Sobre a Ideia Juche

Kim Jong Il


Sobre a Ideia Juche
3. Princípio da ideia Juche na história social


capa

A ideia Juche esclarece as leis do desenvolvimento da história e da revolução social. Elucidou em um novo nível o princípio fundamental do movimento social, do movimento revolucionário das massas do povo trabalhador que criam e desenvolvem a história.

O princípio da história social exposto pela ideia Juche constitui uma nova concepção, a jucheana, desta história.

1) As massas populares são o sujeito da história social

O problema concernente ao sujeito da história constitui o problema básico para analisar o desenvolvimento da sociedade e da revolução a partir do ponto de vista da posição do Juche.

Como apontou o Líder, as massas do povo trabalhador são o sujeito da história e as forças motrizes do progresso social.

A história se desenvolve graças a luta das massas populares para transformar a natureza e a sociedade. O desenvolvimento da história significa precisamente a garantia da posição e do papel das massas populares como seu sujeito.

O movimento histórico-social tem suas próprias leis, distintas das do movimento da natureza. Evidentemente, tem semelhança com este no sentido em que também é um movimento material. É regido pelas leis gerais do mundo material. Contudo, tem seu sujeito, ao contrário do movimento da natureza. Surge e progride pela ação e o papel conscientes do sujeito, enquanto que o movimento da natureza se verifica de maneira espontânea pelas ações internas da matéria, da existência objetiva.

O sujeito do movimento social são as massas populares. Apartado delas não pode existir o movimento social, nem tampouco pode-se falar do desenvolvimento da história.

As massas populares são protagonistas da revolução e da construção, e constituem o fator decisivo que transforma a natureza e desenvolve a sociedade. A luta revolucionária e o trabalho de construção são obras das e para as massas populares. Levam a cabo estas com suas próprias forças para forjar seu próprio destino. São quem tanto as exigem como as impulsionam. Com suas próprias mãos criam todas as riquezas da sociedade e com sua luta transformam o mundo e fazem a história. A margem de suas atividades criadoras não se pode esperar a transformação e o progresso da sociedade. A história da humanidade demonstra que as esferas do mundo criadas e transformadas por cada geração são relativamente reduzidas, mas que não há limites na sabedoria e na força das massas populares que compreendem e transformam o mundo.

No curso da transformação da natureza e da sociedade a posição das massas populares é consolidada, sua força se amplia e na mesma medida é ampliada sua atividade consciente no desenvolvimento da história social.

O sujeito da história são as massas populares trabalhadoras e não podem sê-lo as classes exploradoras reacionárias. As primeiras criam e levam adiante a história, enquanto que as últimas tratam de bloquear seu avanço e fazê-lo retroceder. No final das contas, todas as classes exploradoras constituem a reação na história, o branco da revolução. Toda a trajetória da sociedade de classes é a história da aguda luta entre os criadores e os reacionários, entre os protagonistas e os brancos da revolução, ou seja, entre as massas do povo trabalhador e as classes exploradoras reacionárias. A sociedade avança e progride através desta luta.

Ainda que as massas populares sejam o sujeito da história, não têm posição e papéis iguais em todas as épocas, nem em todas as sociedades. No passado, na sociedade exploradora, não se deram conta, durante longo tempo, de sua situação social e classista, nem do seu poderio, e tampouco conseguiram unir-se em uma só força política. Como consequência, se viram condenadas a privação dos seus direitos, a exploração e a opressão por parte da minoria que compõe as classes dominantes, e assim não puderam ocupar sua posição devida como donas da sociedade. Como estavam deslocadas de sua posição, ainda que também nesta sociedade tenham criado com suas próprias mãos todos os bens materiais e culturais, não podiam forjar a história de maneira independente. Somente quando tomam em suas mãos o poder estatal e os meios de produção, e desta forma implantam o regime socialista, podem emancipar-se da exploração e da opressão e criar conscientemente a história como genuínas donas da sociedade e do seu próprio destino.

Se na sociedade socialista ocorrem mudanças fundamentais na situação e no destino das massas do povo trabalhador e se fortalecem tanto sua posição como seu papel, isto se deve à direção e luta revolucionárias da classe operária.

