A Cência da Logica

Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Volume II: A Ciência da Lógica Subjetiva ou a Doutrina do Conceito
Divisão


O conceito foi considerado antes como a unidade de ser e essência. A essência é a primeira negação do ser, que tem sido assim se torna aparência; o conceito é a segunda negação, ou ser a negação da negação e, portanto, é o ser restaurado, mas como a infinita mediação e negatividade deste ser em si mesmo.

Portanto, ser e essência não mais têm, no conceito, determinação em que eles existem como ser e essência, nem eles estão em uma unidade tal que um aparece apenas no outro. O conceito não se distingue, portanto, nessas determinações. É a verdade da relação substancial, em que o ser e a essência obtêm sua acabada independência e determinação, uma através da outra.

Como verdade da substancialidade, a identidade foi mostrada substancial, que existe o mesmo e apenas como o ser-posto. Este é existência e distinção; portanto, o ser em si e por si só alcançou, no conceito, uma existência própria para si mesma e verdade, porque esse ser-posto é precisamente ser em si e por si mesmo.

Esta posição de ser constitui a diferença do próprio conceito; suas diferenças, já que ele é imediatamente o ser-em-si e por si só, são elestodo o conceito; universal na sua determinação e idêntico à sua negação.

Este é agora o próprio conceito do conceito. Mas é deste conceito que é, ele mesmo, também apenas o conceito. Pelo fato que é ser-em-si e por si só, desde que isto está sendo posto, ou a absoluta substância, uma vez que manifesta, como identidade, a necessidade de substâncias diferentes, essa identidade tem que se colocar ela é. Os momentos do movimento da relação de substancialidade, por que meio o conceito foi formado, e a realidade exposta por isso significa, são apenas na transferência para o conceito. Não ainda existe essa realidade como sua própria determinação, decorrente dela; caiu na esfera da necessidade; e o seu pode ser apenas um autodeterminação , isto é, uma existência, onde o conceito se acha idêntico a si mesmo, e cujos momentos são conceitos, e são postos por ele mesmo.

Portanto, em primeiro lugar, o conceito é a verdade apenas em si; e sendo apenas um interno, é apenas um externo. Primeiro é em geral um imediato, e nesta configuração seus momentos têm a forma de determinações imediatas e firmes. Ele aparece assim como o conceito determinado, como a esfera do puro intelecto. – como esta forma de imediação é uma existência ainda inadequada para sua natureza, pois ele é o livre, que se refere apenas a si mesmo, assim, essa forma é uma forma extrínseca, em que o conceito não pode valer como ser-em-si e por si só, mas apenas como uma posição, que é como algo subjetivo. A configuração do conceito imediato constitui a posição segundo a qual o conceito é pensamento subjetivo, um reflexo extrínseco da coisa. Portanto, este grau constitui subjetividade, isto é, o conceito formal. Exterioridade disso aparece na forma sendo de suas determinações, então cada um se apresenta como algo isolado, qualitativo, encontrado em relação apenas extrínseca com a outra. Mas a identidade de conceito que é precisamente a essência interna ou subjetiva dessas determinações, coloca-os em movimento dialético, por cujos meios seu isolamento é removido e com isso a separação de conceito em relação à coisa, e como verdade deles surge a totalidade, que é o conceito objetivo.

Em segundo lugar, o conceito em sua objetividade é a própria coisa existente em si. Através da sua determinação necessária progressiva o conceito formal torna-se a coisa em si e perde assim a relação de subjetividade e exterioridade em relação a este aqui Ou vice-versa objetividade é o conceito real que saiu de sua interioridade e passou a existir. Nesta identidade com o conceito, portanto, tem sua própria existência livre. Mas esta ainda é uma liberdade imediata, que ainda não é negativa.

Já que é um com a coisa, o conceito está imerso nele; suas diferenças são existências objetivas, onde ele próprio é novamente o interno. Como a alma da existência objetiva, o conceito tem que assumir a forma de subjetividade, que já era imediatamente, como um conceito formal; Então, nessa forma do livre, não tinha ainda objetividade, se opõe a ela e com isso converte nessa identidade com a mesma objetividade que ele tem em si e por si como um conceito objetivo, em uma identidade também colocada.

Neste acabamento, em que o conceito, em sua objetividade, tem também a forma de liberdade, o conceito certo é a Ideia. A razão que é a esfera da ideia, é a verdade revelada a si mesma, na qual o conceito tem a sua realização absolutamente adequada, e é portanto livre, porque ele conhece esse mundo objetivo dele em sua subjetividade e esta naquele.


Inclusão 01/10/2019