A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky[N1]

V. I. Lénine

Novembro de 1918

Transcrição autorizada

Avante!

Primeira edição: Escrito entre Outubro e 10 de Novembro de 1918; o Anexo II foi escrito em Novembro, depois do dia 10, 1918. Publicado em 1918 em volume separado pela Editorial Kommunist, Moscovo.

Fonte: Obras Escolhidas em Três Tomos, 1977, Edições Avante! - Lisboa, Edições Progresso - Moscovo.

Tradução: Edições "Avante!" com base nas Obras Completas de V. I. Lénine, 5.ª ed. em russo, t. 37, pp. 235-338.

Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo, setembro 2007.

Direitos de Reprodução: © Direitos de tradução em língua portuguesa reservados por Editorial "Avante!" - Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1977.


Índice

Capa

Prefácio

Como Kautsky transformou Marx num vulgar liberal

Democracia burguesa e democracia proletária

Pode haver igualdade entre o explorado e o explorador?

Que os Sovietes não ousem transformar-se em organizações estatais

A Assembleia Constituinte e a República Soviética

A Constituição Soviética

Que é o internacionalismo?

Servilismo perante a burguesia sob a aparência de «análise económica»

Anexo I. Teses sobre a Assembleia Constituinte

Anexo II. Um novo livro de Vandervelde sobre o Estado


Notas de fim de tomo:

[1N] Lénine começou a trabalhar no livro A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky em princípios de Outubro de 1918, logo depois de ter tomado conhecimento da brochura de Kautsky A Ditadura do Proletariado, na qual o chefe ideológico da II Internacional deturpava e vulgarizava de toda a forma a teoria marxista da revolução proletária e caluniava o Estado soviético.
Atribuindo excepcional importância ao desmascaramento das concepções oportunistas de Kautsky quanto à revolução socialista e à ditadura do proletariado, Lénine pediu a V. V. Voróvski, que era então representante plenipotenciário da República Soviética nos países escandinavos, que lhe enviasse, logo que ela saísse, a brochura de Kautsky, bem como todos os seus artigos sobre os bolcheviques. Nas suas memórias V. D. Bontch-Bruévitch escreveu que Lénine estava entusiasmado pelo trabalho no livro A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky, «ele ardia literalmente de cólera», «escrevia durante todo o dia, até noite avançada, esta obra admirável pela sua força...».
O livro A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky foi publicado em 1919 em Inglaterra, França e Alemanha. (retornar ao texto)

Inclusão: 15/10/2007
Última atualização: 19/02/2024