O desenvolvimento da sociedade socialista sob a direção operária é o processo da dotação de toda a sociedade com sua consciência. Se sob a direção da classe operária imprimem a toda a sociedade as modalidades desta classe avançada, se assegurará extraordinariamente a posição do conjunto das massas populares, sujeito da história, e se elevará incomparavelmente seu papel no avanço acelerado dessa mesma história e da revolução.

Para que as massas populares ocupem a posição e desempenhem o papel que lhe corresponde como sujeito da história, é necessário que a direção se harmonize com as massas. Ainda que sejam criadoras da história, somente contando com uma direção acertada podem assumir a posição e o papel como sujeito do desenvolvimento da história social.

O problema da coordenação da direção com as massas exige especial importância no movimento revolucionário, o comunista, levado a cabo pela classe operária e outros amplos setores populares. O movimento comunista, que é em si um movimento que goza de elevada consciência e eficaz organização, acompanhado por uma séria luta de classes, não pode desenvolver-se vitoriosamente se não possui uma direção justa.

A direção no movimento revolucionário, o comunista, não é senão a direção do partido e seu líder sobre as massas populares.

O partido e o líder da classe operária são, respectivamente, o Estado maior e o máximo dirigente da revolução. Para que recebam sua direção correta depende de que as massas populares se conscientizem, se organizem de maneira revolucionária e que cumpram com seu dever revolucionário e sua missão histórica.

Somente contando com uma direção correta do partido e o líder, a classe operária e demais massas populares podem impulsionar dinamicamente a luta revolucionária, uma obra séria e complexa dirigida a transformar a natureza e a sociedade, para alcançar a emancipação nacional e classista, construir com êxito a sociedade socialista e comunista e administrá-la com acerto.

Como apontou o Líder, hoje as massas populares que surgiram como protagonistas da história, da revolução e da construção, transformam cada vez mais o mundo segundo suas exigências.

No centro do desenvolvimento da história da nossa época se encontram instaladas com firmeza a classe operária e as demais massas do povo trabalhador. Centenas de milhares de pessoas que durante um longuíssimo tempo sofreram a opressão e a exploração nacionais e classistas, avançam com ímpeto pelo caminho da soberania, da independência e do progresso social, desempenhando um papel cada vez mais importante para forjar o destino da humanidade e o futuro do mundo. Diante deste magno movimento de avanço da nossa época, o capitalismo e o imperialismo, que ao longo dos séculos sustentaram-se com o suor e o sangue das massas populares trabalhadoras e decidiram a seu capricho o destino destas, desmoronam irremediavelmente, afundando na sepultura da história.

É a tendência principal da história contemporânea, impossível de ser interrompida por nenhuma força, que as massas populares, convertidas em seguras donas do seu destino, transformem o mundo conforme as suas aspirações e as suas necessidades, criando, ao mesmo tempo, a nova história da humanidade.

2) A história da humanidade é a história da luta das massas populares pela independência

A história do desenvolvimento da sociedade humana é a história da luta das massas populares para defender e realizar a independência.

O Líder expressou que toda a luta revolucionária das massas populares é uma luta para defender sua independência.

Através da longa história da sociedade humana, os homens não deixaram de lutar para libertar-se da subjugação social e das restrições da natureza. Toda forma de luta para transformar a sociedade, a natureza e os homens está encaminhada, sem exceção, a defender e tornar realidade a independência das massas populares.

A luta para transformar a sociedade tem como finalidade emancipar as massas populares da subjugação classista e nacional e criar-lhes condições sócio-políticas para gozar uma vida independente. Para viver e atuar de maneira independente, os homens devem derrubar o caduco regime social que pisoteia e sufoca a independência. Se em seu lugar se edifica um outro regime social que assegure a independência, as massas populares tornam-se verdadeiras donas da sociedade e do seu próprio destino e viver de forma independente.

