O Socialismo e a Guerra
(A atitude do POSDR em relação à guerra)

V. I. Lénine


Prefácios


Prefácio à 1ª Edição
(Publicada no Estrangeiro)
capa

A guerra dura há já um ano. O nosso partido definiu a sua atitude relativamente a ela logo no seu início, no manifesto do CC redigido em Setembro de 1914 e publicado (depois de o enviar aos membros do CC e aos representantes responsáveis do nosso partido na Rússia e de receber o seu acordo) em 1 de Novembro de 1914 no n° 33 do Órgão Central do nosso partido, o Sotsial-Demokrat. Seguidamente, no n.° 40 (de 29 de Março de 1915) foram publicadas as resoluções da conferência de Berna, que faziam uma exposição mais precisa dos nossos princípios e da nossa táctica.

Presentemente, na Rússia, cresce visivelmente o estado de espírito revolucionário das massas. Nos outros países observam-se por toda a parte sintomas do mesmo fenómeno, apesar do estrangulamento das aspirações revolucionárias do proletariado pela maioria dos partidos sociais-democratas oficiais, que se colocaram ao lado dos seus governos e da sua burguesia. Semelhante estado de coisas torna particularmente urgente a publicação de uma brochura que faça o balanço da táctica social-democrata em relação à guerra. Ao reeditar integralmente os documentos do partido atrás referidos, acompanhamo-los de breves comentários, procurando ter em conta todos os principais argumentos a favor da táctica burguesa e da táctica proletária apresentados em publicações e nas reuniões do partido.

Prefácio à 2ª Edição

A presente brochura foi escrita no Verão de 1915, imediatamente antes da conferência de Zimmerwald(N163). Ela foi também editada em alemão e em francês e integralmente reproduzida em norueguês no órgão da juventude social-democrata norueguesa. A edição alemã da brochura foi ilegalmente introduzida na Alemanha — em Berlim, Leipzig, Bremen e outras cidades —, onde foi ilegalmente difundida pelos partidários da esquerda de Zimmerwald(N164) e pelo grupo de Karl Liebknecht. A edição francesa foi impressa ilegalmente em Paris e difundida aí pelos zimmerwaldianos franceses. A edição russa penetrou na Rússia em quantidade muito limitada, tendo sido copiada à mão em Moscovo pelos operários.

Reeditamos agora esta brochura integralmente, como documento. O leitor deve recordar-se sempre de que a brochura foi escrita em Agosto de 1915. É necessário recordá-lo especialmente nos pontos em que se fala da Rússia: a Rússia era então ainda a Rússia tsarista, a Rússia dos Románov...

Publicado na brochura editada em 1918.


Notas de rodapé:

(N163) Trata-se da primeira conferência socialista internacional em Zimmerwald, realizada em 5-8 de Setembro de 1915 por iniciativa de socialistas italianos e suiços. Lénine chamou à Conferência de Zimmerwald o primeiro passo no desenvolvimento do movimento internacional contra a guerra. (retornar ao texto)

(N164) O grupo da esquerda de Zimmerwald foi criado por iniciativa de Lénine na conferência socialista internacional de Zimmerwald. Reunia 8 delegados, representantes do CC do POSDR e dos sociais-democratas de esquerda da Suécia, Noruega, Suíça, Alemanha, da oposição social-democrata polaca e dos sociais-democratas da região da Letónia. O grupo da esquerda de Zimmerwald, encabeçado pelos bolcheviques, lutou contra a maioria centrista da conferência e apresentou projectos de uma resolução e de um manifesto, nos quais se condenava a guerra imperialista, se denunciava a traição dos sociais-chauvinistas e se indicava a necessidade de travar uma luta activa contra a guerra. Esses projectos foram rejeitados pela maioria centrista. Contudo, a esquerda de Zimmerwald conseguiu introduzir no manifesto aprovado pela conferência uma série de teses importantes do seu projecto de resolução. A esquerda de Zimmerwald votou a favor do manifesto, assinalando numa declaração especial a inconsequência deste e os motivos por que votava a favor. Em torno da esquerda de Zimmerwald começaram a unir-se os elementos internacionalistas da social-democracia internacional. Os membros da esquerda de Zimmerwald desenvolveram um grande trabalho revolucionário e desempenharam um importante papel na criação dos partidos comunistas nos seus países. (retornar ao texto)

Inclusão 09/09/2016