Georges Labica

Foto do autor
1930-2009
Obras disponíveis

Filósofo francês; Especialista em filosofia política, em particular na história do marxismo; Professor émérito das universidades (Paris-X Nanterre), diretor honorário de pesquisa do Centre national de la recherche scientifique (CNRS) e professor honorário da Universidade do Povo em Pequim.

Ativista anticolonialista e anti-imperialista, presidente honorário do Comité de vigilance pour une paix réelle au Proche-Orient - CVPR-PO (Comitê de Vigilância pela Paz Real no Oriente Médio), presidente da Résistance Démocratique Internationale, e membro do l'Appel franco-arabe e do Forum des alternatives et de En Defensa de la Humanidad. Ingressou no Partido Comunista Francês em 1955 e deixou o partido em 1980.

Labica participou das discussões da PCF sobre a "ditadura do proletariado", notadamente através de contribuições publicadas na revista Dialectiques, apoiando uma posição próxima àquela defendida na época por Louis Althusser e Étienne Balibar: para ele, o abandono da ditadura do proletariado no XXII congresso de 1976, significou o abandono do objetivo revolucionário do PCF, em benefício de perspectivas puramente governamentais.

Fonte: Wikipédia e Les ex-PCF

Obras disponíveis
2002 - jun Que se vayan todos (o não francês à Europa)
2005 - mar O exemplo do Iraque
2005 - mar Violência dominante, violência dominada
2005 - abr E, então, nós? (Morte de um papa)
2005 - mai O rapto da Europa
2005 - jul O Não francês significou a redescoberta da política (entrevista ao jornal Avante!)
2006 - out Líbano: Balanço da última agressão
2007 - jan Presidenciais 2007: A caverna do cego?
2008 - jan Teoria da violência: Colocação em cena
2009 - jan O mini-mercado (ou a última oportunidade)

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 24/01/2022
Última atualização: 27/12/2023