A luta para transformar a natureza está chamada a libertar de restrições as massas populares e criar-lhes condições materiais para desfrutar de uma vida independente. Para subsistir e progredir, os homens se veem obrigados a exercer sua ação sobre a natureza para obter bens materiais. Se a transformam e a conquistam, poderão libertar-se das restrições e assim criam condições materiais para uma vida independente.

A luta para transformar a humanidade está orientada a libertar as massas populares dos grilhões da velha mentalidade e caduca cultura e garantir-lhes condições ideológico-culturais para uma vida independente. Se os homens se emancipam por completo dos grilhões e possuem uma consciência ideológica independente e uma cultura sã, poderão forjar por si mesmos seu próprio destino e desenvolver uma vida e atividades dignas como seres humanos independentes.

A transformação da sociedade, da natureza e do ser humano formam parte importante da luta pela independência das massas populares. O homem pode assegurar plenamente a independência de tal forma que se liberte da subjugação social, das restrições da natureza e das limitações da ideologia e cultura caducas. A luta para assegurá-la deve, pois, ser levada a cabo em grande escala em todos os planos da transformação da sociedade, da natureza e do homem.

Onde é mais urgente a luta das massas populares pela independência é no plano sócio-político.

Como o homem é um ser social, deve ter assegurada a independência, antes de tudo, no aspecto sócio-político. Esta é a chave tanto para libertar-se das restrições da natureza como para alcançar o progresso ideológico-cultural. Na condição de submissão sócio-política, as massas populares não podem beneficiar-se da plenitude do desenvolvimento das forças produtivas, por mais que conquistem este, nem tampouco podem libertar-se dos grilhões da ideologia e da cultura reacionárias.

Toda a história da sociedade humana desde sua divisão em classes hostis é a história da revolução social para realizar a independência das massas populares no plano social e político. Através desta revolução foi forjado o destino das massas populares e foi desenvolvida a sociedade.

As insurreições dos escravos, - as quais poderia se qualificar como o primeiro levantamento das massas trabalhadoras exploradas ao longo da história para lograr a independência -, derrubaram o regime escravista, e as lutas antifeudais dos camponeses da Idade Média derrotaram o regime feudal, o que significou um avanço na luta das massas do povo trabalhador pela independência. Contudo, não puderam acabar a mesma dominação e opressão classistas, limitando-se a substituir as cadeias da escravidão que atavam as massas populares pelas do feudalismo e, posteriormente, pelo jugo do capital. Na história da sociedade humana o capitalismo é o último regime de exploração que pisoteia as aspirações e exigências das massas populares pela independência, um brutal regime opressor que exerce conjuntamente a dominação classista e a opressão nacional.

A liquidação do regime capitalista e a implantação do novo sistema socialista constituem uma mudança histórica no desenvolvimento da luta revolucionária pela independência. Com o estabelecimento do regime socialista se pode eliminar todo gênero de classes e regimes exploradores que esmagam e reprimem as aspirações e exigências das massas populares pela independência, e se criam condições que permitem a estas desfrutar a plenitude da vida independente, tomando em suas mãos o poder e os meios de produção.

Ao longo de todo o processo do desenvolvimento da sociedade humana, as massas populares não cessaram a luta para libertar-se das restrições da natureza e progredir no plano ideológico-cultural.

Na alvorada da sociedade humana era débil a força criadora dos homens e muito baixo também seu nível ideológico-cultural. Através de uma penosa e larguíssima luta, as massas populares adquiriram a força necessária para conquistar a natureza, assimilaram conhecimentos, desenvolveram as forças produtivas e elevaram incessantemente seu nível ideológico e cultural. A ciência e a tecnologia modernas, as ideias e a cultura avançadas alcançadas pela sociedade humana são frutos, sem exceção, das lutas que as massas populares travaram ao longo da história.

