Com Stáline
(Recordações)

capa livro

"No dia 21 de dezembro de 1979 transcorreu o centenário de nascimento de Josef Stalin.

O CENTRO DE CULTURA OPERARIA DE SÃO PAULO, reverenciando a memória deste grande marxista leninista publica no Brasil "Com Stáline-Recordações de Enver Hoxha” obra editada na Albânia em 1979,em comemoração a data do nascimento de Stalin.

Consideramos esta publicação de grande importância e atualidade. O nome de Stalin está indissoluvelmente ligado a história da revolução e da construção do socialismo na União Soviética. Este grande marxista leninista foi por mais de três décadas o grande dirigente do proletariado mundial, intransigente defensor do socialismo e da revolução. Por este motivo sempre também foi alvo de ataques e calúnias de todo o tipo por parte da burguesia dos revisionistas e dos trotsquistas. Dirigimos a publicação deste livro ao povoe, em particular, às novas gerações dos operários brasileiros que pouco contato tiveram com a vida e a obra deste guia genial do proletariado revolucionário de todo o mundo.

Estamos certos que entregamos aos democratas e patriotas, e à classe operária um texto que será fonte de inspiração na luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo.
A Diretoria do CCO-SP - gestão Diógenes de Arruda Câmara."

Obs.- esta publicação é uma reprodução de Edições Bandeira Vermelha.

Baixe o livro em pdf
(3.581 KB)
pdf
Índice
Primeiro encontro (Julho 1947):
A situação externa da RPA. As relações com os Estados vizinhos e com os anglo-americanos. O incidente de Corfu —No Tribunal de Haia. A situação política, econômica, social e de classe na Albânia. Stáline interessa-se muito pelo nosso país, pelo nosso povo e pelo nosso Partido, que tem em grande estima. “Não é lógico , que um partido no poder se mantenha na clandestinidade. O vosso Partido Comunista poderia chamar-se Partido do Trabalho".
Segundo encontro (Março-Abril 1949):
A nossa posição face à direcção jugoslava já durante a guerra. O I Congresso do PCA. Política de terror em Kosova. A propósito das divisões jugoslavas que deviam ser enviadas à Albânia. Os titistas pretendiam mudar a situação na Albânia. A propósito da guerra do povo irmão grego. As posições erradas da direcção do PC da Grécia. Os ingleses põem como condição para reconhecerem a Albânia o estabelecimento de bases militares nos nossos portos. O caminho do desenvolvimento econômico e cultural da Albânia. Acerca da situação do nosso campesinato. Da história, da cultura, da língua e dos costumes do povo albanês.
Terceiro encontro (Novembro 1949):
Entrevista de cinco horas em Soukhoumi. Conversa a sós com o camarada Stáline. Ainda acerca da questão grega. Sobre a situação na Jugoslávia depois da traição de Tito. O problema de Kosova e das outras regiões da Jugoslavia habitadas por albaneses. “Atacar a Albânia não é coisa fácil”. “Se a Albânia for forte internamente nada terá que temer do exterior”. Um serão inesquecível. Ainda acerca do desenvolvimento econômico e cultural da Albânia. A atitude face à religião e ao clero. “O Vaticano é um centro da reacção, um instrumento ao serviço do capital e da reacção mundial”.
Quarto encontro (Janeiro 1950):
Debate na presença de Stáline entre a direcção do Partido do Trabalho da Albânia e os dirigentes do PC da Grécia sobre as suas divergências de princípio. Participantes: Stáline, Molotov, Malenkov; Enver Hoxha, Mehinet Shehu; Niko Zahariadhis, Mitcho Partsalidhis. Sobre a estratégia e a táctica do Exército Democrático Grego. Varkize. A táctica da defesa passiva é a mãe da derrota. Porquê as derrotas de Vitsi e Gramoz? Do papel dirigente do partido no exército. O lugar e papel do comissário. Niko Zahariadhis exprime os seus pontos de vista. Opinião de Stáline.
Quinto encontro (Abril 1951):
Sobre a situação política, econômico e social na Albânia. A reacção externa procura derrubar o nosso poder popular. Decisão final do Tribunal de Haia. “Uma grande vigilância e posições firmes permitem pôr a claro e aniquilar as investidas do inimigo”. “A par da construção de unidades industriais, deveis zelar também pelo reforço da classe operária e pela formação de quadros". Sobre a colectivização da agricultura. “Não é para ficarem nos escritórios que os especialistas soviéticos estão no vosso país mas para ajudar na frente de trabalho”. Críticas severas de Stáline ao conteúdo duma ópera soviética que deturpa a realidade. No XIX Congresso do PC (bolchevique) da União Soviética — pela última vez com o inesquecível Stáline.
MIA Secção em Português Temas
Fonte
logomarca
Inclusão 21/12/2014