um número fixo de comparações , mas como uma razão isso é insano; e os expoentes das misturas dão conjuntos de medidas, cuja progressão é determinada por um princípio diferente das proporções das gravidades específicas que estão conectadas umas com as outras. Os expoentes dessas relações são medidas não exclusivas; Seu progresso é contínuo, mas contém em si uma lei específica que é diferente das relações formalmente progressivas nas quais os conjuntos são unidos, e torna incomensurável o progresso com ele.

B – Linha nodal de relações ou razões de medida

A determinação final da razão de medição foi que é específica como excludente. A exclusão é atribuída à neutralidade como uma unidade negativa de momentos diferenciados. Para essa unidade auto-realizável , a afinidade eletiva, nenhum outro princípio de especificação emergiu em vista de sua relação com os outros neutros; isso permanece apenas na determinação quantitativa da afinidade em geral, segundo a qual há certas quantidades que se neutralizam e, assim, enfrentam outras afinidades eletivas relativas de seus momentos. Mas, além disso, em prol da determinação básica quantitativa, há a continuação excludente. Essa afinidade não é apenas a relação externa das diferentes relações de neutralidade como comparação, mas a neutralidade como tal tem uma separabilidade nela, de cuja unidade ela se tornou algo independente - cada qual como é indiferente associar-se a isso ou a outros da ordem oposta, embora em quantidades específicas diferentes. Assim, esta medida, que é baseada em tal relação em si, é afligida por sua própria indiferença; é algo externo a ele e mutável em relação a ele.

Essa relação de proporção para si mesma é diferente de sua externalidade e variabilidade como seu lado quantitativo; É, como relação a si mesma, uma base qualitativa permanente, um substrato material permanente, que, ao mesmo tempo em que a continuidade da medida em sua exterioridade consigo mesma , deve conter em sua qualidade o princípio da especificação dessa externalidade.

A medida de exclusão por adotar tal definição agora, em sua auto-existência na aparência, libera-se de si mesmo, é composta de ambos que o outro só quantitativa, bem como qualquer outra razão, que é também outra medida - é tão unidade auto-específica determina qual produz proporções. Estas proporções são diferentes do tipo acima das afinidades, em que um auto-suficiente para outra qualidade em si e um número de tais atos; elas ocorrem em um mesmo substrato, nos mesmos momentos de neutralidade; a medida é determinada a ser repugnante a outras relações apenas quantitativamente diferentes, que também afinidades e formar medidas alternadas com aquelas que permanecem apenas diferenças quantitativas . Dessa forma, eles formam uma linha nodal de medidas em uma escala de maior ou menor.

Existe uma medida de proporção; uma realidade independente qualitativamente diferente dos outros. Tal ser, porque é ao mesmo tempo essencialmente uma relação de Quantos, está aberto à externalidade e à mudança quântica; há algum tempo em que permanece indiferente a essa mudança e não altera sua qualidade. Mas um ponto desta mudança do quantitativo ocorre, no qual a qualidade é mudada, o quantum prova ser especificando, de forma que a relação quantitativa mudada se transformou em uma medida, e assim em uma qualidade nova, um algo novo. A relação que tomou o lugar do primeiro é determinada em parte pela semelhança qualitativa dos momentos que estão em afinidade e em parte pela continuidade quantitativa. Mas como a diferença cai nessa quantidade, o novo algo é indiferente ao anterior; sua diferença é o externo do quanto. Assim, não emergiu do precedente, mas diretamente de si mesmo, isto é, do interno, ainda não veio à existência especificando a unidade. - A nova qualidade ou o novo algo está sujeito à mesma progressão de sua mudança e assim por diante ao infinito.

