Citações do Presidente Mao Zedong


I. O Partido Comunista


A força-núcleo que dirige a nossa causa é o Partido Comunista da China. A base teórica que guia o nosso pensamento é o marxismo-leninismo.

Discurso de abertura na I Sessão da Legislatura da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China (15 de Setembro de 1954).

Para fazermos a revolução necessitamos dum partido revolucionário. Sem um partido revolucionário, sem um partido fundado na teoria revolucionária marxista-leninista e num estilo revolucionário marxista-leninista, é impossível dirigir a classe operária e as grandes massas do povo à vitória sobre o imperialismo e os seus lacaios.

Forças revolucionárias do mundo, uni-vos e combatei a agressão imperialista! (Novembro de 1948), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Sem os esforços do Partido Comunista da China, sem os comunistas chineses como pilar principal do povo chinês, a independência e a libertação não são possíveis, assim como não será possível a industrialização e a modernização da agricultura da China.

Sobre o governo de coalizão (24 de Abril de 1945), Obras Escolhidas, Tomo III.

O Partido Comunista da China é o núcleo dirigente do povo chinês. Sem esse núcleo, a causa do socialismo não pode triunfar.

Alocução na recepção geral aos delegados do III Congresso Nacional da Liga da Juventude de Democracia Nova da China (25 de Maio de 1957).

Um partido disciplinado, armado com a teoria marxista-leninista, usando o método da autocrítica e ligado às massas do povo; um exército sob a direcção de tal partido; uma frente única de todas as classes revolucionárias e todos os grupos revolucionários, sob a direcção desse partido - eis as três armas principais com que temos derrotado o inimigo.

Sobre a ditadura democrática popular (30 de Junho de 1949), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Devemos confiar nas massas e devemos confiar no Partido. Esses são dois princípios fundamentais. Se duvidarmos deles nada poderemos fazer.

Sobre a questão da cooperativização agrícola (31 de Julho de 1955).

Armado com a teoria e a ideologia marxista-leninista, o Partido Comunista da China formulou um novo estilo de trabalho para o povo chinês, estilo que consiste essencialmente na integração da teoria com a prática, na criação de apertados laços com as massas e na prática da autocrítica.

Sobre o governo de coalizão (24 de Abril de 1945), Obras Escolhidas, Tomo III.

Um partido político que dirige um grande movimento revolucionário não pode conquistar a vitória sem dominar a teoria revolucionária, sem possuir um conhecimento da História e sem compreender profundamente o movimento prático.

O papel do Partido Comunista da China na guerra nacional (Outubro de 1938), Obras Escolhidas, Tomo II.

Como temos dito, o movimento de rectificação é um "movimento geral de educação marxista". Rectificação significa o Partido inteiro lançado no estudo do marxismo, através da crítica e da autocrítica. Seguramente, nós aprofundaremos o nosso conhecimento do marxismo ao longo do movimento de rectificação.

Discurso pronunciado na Conferência Nacional do Partido Comunista da China sobre o Trabalho de Propaganda (12 de Março de 1957).

Constitui tarefa muito árdua assegurar uma vida melhor às várias centenas de milhões de chineses e fazer do nosso país, económica e culturalmente atrasado, um país próspero, poderoso e com alto nível de cultura. É precisamente com o fim de nos tornarmos capazes de assumir com maior competência essa tarefa, e para trabalharmos melhor juntamente com todos os que, não pertencendo ao Partido, são movidos por altos ideais e estão decididos a promover transformações, que devemos proceder a movimentos de rectificação, tanto agora como no futuro, e corrigir constantemente aquilo que há de errado em nós.

Ibidem.

A política é o ponto de partida de todas as acções práticas dum partido revolucionário, e manifesta-se tanto no processo como no resultado final dessas acções. Cada acção dum partido revolucionário constitui a realização duma política. Se um partido não aplica uma política correcta, aplica uma política errada; se não realiza conscientemente uma política, realiza-a às cegas. Aquilo a que chamamos experiência é o processo e o resultado final da realização duma política. Só através da prática do povo, isto é, através da experiência, podemos verificar se uma política é certa ou errada, e determinar em que medida ela é correcta ou incorrecta. Mas a prática dos homens, especialmente a prática dum partido revolucionário e das massas revolucionárias, não pode deixar de estar intimamente ligada ou a uma ou a outra política. Por consequência, antes de passarmos a qualquer acção, devemos explicar a política que formulamos à luz das circunstâncias dadas, tanto aos membros do Partido como às massas. Doutro modo, os membros do Partido e as massas acabarão por afastar-se da direcção da nossa política, actuarão cegamente e realizarão uma política errada.

Sobre a política relativa à indústria e ao comércio (27 de Fevereiro de 1948), Obras Escolhidas, Tomo IV.

O nosso Partido já definiu a linha geral e a política geral da revolução chinesa, bem como as diversas linhas específicas de trabalho e as medidas políticas específicas. Todavia, acontece frequentes vezes que muitos dos nossos camaradas retêm as linhas específicas de trabalho e as medidas políticas específicas e esquecem a linha geral e a política geral do Partido. Se na verdade esquecermos a linha geral e a política geral do Partido, passaremos a ser revolucionários cegos, incompletos, de ideias confusas, e, ao aplicarmos as linhas específicas de trabalho e as medidas políticas específicas, perderemos o norte, vacilaremos ora para a esquerda ora para a direita, e prejudicaremos o nosso trabalho.

Discurso pronunciado numa conferência de quadros na região libertada de Xansi-Sueiyuam (1 de Abril de 1948), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Política e táctica, eis a própria vida do Partido; em todos os escalões, os camaradas dirigentes devem dispensar-lhes a mais completa atenção, e nunca mostrar-se negligentes a esse respeito.

Circular sobre a situação (20 de Março de 1948), Obras Escolhidas, Tomo IV.


Inclusão: 01/10/2021
Última atualização: 28/12/2023