MIA - Seção em Português
Victor Leduc
foto de Victor Leduc - Crédito fotográfico: Laure Nechtschein
1911-1993

 

Valdemar Nechtschein seu verdadeiro nome, nasceu em Berlim, em 1911, em uma família de judeus comunistas russos, exilados após o fracasso da revolução de 1905. Eles chegaram à França em 1914. Em 1934, Victor Leduc ingressou no Partido Comunista.

Em 1940 ingressou na Resistência ao lado de, entre outros, Jean-Pierre Vernant, Jeanne Modigliani, Lucie Aubrac. Em 1943, foi preso pela polícia francesa. Após a guerra, ele contribuiu para vários meios de comunicação; primeiro ele dirigiu Action (semanário comunista) e foi responsável por Revue internationale du mouvement de la paix, e escreveu para Cahiers du communisme, Nouvelle Critique e l'Humanité. Sob o título "Communisme et Nation", em 1954, publicou o seu pensamento sobre um possível desenvolvimento no PC de uma concepção de nação independente do conflito de classes.

Na sequência dos acontecimentos na Hungria em 1956, se distanciou do PCF. Ele participou do Comitê de Intelectuais contra a guerra na Argélia. Em 1970 ele se filiou ao Partido Socialista Unificado (PSU).

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

???? O Fascismo na Grécia
 
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 02/03/2015