Somente sob o socialismo, no qual as massas do povo trabalhador se convertem em donas da sociedade, pode apresentar-se em primeiro plano e cumprir de modo imbatível a tarefa de transformar a natureza e o homem, ou seja, a tarefa histórica de libertar as massas populares das amarras da natureza e de uma ideologia e uma cultura decadentes, uma vez que as convertem em seres poderosos capazes de dominar a natureza e em verdadeiros possuidores da ideologia e da cultura revolucionárias. Na luta pela independência, sob o socialismo, onde já foi resolvido o problema da mudança revolucionária do regime social, se coloca como uma tarefa importante a transformação da natureza e do ser humano, para emancipar as massas populares das restrições da natureza e de uma ideologia e uma cultura obsoletas. Ao impulsionar esta tarefa em escala geral, sobre a base de fortalecer e desenvolver incessantemente o regime socialista, se realizará em todas as esferas e da forma mais completa a independência das massas.

Hoje, a luta para defender a independência das massas populares tem uma dimensão internacional. Enquanto se aliam em escala internacional as forças imperialistas que a oprimem, a luta contra a dominação e a opressão imperialista pela defesa da independência, não pode deixar de também ser internacional. As nações ou povos oprimidos que em tempos passados se viram privados de independência e de soberania, que estavam submetidos à escravidão colonial pelos imperialistas, se encontram agora unidos em uma só frente de luta contra o imperialismo e para defender a independência, já que têm em comum a situação história e os interesses. Se todos os países, nações e povos que defendem a soberania unem-se firmemente e lutam juntos sob a bandeira revolucionária do anti-imperialismo e da independência é possível liquidar a ordem mundial desigual e cheia de contradições imposta pelos imperialistas e implantar novas relações internacionais sobre a base da independência e da igualdade entre os países e nações.

A luta pela independência que as massas populares desenvolvem sem cessar desde tempos imemoráveis, conseguirá alcançar seu objetivo final na construção socialista e comunista. A luta pelo socialismo e comunismo representa a etapa superior da batalha das massas populares pela independência. Está destinada a pôr fim, de uma vez e para sempre, à exploração do homem pelo homem, à opressão de uma classe por outra e à dominação de um país por outro na sociedade humana, assim como liquidar todos os vestígios da velha sociedade que persistem ao longo da história e libertar-se definitivamente os homens dos seus grilhões. Na sociedade comunista, as massas populares, como verdadeiras donas da sociedade, da natureza e do seu próprio destino, desfrutarão de uma vida plenamente independente.

Defender a independência é uma exigência vital para o ser social e seu alienável direito fundamental. É natural que o homem, que considera a independência como sua própria vida, lute para defendê-la contra qualquer violação. É para protegê-la que as massas populares se alçam na luta revolucionária contra os opressores e que consagram seu talento e força criadora na construção do socialismo e do comunismo.

Para defender a independência é necessário manter firmemente uma posição independente na revolução e na construção.

Como disse o Líder, a posição independente é a posição fundamental que se deve manter na revolução e na construção. Mantê-la é uma exigência da mesma luta revolucionária, que persegue a independência.

A posição independente é, de ponta a ponta, revolucionária, da classe operária. Esta é a classe mais independente que luta com suas forças por sua própria emancipação e para ser dona do seu próprio destino e a causa do socialismo e do comunismo constituem a causa história desta classe para alcançar por completo a independência das massas populares. Toda posição oposta à independência não tem relação alguma com a da classe operária, nem com a das massas populares e é danosa para a causa do socialismo e do comunismo.

A posição independente manifesta-se no exercício dos direitos correspondentes aos donos da revolução e da construção. Isto quer dizer que as massas populares resolvem todos os problemas da revolução e da construção com seu próprio juízo, por sua própria decisão e conforme seus interesses. O direito a decidir tais problemas o tem somente o dono do respectivo país, ou seja, seu povo. Todo problema que se apresente na revolução e na construção de cada país deve ser solucionado, logicamente, segundo o juízo e a decisão do seu próprio povo. Somente nestas condições o povo de cada país poderá proteger seus interesses e tornar realidade suas vontades e demandas. De tal modo que não se deve tolerar nenhuma pressão ou intervenção estrangeiras. Se algum país, pressionado ou submetido por outros, não solucionar suas questões conforme sua própria decisão, isto significará ficar privado do seu direito como dono, e ao obedecer a vontade alheia, atuando em detrimento dos seus próprios interesses, renunciará ao direito que lhe corresponde como dono.