A este respeito, o progresso de uma qualidade em continuidade constante de quantidade é, aquela qualificação pontos aproximando relacionamentos, quantitativamente considerados, que se distingue apenas pela mais e menos. A mudança é gradual após esta página, Mas a gradualidade diz respeito apenas ao externo da mudança, não à qualidade da mudança; a relação quantitativa precedente, que é infinitamente próxima da seguinte, é ainda outra existência qualitativa. Do lado qualitativo, portanto, a mera partida quantitativa da gradualidade, que não é um limite em si, é absolutamente interrompida; na medida em que a qualidade recém-surgida, pela sua relação meramente quantitativa, é indiferente ao desaparecimento, a transição é um salto , ambos são colocados um face ao outro como completamente externos. - As pessoas gostam de olhar através da gradualidade do processo de transição, uma mudança compreensível fazer; mas, pelo contrário, a gradualidade é apenas a mudança meramente indiferente, o oposto do qualitativo. Na gradualidade, ao contrário, a conexão das duas realidades - elas são tomadas como estados ou como coisas independentes - é abolida; Estabelece-se que nenhum é o limite de outros, mas um dos outros para fora; Isso remove o que é necessário para compreendê- lo, por menor que seja a necessidade.

Observação

O sistema numérico natural já mostra uma linha nodal de momentos qualitativos, que se destacam no mero progresso externo. É uma frente em parte uma meramente quantitativa e andar para trás, uma interferência contínua ou a remoção, de modo que cada número é a mesma aritmética proporcional à sua anteriores e posteriores do que aqueles para a sua anterior e seguinte e assim por diante. Mas os números assim incorrido também a outros anterior ou Daqui em diante, uma específica proporção, tanto tal múltiplo para ser um deles, como um número inteiro que expressa ou potência e raiz. - Na musica há uma relação harmônica na escala do progresso quantitativo através de um quantum, sem que esse quanto por si tenha na escala de sua precedente e sucedendo uma relação diferente da que o último voltou a preceder e a suceder. Pelo contrário, à medida que os tons seguintes se afastam gradualmente do tom básico, ou os números parecem se tornar apenas mais outros através do progresso aritmético, um retorno , uma coincidência surpreendente, que não foi qualitativamente despreparada pelo imediatamente anterior, surge imediatamente. uma actio em distans, como um relacionamento com um distante, aparece; A continuação de relações meramente indiferentes, que não mudam ou sequer formam qualquer uma das realidades específicas precedentes, é interrompida imediatamente, e assim continuando na consideração quantitativa da mesma maneira, rompe uma relação específica por um salto.

Em compostos químicos na mudança progressiva das relações de misturar tais nós qualitativos e saltos ocorrem que duas substâncias em pontos especiais da escala de mistura formam produtos que mostram qualidades especiais. Estes produtos não diferem apenas por um mais e menos do outro, nem são as condições que estão perto de essas condições nodais já presente, cerca de apenas em um grau mais fraco, mas está-se vinculado por tais pontos. Exemplo, os compostos de oxigénio e azoto, os vários óxidos de azoto e de ácido nítrico, as qualidades das proporções de mistura apenas em determinados quantidade emergem e têm substancialmente diferente, de modo que ocorrem em proporções de mistura intermédios nenhuns compostos específicos de existências. - Óxidos metálicos , tais como óxidos de chumbo, são formados em certos pontos quantitativos da oxidação e diferir na cor e outras qualidades. Eles não se fundem gradualmente; as relações entre esses nós não dão uma existência neutra, nenhuma específica. Sem passar por estágios intermediários, surge uma conexão específica, que é baseada em uma medida e tem suas próprias qualidades. - Ou a água mudar a temperatura não se torna apenas mais ou menos quente, mas passa pelos estados de dureza, pelo líquido drenável e pelo fluido elástico; esses estados diferentes não ocorrem gradualmente, mas o desaparecimento gradual da mudança de temperatura é subitamente interrompido e inibido por esses pontos, e a entrada de outro estado é um salto. Todos os nascimentos e mortes , em vez de serem uma paulatina gradualidade, são um fim deles e o salto da mudança quantitativa para a qualitativa.

Não há salto na natureza , diz-se; e a noção comum de entender um meio que surge ou passa , como recordado, tendo compreendido que é gradual . Emergência ou desaparecimento imagina. Mas foi demonstrado que as mudanças de ser não são apenas a transição de um tamanho para outro, mas uma transição do qualitativo para o quantitativo e vice-versa, uma diferenciação, uma ruptura do gradual e um qualitativamente diferente da existência precedente. é. A água não endurece gradualmente pelo frio, de modo que fica mole e gradualmente endurece até a consistência do gelo, mas de repente fica duro; mesmo com a temperatura total do ponto de gelo, se ele ficar parado, ele ainda pode ter todo o seu fluido, e uma leve vibração o leva ao estado de dureza.

