Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906

Sergei Malyshev


Organização dos empregos


capa

Após nossa visita à Duma no dia 14 de junho, a organização dos empregos públicos avançou consideravelmente. Por um número de razões políticas, o governo não quis instigar uma grande organização do proletariado, como a nossa era, e ordenou as Centenas Negras a realizar concessões. Dinheiro foi liberado para comida, aluguel, e outras necessidades dos desempregados e a comissão executiva foi comissionada para organizar os empregos públicos. Mas isso não significa que nós conseguimos de verdade os empregos. Nós tivemos que continuar a pressionar a os conselheiros da Duma. Neste sentido, chegamos perto do nosso objetivo.

O porto de Halerna, o distrito onde as águas estavam subindo, precisava ser elevado em alguns pontos cerca de meio metro e em outros ainda mais. Se isso fosse feito por trabalho manual e não por uma máquina, centenas de trabalhadores seriam necessários. Nós tínhamos exatamente tal trabalho em mente, trabalho manual, e até o outono esse trabalho deu emprego a mais de mil pessoas. Depois, nós organizamos oficinas públicas para fazer partes de pontes e outras construções de metal no cais de Kagarinsky, no lado de São Petersburgo. Empregamos 1500 trabalhadores em dois turnos nestas oficinas. Os desempregados vítimas do lockout, que foram uma massa unida e liderança do movimento dos desempregados, se concentravam nessas oficinas.

Perto do fim de 1906 nós começamos outros trabalhos como a construção da alvenaria nas pontes de Panteleimonvksy, Mihailovsky e Varshavsky.

Todo o proletariado de São Petersburgo, através do Conselho de Desempregados organizado e também dos conselhos distritais, seguiram o curso dos empregos, ouviram informes quase diários sobre eles, os discutiam, e dava as próximas direções e indicações. Pelos dois anos em que os empregos públicos existiram, os trabalhadores de São Petersburgo que organizaram de verdade as empreitadas industriais, nomearam pessoas para elas, viram quais pessoas melhor se encaixavam ao serviço, e supervisionaram o trabalho. Em outras palavras, eles viveram sua vida industrial e tentaram elevar o nível da produção à altura das necessidades. Quando os empregos públicos começaram a deixar de existir porque eram extraordinariamente caros, davam pouco lucro, e eram incapazes de competir com outras empresas, o Conselho de Desempregados levantou a questão e chamou aqueles que estavam administrando os empregos para descobrirem como fazer os empregos serem menos custosos. O comitê de deputados do cais de Kagarinsky, de acordo com instruções do Comitê Executivo do Conselho de Desempregados, introduziu uma forma de pagamento por produção que não violava os interesses coletivos do proletariado. Isso permitiu que nós reduzíssemos o custo da construção de pontes de 7 rublos por unidade para 2 rublos e 80 kopeks. Com jornada diária de 8 horas e a auto-organização do trabalho, com o comitê de deputados dirigindo o trabalho em nome do Conselho de Desempregados, isso foi certamente um grande feito.

A economia de milhares de rublos pelo proletariado do São Petersburgo teve grande valor educacional para as massas trabalhadoras de São Petersburgo, e agora nós podemos dizer que muitos dos presentes líderes do Governo Soviético e da indústria Soviética receberam sua primeira lição prática neste trabalho. A questão da produção, da organização da produção, liderança técnica, etc. — questões que sobre outras condições nunca teriam surgido — se tornaram pela primeira vez problemas práticos do proletariado de São Petersburgo.

Mais ainda, estes empregos públicos nos ajudaram a preservar a unidade do proletariado em um momento onde a reação era mais forte, e fazer avançar a educação revolucionária. Com a organização do Conselho de Desempregados nós fizemos várias greves bem sucedidas que incorporava o espírito das massas proletárias e desenvolvia sua consciência de classe.

Durante um período de reação, de lockout, de desemprego, antagonismos selvagens surgiram entre empregados e desempregados em um país capitalista. Durante este período, durante os dois anos de existência do Conselho de Desempregados, nós fomos bem sucedidos em remover cada traço de antagonismo. Durante estes dois anos de existência, a organização dos desempregados deu ao proletariado extenso aprendizado em questões industriais e econômicas. Esta organização, que criou vários líderes, não apenas os ensinou a organizar a produção, dirigi-la e alcançar o sucesso, mas os ensinou como lutar contra os capitalistas em problemas cotidianos, mesmo enquanto sentados à mesa com eles. Ensinou-os como se manter junto à linha correta, independente e revolucionária para alcançar seus objetivos de classe.

Durante a segunda metade de 1907 a reação se tornou mais forte ainda. A maioria dos trabalhadores de nosso partido foram presos. Outros, fugindo do cerco de Solypin, fugiram para o estrangeiro.

E na prisão ou livre, eles começaram a observar o grande declínio de nossa atividade revolucionária. O caso do Conselho de Desempregados foi um bom exemplo do estado das coisas. A maioria de nós, organizadores e líderes do Conselho de Desempregados e dos empregos públicos da cidade, também fomos presos ou fugimos. Todo o trabalho dos desempregados de São Petersburgo se enfraqueceu; parte dos desempregados naquele momento fora absorvida por fábricas de São Petersburgo e outras cidades.

Na primeira metade de 1908, fui informado na prisão que o governo czarista pôs um fim aos empregos públicos. Porém, quando o governo foi fechar as oficinas no cais de Kagarinsky, o temor era tanto que antes dos soldados invadirem, eles chamaram um batalhão de artilharia leve, em caso de alguma emergência.


Inclusão: 05/12/2019