A posição independente se manifesta, ademais, no pleno exercício da responsabilidade como dono. Isto significa que as massas populares devem resolver todas as questões tanto na luta revolucionária, como na construção, a partir da posição de dono, sob sua responsabilidade e com suas próprias forças. Como a revolução e a construção são suas obras, é lógico que a todos os problemas que enfrentem nestas devem encontrar solução por sua própria conta, aderir ao princípio de apoiar-se em seus próprios esforços. Podem receber ajuda externa na revolução e na construção, mas o principal é, em todo caso, contar com as próprias forças. Se tratarem de encarregar sua tarefa a outros ou de resolver os próprios assuntos com a ajuda alheia, fugiriam da responsabilidade e renunciariam a posição correspondente como dono em seu cumprimento.

Somente mantendo-se na posição independente poderá resolver, em qualquer momento e circunstância, os problemas relacionados com a revolução do seu país e os assuntos da sua nação, assim como levar a feliz término a revolução e a construção segundo seu próprio critério e convicção e o espírito revolucionário de apoiar-se nas próprias forças.

O povo de cada país não somente deve salvaguardar com firmeza sua independência, contra a agressão e a submissão, mas além disso, deve lutar contra o imperialismo e o hegemonismo que violam a de outros povos. Apenas quando se opor simultaneamente ao atentado contra a própria independência, a violação e estrangulamento da alheia, se poderá dizer que se tomou uma atitude de verdadeiro defensor da independência.

A luta revolucionária das massas populares contra o imperialismo e o hegemonismo que pisoteiam a independência e para alcançar o triunfo da causa do socialismo e do comunismo se intensifica e desenvolve sem cessar. Nada é capaz de deter o curso do desenvolvimento da história, que demanda a independência e segue o caminho da soberania. O curso da história, não somente o presente, mas também o futuro, pertencerá por completo aos povos que lutam pela independência.

3) O movimento histórico-social é o movimento criador das massas populares

O movimento histórico-social é o movimento criador das massas populares que transformam a natureza e a sociedade. Suas atividades para desenvolver uma vida independente são de caráter criador. O homem satisfaz suas necessidades vitais mediante atividades criativas.

Os objetos destas atividades são a natureza e a sociedade. O homem cria novas riquezas materiais e culturais, assim como novos regimes e nova vida através das suas atividades para transformar a natureza que o rodeia e a sociedade onde vive.

As massas populares são criadoras: modificam a natureza e a sociedade. Exigem suprimir o velho e criar o novo, possuem a capacidade criadora necessária para transformar a natureza e a sociedade.

A história da humanidade é a história da criação das massas populares. Desde que se iniciou a história da humanidade, as massas populares, valendo-se do seu trabalho criador, vem conquistando a natureza, produzindo as riquezas necessárias para sua subsistência e desenvolvimento, alcançando o progresso social por meio das suas atividades criadoras dirigidas a renovar o velho. Graças a estas atividades ininterruptas, a sociedade veio a desenvolver-se.

As atividades criadoras das massas populares para conquistar a natureza e alcançar o progresso social, são acompanhadas de lutas. O processo de criação é o mesmo processo da luta, à margem do qual não se pode conceber a criação do novo. Sobretudo o processo de substituição do decadente regime social por outro novo e a emancipação social das massas populares, constituem um processo de amarga luta de classes. A revolução começa e termina com a luta. As forças que tentam conservar o regime e a vida decadentes não cedem por si mesmas seus postos. Somente através da luta para eliminá-las será factível criar um novo regime e uma nova vida. Todo o progresso e as mudanças alcançados pela humanidade ao longo da história são, no final das contas, frutos do esforço criador das massas populares.

O processo deste esforço constitui para elas a preparação para ser entes mais poderosos.

As massas populares, enquanto transformam a natureza e desenvolvem a sociedade, acrescentam também sua capacidade criadora. A história do desenvolvimento das forças produtivas da sociedade é a história do crescimento da capacidade criadora dos homens que conquistam a natureza e a história da revolução social é a história do incremento da capacidade revolucionária das massas populares que transformam a sociedade.

