Conceitos Fundamentais de O Capital
Manual de Economia Política

I. Lapidus e K. V. Ostrovitianov


Livro Primeiro: O Valor Regulador do Regime de Produção de Mercadorias
Capítulo II - A forma-valor e o dinheiro
12. O dinheiro, medida de valor e medida dos preços


capa

Vimos que a forma-dinheiro do valor, variedade da forma-valor geral, não é mais que a forma-valor mais desenvolvida e mais complexa; vimos que expressa com mais força as propriedades que a forma-valor simples tem desde o estado embrionário.

Cada mercadoria pode expressar o seu valor em dinheiro apenas porque o próprio dinheiro tem um valor. A quantidade de dinheiro que receberei ao vender a minha mercadoria, isto é, o preço que me pagarão depende, simultaneamente, do trabalho materializado na minha mercadoria e do trabalho materializado no dinheiro. Se uma libra de centeio representa o produto de vinte minutos de trabalho socialmente necessário e se cada centavo de ouro representa dois minutos do mesmo tempo, o preço da libra de centeio será dez centavos. Se, em consequência do aperfeiçoamento da maquinaria agrícola, se pode obter uma libra de centeio em dez minutos, o seu preço alterar-se-á e será apenas cinco centavos. Por outro lado, também o preço do centeio pode alterar-se sem que o trabalho socialmente necessário para a sua produção se tenha alterado; isto acontecerá se o trabalho necessário para a extracção do ouro se modificar. Mas não é difícil compreender que se a extracção do ouro se tornar mais fácil, o preço do centeio subirá em vez de diminuir, pois que cada centavo de ouro materializará uma parte menor de trabalho socialmente necessário.

O progresso da técnica de extracção do ouro deveria, portanto, provocar uma alta relativa dos preços. Mas na realidade falta muito para que esta alta seja importante, pois a produção anual de ouro não se compara com as existências. O trabalho socialmente necessário determina-se pela soma de trabalho indispensável à reprodução de todas as mercadorias determinadas que existem no mercado; de qualquer modo, a maquinaria das minas de ouro só muito lentamente progride. No entanto, não pode dizer-se que a influência do valor (e do preço) do ouro sobre os preços é totalmente nula: a «revolução dos preços» do século XVI teve por causa principal o aumento da produção de ouro depois da descoberta da América. Daqui em diante a produção de ouro exigiu menos gastos de trabalho, o que ocasionou uma baixa do valor do valioso metal. E a diminuição do seu valor teve por consequência uma alta de preços.

Naturalmente, também pode acontecer que o preço de uma mercadoria seja alterado por estas duas causas ao mesmo tempo: pela modificação do valor do dinheiro e pela modificação do valor da própria mercadoria, cujo preço aumentará ou baixará, conforme o caso, em virtude da relação destas duas causas. Qualquer que seja a quantidade definida de determinada mercadoria, encontra sempre, num dado momento e a um nível preciso da técnica social, a sua expressão de valor numa determinada quantidade de dinheiro. Esta expressão monetária do valor chama-se preço da mercadoria. A quantidade de unidades monetárias que expressam este preço depende naturalmente da unidade de medida. O preço da mesma mercadoria variará aparentemente conforme for expresso em onças de ouro ou em gramas, em escudos-ouro, em rublos-ouro ou em dólares-ouro. Mas é evidente que a massa de ouro que corresponde à mercadoria será a mesma, quer se conte em onças, escudos ou rublos; só mudará a quantidade de unidades que expressam o preço.

As unidades monetárias que expressam os preços das mercadorias variam nos diferentes países. Antes da introdução das moedas, os preços representavam-se por unidades de peso. Depois da introdução do sistema monetário, diferentes moedas, diferentes unidades monetárias, se estabeleceram nos diversos países, em relação com um sem número de circunstâncias históricas. Em Inglaterra, a libra esterlina é a unidade monetária porque se representava o valor de uma libra de prata. Desde a revolução francesa, o franco contém 0,9 g de prata pura e é a unidade monetária de França(1). O rublo-ouro, que contém aproximadamente 0,775 g de ouro, é a unidade monetária da U.R.S.S..

O dinheiro, equivalente geral e medida do valor de todas as mercadorias, representado por unidades de uma dimensão ou de um peso definido, cumpre, segundo a expressão de Marx, o papel de padrão dos preços.

A modificação do valor do ouro, como vimos no nosso exemplo, não impede que cumpra, como no passado, o papel de padrão dos preços. Se o valor do ouro contido num rublo baixa para metade, o rublo continua a valer dez vezes menos que o tchervonetz ouro(2).

É evidente que o ouro pode mudar de valor, sem que a sua função como padrão dos preços em nada se altere. Quaisquer que sejam as alterações de valor do ouro, as quantidades determinadas de ouro manterão sempre entre si a mesma relação de valor. O valor do ouro poderá baixar 1.000 %, mas doze onças de ouro continuarão a valer doze vezes mais que uma onça. Pois bem, nos preços apenas se trata da relação recíproca de diferentes quantidades de ouro. Por outro lado, qualquer que seja a alta ou a baixa do seu valor, uma onça de ouro conserva o mesmo peso; logo, o peso das suas partes proporcionais não se altera e o ouro, como medida fixa dos preços, continua a prestar o mesmo serviço, qualquer que seja a alteração de valor sofrida (K. Marx, O Capital).

Apesar de os vários países terem unidades monetárias diferentes, não é difícil traduzir os preços em moeda de um país para a moeda doutro. Basta considerar a quantidade de ouro contido em cada moeda. Isto é o que constitui o curso da moeda de ouro. Na operação de troca da moeda de um país pela de outro, é necessário ter-se em conta, para além do peso das moedas, as despesas de envio das moedas dum país a outro, ou os gastos de refundição do metal (se a refundição é menos dispendiosa que o transporte das moedas até ao seu pais de origem).


Notas de rodapé:

(1) Sabe-se que desde a estabilização de 1928, o franco não vale mais que a quinta parte do seu valor de antes da guerra. (N. do T.) (retornar ao texto)

(2) O rublo é a unidade monetária da U.R.S.S. e o tchervonetz é uma unidade superior equivalente a dez rublos. (N. do T.) (retornar ao texto)

Inclusão 26/06/2018