No gradualidade da ideia subjacente surgimento é que o emergente já sensível ou em tudo realmente existe , nem só por causa de sua pequenez imperceptível , e na natureza gradual do desaparecimento, que a inexistência ou o outro , em seu lugar. Tratando também não , apenas não era perceptível , - e ainda não que os outros no sentido de que os outros já existentes a serem incluídos, mas que como sendo apenas imperceptível disponíveis era. Deste modo, o surgimento e o falecimento, ou a interioridade , o interior, em que algo está antes de sua existência, são abolidos em uma pequenez da existência externa. transforma e a diferença essencial ou conceitual em uma diferença de tamanho externa e completa. - O tornar tangível de uma emergência ou uma ofensa da gradualidade da mudança tem seu próprio tédio de tautologia; já terminou completamente o surgimento ou a passagem, e faz da mudança uma mera mudança de uma diferença externa, na qual, de fato, é apenas uma tautologia. A dificuldade para tal mente compreensiva reside na transição qualitativa de algo para o outro em geral e para o seu oposto. Por outro lado, ele imagina identidade e muda como os aspectos externos indiferentes do quantitativo .

Na moral , na medida em que é considerada na esfera do ser, ocorre a mesma transição do quantitativo para o qualitativo, e diferentes qualidades parecem estar baseadas em uma diferença de grandeza. É mais e menos que a medida de imprudência é transgredida, e algo bem diferente, o crime, emerge, pelo qual o certo passa para o errado, e a virtude para o vício. Os estados, também, por sua diferença de tamanho, se o resto é assumido como o mesmo, adquirem um caráter qualitativo diferente. As leis e a Constituição tornam-se outra coisa quando o tamanho do estado e o número de cidadãos crescem. O estado tem uma medida de sua grandeza além da qual ele incorpora a desintegração na mesma constituição, que, em uma escala diferente, o fez feliz e forte.

C. O incomensurável (ou carente de medida)

A medida exclusiva em seu próprio ser realizado permanece aflito com o elemento da existência quantitativa e, portanto, capaz de ascender e descer na escala do quanto sobre o qual as condições mudam. Algo, ou uma qualidade, como sendo baseada em tais circunstâncias, é conduzida para além do infinito , e perece pela simples mudança de sua grandeza. A grandeza é a qualidade pela qual uma existência com aparência de imperceptibilidade pode ser apreendida e destruída.

O abstrato além da medida é o quanto em geral como determinado em si mesmo e como apenas uma indiferença indiferente pela qual a medida não é alterada. Na linha nodal de medidas, é ao mesmo tempo definido como especificando; esse excesso abstrato dissolve-se em determinação qualitativa; a nova relação-medida, na qual o primeiro existente passa, é indeterminada em relação a isso, mas também em si mesma, uma qualidade auto-suficiente; Assim, a alternância de existências específicas umas com as outras e com a mesma é também ajustada com relações meramente quantitativas, e assim por diante no infinito . Portanto, o que existe nessa transição é tanto a negação das relações específicas quanto a negação do próprio progresso quantitativo; o carinho Infinito . O infinito qualitativo , como está em existência, foi o irromper do infinito no finito, como o excesso imediato e o desaparecimento deste mundo em seu futuro. O quantitativo infinito, no entanto, é a sua determinação de ter a continuidade do quantum, uma continuidade do mesmo além de si mesma. O qualitativamente finito torna-se infinito; o quantitativamente finito é seu futuro sobre si mesmo e aponta para além de si mesmo . Mas esse infinito da especificação de medida coloca tanto o qualitativo quanto o quantitativo um no outro invertendo e, assim, o primeiro, imediato unidade do mesmo, que é a medida de todo, tal como é devolvido em si mesma e, portanto, mesmo quando definido . A existência qualitativa, uma existência específica, passa para outra, de modo que há apenas uma mudança na determinação de uma relação; a mudança do qualitativo, mesmo no qualitativo, é assim definida como um externo e indiferente e como uma associação consigo mesmo. De qualquer forma, o quantitativo é revertido como um ponto de virada nas determinações qualitativas, para si e para si. Isso, então, continuar em sua mudança de dimensões em si mesmo é a unidade verdadeiramente feita permanente, independente matéria, coisa .