A medida em que cresce a capacidade criadora das massas populares se desenvolve mais o movimento histórico- social.

O movimento comunista que iniciado e levado a cabo pela classe operária é a forma superior do movimento criador na história da humanidade. É um movimento encaminhado à construção de uma sociedade de um ideal supremo da humanidade, radicalmente diferente de todas as sociedades de classes que existiram até aqui na história, e na qual se realiza plenamente a independência e o espírito criador das massas populares. A faculdade criadora das massas populares se manifesta em seu mais alto grau no movimento revolucionário da classe operária. As massas do povo trabalhador, que durante toda a existência de uma sociedade de antagonismo classista se viram freadas em suas atividades criadoras pela classe governante, tornam-se finalmente, graças ao movimento revolucionário da classe operária, o movimento comunista, verdadeiras criadoras da história, que conformam o mundo segundo suas vontades e exigências e que forjam seu próprio destino de modo independente.

O movimento revolucionário, que é a atividade criadora das massas populares, exige manter sempre firmemente a posição criadora na luta para transformar a natureza e a sociedade.

Manter esta postura é condição sine qua non para guiar o movimento revolucionário à vitória. Somente preservando-a com firmeza, as massas populares poderão defender exitosamente sua posição e desempenhar seu papel como protagonistas da revolução e da construção.

As massas populares, como transformadoras da natureza e da sociedade e forjadoras do seu próprio destino, devem manter necessariamente a sua posição criadora. Sem adotá-la não podem transformar a natureza e a sociedade segundo sua vontade e necessidades, nem forjar seu próprio destino com suas próprias forças. Manter a posição criadora constitui uma garantia segura para resolver tudo com as próprias forças, conforme as exigências da revolução e dos interesses das massas populares.

Como ensinou o Líder, a posição criadora implica um método fundamental a ser aplicado na revolução e na construção.

O movimento revolucionário exige apoiar-se firmemente na inteligência e na força criadora das massas populares e pô-las de manifesto em alto grau. Estas são protagonistas e as principais forças motrizes da revolução, além de ser possuidoras de ilimitada inteligência e forças criadoras. Somente apoiando-se nesta inteligência e força, se pode compreender corretamente o mundo objetivo, resolver tudo conforme as condições reais e transformar com êxito a natureza e a sociedade. A posição criadora implica o método idôneo para impulsionar com iniciativa a revolução e a construção, mediante o ativo fomento da faculdade criadora das massas populares e realizar inovações e progressos ininterruptos, superando com a luta das massas as dificuldades que surjam no caminho do avanço.

O movimento revolucionário está em meio a heterogêneas e concretas situações que variam incessantemente. Rechaça toda forma de rotina e dogma e se opõe ao velho critério de imitar mecanicamente o alheio. Quando se tem um critério rotineiro e uma mentalidade dogmática, perde-se a iniciativa e torna-se incapaz de compreender corretamente as variadas e cambiáveis situações e encontrar métodos científicos para a revolução e a construção. Somente ao penetrar a fundo na realidade concreta e adotar a atitude de tratar tudo com espírito criador, pode-se encontrar e aplicar com habilidade métodos eficientes para a transformação da natureza e da sociedade. A posição criadora implica o método para compreender a realidade segundo o critério independente e em forma viva e concreta, resolver todo problema em consonância com ela, eliminando assim toda atitude dogmática.

A posição criadora leva em si um método revolucionário que permite materializar de forma inultrapassável as exigências de nossa época, caracterizada pela aparição das massas populares como donas da história e do aprofundamento do movimento revolucionário. Nossa época exige elevar ao máximo o papel das massas populares na revolução e na construção e resolver todo problema de maneira criadora. A posição criadora dá possibilidades de definir de modo científico a estratégia da revolução e a orientação da luta conforme as novas exigências do desenvolvimento da época atual e da revolução, pôr em jogo plena e constantemente a capacidade criadora das massas populares e, desta maneira, garantir com firmeza a vitória da revolução.

4) Na luta revolucionária a consciência ideológica independente das massas populares desempenha um papel decisivo

A revolução é promovida e consegue triunfar graças a luta consciente das massas populares.

