Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

Sergei Malyshev


Os Mencheviques lutam contra as organizações de desempregados


capa

Mas, neste ponto nos encontramos em face de inimigos inesperados deste trabalho proletário, inimigos personificados nos Mencheviques. Logo que eles perceberam que conseguimos influência suficiente entre as massas e que havíamos criado um corpo competente para liderar as massas, os Mencheviques no Comitê do Partido em São Petersburgo — Bolcheviques e Mencheviques faziam parte do mesmo partido naquela época — começaram a se opor a nós, particularmente contra o Conselho de Desempregados. Eles deram cabo a uma campanha contra nós em todos os distritos e tentaram desmobilizar nossa organização, ou, ao menos, atrasar seu desenvolvimento. Mas os esforços Mencheviques fracassaram totalmente nos distritos operários, pois já havíamos criado organizações fortes nestes locais. Os oradores Mencheviques eram vaiados em todos os encontros de trabalhadores nas fábricas e distritos sempre que atacavam o Conselho de Desempregados. Então eles transferiram suas artimanhas para o órgão de liderança do partido, para o Comitê de São Petersburgo, onde, por acaso, tinham uma maioria sem importância. Nas discussões sobre este assunto no comitê, os Mencheviques expressaram a opinião que o Conselho de Desempregados, liderado pelos Bolcheviques, estava levando os trabalhadores a ações prematuras, que a organização dos desempregados era uma manobra Bolchevique. Nossa petição, que já havia circulado por todos os distritos e fábricas e recebeu centenas de assinaturas, foi bastante discutida neste encontro do Comitê de São Petersburgo.

Os Mencheviques exigiram a supressão das palavras finais da petição:

“Se vocês não aceitarem nossas demandas, informaremos as massas de sua recusa e então vocês não lidarão conosco, mas com as massas que nos enviaram.”

Eles então exigiram categoricamente que a delegação de desempregados seja impedida de ir à Duma Municipal. Eles também se opuseram à demanda de empregos públicos pela organização, porque, eles disseram, a Duma Municipal não pode oferecer emprego aos desempregados — isso deve ser feito pelo Estado. Os Mencheviques também se opuseram fortemente à eleição de representantes das fábricas e usinas para o Conselho de Desempregados porque viram nisso um reestabelecimento do Soviete de Deputados Operários. Concluindo, os líderes Mencheviques insistiram para que o Comitê de São Petersburgo nos proibisse, os Bolcheviques, a trabalhar entre os desempregados e a desenvolver e fortalecer esta organização, e caso isso persistisse, que fossemos expulsos do partido. Os líderes dos desempregados disseram ao Comitê que tal decisão seria maléfica ao proletariado e, portanto, não iriam se submeter a tal decisão. O Comitê decidiu se encontrar no dia seguinte para discutir essa questão em uma reunião ampliada. A reunião ampliada, é verdade, aconteceu no dia previsto, mas após o dia 12 de Abril, após a vitória de todas as nossas demandas na Duma Municipal. Isso causou uma divisão na ala Menchevique, e aqueles que se opunham a nós se tornaram uma minoria. Nenhuma decisão contra nós foi tomada.


Inclusão: 05/12/2019