Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

Sergei Malyshev


O desemprego em massa de 1905-1906 e a organização do Conselho


capa

Vinte e cinco anos atrás, em Abril de 1906, o primeiro Soviete de Deputados Operários de São Petersburgo e o levante armado de Moscou foram suprimidos pelo governo czarista. Foi então que nós, um grupo de trabalhadores e intelectuais bolcheviques, seguindo uma decisão do Partido Bolchevique, criamos uma nova organização proletária revolucionária em São Petersburgo. Nós organizamos as massas de desempregados excluídos e estabelecemos um quadro geral de militantes para este exército — o Conselho de Desempregados de São Petersburgo. Nosso partido também tentou organizar os desempregados em outros centros industriais, como Moscou, Odessa, etc., mas estes tiveram vida curta: foram suprimidos no fim de 1906. Mas em São Petersburgo, esta organização de desempregados lutou contra a burguesia e o governo por mais de dois anos, e somente foi destruída pelos soldados e pela polícia secreta em 1908.

Vinte e cinco anos atrás, o desemprego foi criado na Rússia czarista de maneira artificial para ensinar os trabalhadores revolucionários uma lição. Um lockout(1)foi declarado ao fim de Outubro de 1905, e todas as fábricas e usinas, estatais e privadas, foram fechadas. Assim, o governo e a burguesia levaram centenas de milhares de trabalhadores e suas famílias — em São Petersburgo, Moscou, os Urais, Kharkov, Odessa, e outras cidades — às garras da fome e da pobreza. Mas os governantes da Rússia não estavam satisfeitos com isso. Eles estavam sempre buscando novas maneiras de punir o proletariado revolucionário. O lockout não foi suficiente. O governo organizou gangues das chamadas Centúrias Negras(2) e os incitou a atacar as organizações de trabalhadores e trabalhadores individuais em suas casas com rifles e bombas. Batalhas foram travadas em quase todos os distritos de São Petersburgo e outras cidades. Mas, essas atividades das Centenas Negras somente estimularam os trabalhadores a fortalecer suas organizações de autodefesa, e as Centenas Negras foram severamente rechaçadas.

O lockout que foi declarado em São Petersburgo ao fim de Outubro de 1905, continuou até Abril de 1906. Foi dirigido pelos governantes da Rússia e os principais líderes da indústria — Ryubushinsky, Gukasov, Nobel, Denisov, e outros. E naturalmente, este e outros meios adotados para lutar contra as classes trabalhadoras e as ensinar uma lição, eram extremamente bem organizados.

Inicialmente, o Soviete de Deputados Operários assumiu responsabilidade pelas dezenas de centenas de trabalhadores jogados à rua pelo lockout. Mas logo que o Conselho de Desempregados foi organizado, ele tomou a direção do movimento e registrou todos trabalhadores afetados pelo lockout. Esse registro demonstrou um fato interessante: 54% dos trabalhadores afetados eram trabalhadores altamente capacitados, metalúrgicos; 18% eram marceneiros, carpinteiros, pedreiros e outras ocupações que requerem certas habilidades; e apenas 21% eram trabalhadores comuns. Esses números mostraram que os capitalistas dirigiram sua ira naqueles que lutaram na linha de frente da classe trabalhadora.

O Soviete de Deputados Operários encarou, no início do lockout, o problema de encontrar alguma maneira de auxiliar os desempregados atingidos pela fome e pela pobreza. Estes meses iniciais — outubro, novembro e dezembro de 1905 — tiveram que ser dedicados amplamente à questões referentes aos desempregados, porque, apesar da importância política da questão, a fome estava se tornando uma força crescente, mesmo que ainda não tivesse destruído a vontade de luta do proletariado. Questões sobre como auxiliar os desempregados eram levantadas em quase todas as reuniões do jornal proletário revolucionário.

Foi através da sugestão da fração Bolchevique do Soviete de Deputados Operários que uma Comissão de Desempregados foi organizada, abrindo departamentos em todos os distritos operários de São Petersburgo. Mais tarde a Comissão adotou a resolução do Soviete de Deputados Operários de deduzir 1% dos salários de todos trabalhadores nas fábricas, usinas e outras instituições, para os desempregados. Eles também organizavam uma coleta voluntária em todos os encontros e reuniões. Estas e outras medidas trouxeram para o Soviete de Deputados Operários dezenas de centenas de rublos e tornou possível para a Comissão de Desempregados tomar ações concretas no auxílio aos desempregados. Refeitórios foram abertos em distritos de São Petersburgo. Trabalhadores com famílias recebiam jantares para levarem para suas casas, enquanto trabalhadores solteiros comiam nos refeitórios. Além disso, a comissão de desempregados oferecia ajuda financeira para os trabalhadores e suas famílias: 30 kopeks(3) por dia para cada adulto, e 15 e 10 kopeks para crianças. Grupos liberais em São Petersburgo também abriram refeitórios para os desempregados devido à aproximação das eleições para a Duma(4), a fim de se beneficiar politicamente da ajuda dada aos desempregados.

Na sua luta política e econômica, o Soviete de Deputados Operários dirigiu sua atenção à Duma Municipal de São Petersburgo(5). A seguinte resolução foi apresentada na Duma Municipal por uma delegação especial do Soviete de Deputados Operários:

  1. A Duma deve tomar medidas imediatas para regular o fornecimento de comida para a numerosa massa de trabalhadores.
  2. Deve apontar prédios para os encontros dos trabalhadores.
  3. Deve impedir a entrada de soldados, policiais, etc., nestes prédios.
  4. Deve prestar contas de como a soma de 15000 rublos, que recebeu dos trabalhadores do distrito de Narvsky, foi gasta.
  5. Deve utilizar as somas de dinheiro do fundo público, que está à sua disposição, para as necessidades daqueles lutando pela liberdade do proletariado, e para os estudantes que estão lutando ao lado do proletariado.
  6. Deve tomar medidas imediatamente para retirar os soldados do sistema de águas da cidade e deixar os prédios à disposição dos trabalhadores.

Em 16 de outubro, às duas horas da tarde, quando a delegação do Soviete de Deputados Operários chegou à Duma Municipal, grandes destacamentos de polícia armada estavam no prédio, e uma companhia de soldados estava nas escadarias da Duma. Os conselheiros da cidade foram avisados por telefone sobre a visita da delegação do Soviete de Deputados Operários e não vieram à sessão. Membros do Comitê da Duma recebeu a delegação, ouviram o que tinham a dizer, pediram para que fossem embora, e então, em sua ausência, decidiram recusar todas as demandas.

E não poderia ter ocorrido de outra maneira. O prefeito, os membros da administração e os conselheiros da Duma Municipal eram capitalistas poderosos ou seus representantes — advogados, diretores de fábricas e usinas, proprietários de terras, juízes e outros oficiais; os mesmos responsáveis pela situação dos trabalhadores.


Notas de rodapé:

(1) Lockout é a parada do trabalho e/ou contratações de trabalhadores iniciada pelos donos das indústrias a fim de atingir os trabalhadores. (retornar ao texto)

(2) Também conhecido como Tchernosotentsi, era um movimento político e paramilitar de apoio ao governo czarista. Surgiu em reação à Revolução de 1905. (retornar ao texto)

(3) Kopek é o equivalente da moeda russa, o rublo, ao centavo brasileiro. (retornar ao texto)

(4) Duma é o parlamento, o legislativo, do Estado no Império Russo. (retornar ao texto)

(5) [Nota da edição em inglês]:Conselho Municipal ("City Council") (retornar ao texto)

Inclusão: 05/12/2019