O Líder elucidou pela primeira vez o princípio de que a consciência ideológica independente das massas populares desempenha o papel decisivo na luta revolucionária.

A consciência ideológica determina, regula e controla todas as atividades do homem.

A consciência é, em si, a propriedade suprema do homem que, graças a ela, é um ente superior e o mais poderoso do mundo. A consciência é a função máxima do cérebro, o órgão mais desenvolvido do corpo humano. O cérebro desempenha o rol central das atividades biológicas do homem e a consciência, que é sua função, coordena todas atividades.

A consciência ideológica, por refletir as exigências e interesses dos homens, exerce o papel mais dinâmico em suas atividades. À margem da função determinante e reguladora da consciência ideológica não podem ser concebidas as atividades independentes e criadoras dos homens.

Para ser independente e criador, o homem deve possuir uma consciência ideológica independente, que implica a compreensão de sua posição como dono do seu próprio destino e a vontade de forjá-lo por si mesmo. Somente quando a possui pode realizar atividades conscientes para conquistar a natureza e combater fortemente os opressores que violam e pisoteiam a independência. As atividades dos homens que compreendem de modo científico o mundo e o transformam ativamente não são senão a manifestação de sua consciência e o papel que desempenham na transformação da natureza e da sociedade é, no final das contas, o papel da sua consciência ideológica.

A consciência ideológica independente desempenha papel decisivo no movimento revolucionário das massas populares pela independência. Todo movimento revolucionário é consciente. Começa por ilustrar aos homens com ideias avançadas e triunfa graças a força das massas populares educadas nestas mesmas ideias.

A consciência ideológica é o fator decisivo que determina o papel dos homens na revolução e na construção.

Determina o caráter classista das ações dos homens que tomam parte no movimento revolucionário. Na sociedade de classes não pode haver ideias que pairam acima das classes e o principal na consciência ideológica dos homens é a consciência classista. Esta lhes determina a atitude e a posição na luta de classes. Evidentemente, sua própria situação social e classista condiciona e restringe suas atividades. Mas exerce esta influência, em todo caso, segundo sua consciência ideológica. Na sociedade de classes, o problema de qual interesses de classe defendem os homens se decide pela ideologia da classe que professam. Somente quando possuem ideias próprias de classe avançada, a consciência ideológica independente, podem adotar uma posição classista justa e lutar pelo triunfo da revolução.

A consciência ideológica determina também a vontade e combatividade que demonstram os homens no movimento revolucionário. Por seu preparo ideológico se decide o grau em que se manifesta sua vontade e força. Somente quem esteja firmemente armado com a consciência ideológica independente poderá adotar posições e atitudes resolutas na luta revolucionária, tomar parte ativa na revolução com uma férrea vontade e combater até o final superando qualquer dificuldade e prova.

As massas possuem uma inesgotável capacidade para a luta revolucionária, mas se não despertam no plano ideológico, não poderão manifestar em alto grau essa capacidade. Quando carecem de disposição ideológica, não podem alçar-se na luta revolucionária, ainda que estejam exploradas e oprimidas, nem tampouco podem transformar com êxito a natureza e a sociedade segundo suas necessidades. Somente estando conscientes dos seus interesses classistas, podem manifestar ao máximo sua capacidade de luta revolucionária e assegurar a vitória da revolução.

O papel da consciência ideológica se eleva incessantemente ao lado do desenvolvimento do movimento revolucionário. O movimento comunista, que é a mais alta etapa do movimento revolucionário, exige, partindo de sua própria essência, a elevada consciência dos homens. A sociedade socialista e comunista é criada pelas massas populares com objetivos bem definidos. Depois de que a classe operária tenha tomado o poder e estabelecido o regime socialista, cresce extraordinariamente o papel da consciência ideológica no processo de construção do socialismo e do comunismo. O capitalismo se sustenta pela fome e pela disciplina coercitiva, mas o socialismo e o comunismo se apoiam na elevada consciência dos homens. De imediato, no socialismo, uma sociedade transitória, é preciso implantar o controle. Mas se no curso da construção do socialismo e do comunismo se elimina os resquícios da velha sociedade, na mesma medida crescerá a importância da consciência dos homens. O socialismo e o comunismo criam todas as condições para elevar plenamente a consciência ideológica da gente. Na sociedade socialista predominam as ideias avançadas da classe operária. Enquanto o capitalismo converte em escravos do ouro até o pensamento e a ação do ser humano, o socialismo e o comunismo fazem das massas populares autênticas donas da sociedade e, portanto, propiciam o pleno desdobramento do seu fervor revolucionário e da sua atividade criadora.