O que está presente é α) e a mesma coisa, que é definida como uma base em suas distinções e como perene. Mesmo no quanto, esta separação do ser de sua definição começa; grande é algo tão indiferente à sua assertividade. Até certo ponto, a própria coisa é em si mesma uma unidade do qualitativo e do quantitativo, dos dois fatores que fazem a diferença dentro da esfera geral do ser, e da qual um é o outro mundo do outro; Desta forma, o substrato perene, em primeiro lugar, tem em si o destino do seu infinito. Β) Este monotonia do substrato é ajustada nele que a independência qualitativa na qual a unidade determinante da medida repeliu existe apenas nas diferenças quantitativas, de modo que o substrato continua em sua distinção; γ no progresso infinito do número de nó é a continuação qualitativa no quantitativo indo embora como em uma mudança indiferente, mas também nele contido negação da qualitativa e, ao mesmo tempo, apenas externalidade quantitativa. O quantitativo, apontando-se para o outro como outro quantitativo, perde-se no surgimento de uma medida de proporcionalidade, de qualidade, e a transgressão qualitativa surge no próprio fato de que a nova qualidade em si é apenas uma relação quantitativa. Este substituindo o qualitativo e o quantitativo outro está acontecendo no chão de sua unidade, e o propósito deste processo é a existência , o programa ou definir esse mesmo como um substrato é baseada, que é a sua unidade.

Nas linhas de proporções independentes são os membros de uma só face da série de bits qualitativa imediato (as gravidades específicas ou substâncias químicas, o metal de base ou de terra, o ácido, por exemplo), e então a neutralização dos mesmos (entre os quais aqui para os compostos de substâncias de gravidade específica diferente devem ser entendidos) são proporções independentes e auto-exclusivas, totalidades indiferentes para a existência auto-existente. Agora esses relacionamentos são determinados apenas como nós de um mesmo substrato. Assim, as dimensões e a independência associada são reduzidas aos estados . A mudança é só a mudança de um estado , e a passagem é a mesma que nela permanentemente definido.

A fim de ignorar o progresso pelo qual a medida passou, os momentos dela coincidem de modo que a medida, em primeiro lugar, é em si mesma a unidade imediata de qualidade e quantidade, como um quantum comum, mas específico. Por isso, não é relativo a outro, mas a quantidade relativa — determinação que é relação essencial . Por isso, também contém seus momentos como suspensos e não separados em si mesmo; Como sempre em um conceito, a diferença é que cada um de seus momentos é a unidade do qualitativo e do quantitativo. Esta real diferença produz um conjunto de razões de medida que são autocontidas como totalidades formais. As séries que formam os lados dessas relações são a mesma ordem constante para cada membro pertencente a um lado de toda a série oposta. Isso, como uma mera ordem. Embora ainda seja uma unidade externa, ela se mostra como uma unidade imanente de especificação de uma medida essencial, diferente de suas especificações. mas o princípio de especificação não é ainda o conceito livre, que por si só confere às suas diferenças uma determinação imanente, mas o princípio é primeiro apenas substrato, uma questão por cujas diferenças, para ser totalidades, e a natureza do substrato auto-consistente em para ter a si mesmo, apenas a determinação quantitativa externa está presente, o que se mostra como diferença de qualidade ao mesmo tempo. Nesta unidade do substrato, a determinação das dimensões é auto-abolida, sua qualidade é um estado externo determinado pelo quanto. — Este curso é tanto a realização da medida, como o diminuir-se de em um momento.

continua>>>

Notas de rodapé:

(1) Fischer, Ernst Gottfried (1754-1831), professor de Física em Berlim, membro da Academia. (retornar ao texto)

(2) Berthollet, Claude ] Luis, Conde de, 1748-1822, professor na Escola Politécnica de Paris. (retornar ao texto)

(3) Berzelius, Joh. Jak., Barão de, (1799-1848), desde 1807 professor de Química em Estocolmo: Lehrbuch der Chemie, 3 tomos, de 1808 a 1828. (retornar ao texto)

Inclusão 18/07/2019