O papel extraordinário que desempenha a consciência ideológica na luta revolucionaria pelo socialismo e pelo comunismo se relaciona também com a característica da ideologia revolucionária da classe operária.

O papel que desempenha a consciência ideológica no desenvolvimento social depende do seu caráter e conteúdo de classe. A ideologia reacionária da classe exploradora obstrui o progresso social, enquanto que a ideologia progressista da classe avançada o promove. A ideologia revolucionária da classe operária, a classe mais independente, exerce uma ação revolucionaria incomparavelmente mais forte do que qualquer outra ideologia progressista surgida na história. Por refletir de modo científico as leis do desenvolvimento da sociedade e as aspirações das massas populares se converte em enorme força material no progresso social. A ideologia da classe operária é uma arma para compreender e transformar a realidade presente e criar o futuro. A contrário da ideologia reacionária da classe exploradora, que freia o movimento do avanço da história, advogando por um regime corrupto e caduco, a ideologia revolucionária da classe operária cumpre a missão de impulsionar e levar adiante o dito movimento.

Como o movimento revolucionário é uma atividade consciente, é preciso que na luta revolucionária e no trabalho de construção sempre se conceda primordial importância à ideologia dos homens. Este é um princípio importante que deve ser mantido na revolução e na construção.

Ater-se principalmente a ideologia dos homens na revolução e na construção significa resolver todo e qualquer tipo de problema concedendo importante decisiva ao fator ideológico e elevando o papel da consciência ideológica.

Conceder importância determinante ao fator ideológico é um requisito legítimo do desenvolvimento do movimento revolucionário. Neste também tem um papel de importância o fator material. Porém, a revolução não é desencadeada por si mesma porque foram criadas as condições materiais. Como aproveitar estas circunstancias depende das atividades conscientes dos homens. As mesmas condições materiais podem amadurecer mais cedo ou mais tarde, segundo a atuação das pessoas. A revolução pode avançar somente através da luta dinâmica dos revolucionários e das massas populares. Originalmente, a luta revolucionária não se inicia somente depois de ter sido criadas todas as condições nem se efetua somente em circunstâncias favoráveis.

Esperar sentado o amadurecimento da totalidade das condições é a mesma coisa que renunciar à revolução. Por isto, na luta revolucionária e o trabalho de construção é necessário conceder primordial importância ao fator ideológico e, valendo-se deste, amadurecer de forma ativa as condições necessárias.

Resolver todo problema mediante a elevação da consciência ideológica dos homens é um método de trabalho inerente à natureza dos comunistas. Estes, que lutam pela liberdade e felicidade do povo, alcançam a vitória na revolução e cumprem a sua nobre missão ao despertar os homens ideologicamente e conscientizá-los de forma que se ergam por si mesmos na luta. Eles possuem uma poderosa e eficiente arma ideológica para conscientizar e mobilizar a todo o povo. A classe capitalista também se empenha em difundir suas ideias, mas estas não podem ser aceitas pelas massas populares, porque são radicalmente contrárias aos seus interesses.

Somente a ideologia da classe operária, que defende os interesses do povo trabalhador, pode ser aceita pelo povo e predominar na sociedade.

Resolver qualquer problema mediante a conscientização político-ideológica dos homens constitui uma garantia segura para o triunfo na revolução e na construção. Apoiando-se na elevada consciência revolucionária das massas populares, será factível impulsionar com dinamismo a luta revolucionária e o trabalho de construção, e assim aproximar o triunfo da revolução, superando para tal quaisquer circunstâncias desfavoráveis.


Inclusão: 19/06/2020