Citações do Presidente Mao Zedong


VII. Ousar lutar e ousar vencer


Povos de todo o mundo, uni-vos e derrotai os agressores norte-americanos e todos os seus lacaios! Que os povos de todo o mundo sejam corajosos, ousem travar combate, desafiem as dificuldades e avancem por vagas sucessivas, pois desse modo o mundo inteiro lhes pertencerá. Todos os monstros serão liquidados.

Declaração em apoio ao povo do Congo (Léopoldville) contra a agressão norte-americana (28 de Novembro de 1964), Povos de todo o mundo, uni-vos e derrotai os agressores norte-americanos e todos os seus lacaios.

Após uma lúcida apreciação, na base da ciência do marxismo-leninismo, da situação internacional e interna, o Partido Comunista da China concluiu que todos os ataques lançados pelos reaccionários do interior e do exterior não só devem, mas também podem ser esmagados. Quando as nuvens sombrias apareceram no céu, nós assinálamos que elas eram apenas temporárias, que a escuridão passaria depressa e o sol voltaria a brilhar.

A situação actual e as nossas tarefas (25 de Dezembro de 1947), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Na história da humanidade, toda a força reaccionária no limiar da morte lança-se, invariàvelmente, numa última e desesperada luta contra as forças revolucionárias; muitas vezes certos revolucionários deixam-se temporàriamente enganar por esse fenómeno de força aparente, dissimulador duma fraqueza interior, não vendo o facto essencial que consiste em o inimigo estar próximo do fim, enquanto que eles próprios estão cerca da vitória.

A viragem da Segunda Guerra Mundial (12 de Outubro de 1942), Obras Escolhidas, Tomo III.

Se eles [o Kuomintang] insistem em lutar, nós aniquilá-los-emos completamente. As coisas apresentam-se assim: se nos atacam e nós os aniquilamos, eles ficam satisfeitos, se os aniquilamos em parte, eles ficam satisfeitos em parte, se os aniquilamos ainda mais, maior é a satisfação; e se os aniquilamos completamente, a satisfação é completa. Os problemas da China são complexos, e os nossos cérebros precisam também de ser um pouco complexos. Se eles iniciarem o combate nós ripostaremos e combateremos para conquistar a paz.

Sobre as negociações de Tchuntchim (17 de Outubro de 1945), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Em caso de ataque pelo inimigo, e se as condições forem favoráveis para combatê-lo, o nosso Partido agirá seguramente em legítima defesa, de maneira a aniquilá-lo resoluta, radical, integral e totalmente (nós não combatemos com leviandade; só golpeamos quando estamos seguros de vencer). Nunca devemos amedrontar-nos com o ar terrível dos reaccionários.

Circular do Comité Central do Partido Comunista da China sobre as negociações de paz com o Kuomintang (26 de Agosto de 1945), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Pelo que respeita aos nossos desejos, não estaríamos interessados em lutar ainda que fosse por um só dia. Contudo, se as circunstâncias nos forçam a lutar, podemos lutar até ao fim.

Entrevista com a correspondente norte-americana Anna Louise Strong (Agosto de 1946), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Nós somos pela paz. Mas enquanto o imperialismo norte-americano não renunciar às suas exigências arrogantes e não razoáveis, e às suas maquinações para alargar a agressão, a única decisão possível ao povo chinês é a de continuar resolutamente o combate ao lado do povo coreano. Não é que sejamos belicosos. Nós estamos dispostos a cessar imediatamente a guerra e a resolver mais tarde as restantes questões. Mas o imperialismo norte-americano não quer assim. Então, deixemos a guerra seguir. Nós estamos prontos a lutar contra o imperialismo norte-americano por tantos anos quantos ele pretenda, até ao momento em que ele se disponha a parar, até à vitória completa dos povos chinês e coreano.

Discurso na IV Sessão do Primeiro Comité Nacional da Conferência Consultiva do Povo Chinês (7 de Fevereiro de 1953).

Nós devemos banir das nossas fileiras toda a ideologia feita de fraqueza e impotência. São errados todos os pontos de vista que sobrestimam a força do inimigo e subestimam a força do povo.

A situação actual e as nossas tarefas (25 de Dezembro de 1947), Obras Escolhidas, Tomo IV.

Os povos e as nações oprimidas não devem de modo algum depositar as suas esperanças de libertação na "sensatez" do imperialismo e seus lacaios. Eles só poderão triunfar se reforçarem a sua unidade e perseverarem na luta.

Declaração contra a agressão e massacre do povo do Sul do Vietnam perpetrados pela camarilha Estados Unidos-Ngo Dinh Diem (29 de Agosto de 1963).

Nós devemos estar bem preparados, seja qual for o momento em que venha a estalar a guerra civil à escala nacional. E para o caso de ela vir a produzir-se bem cedo, digamos amanhã de manhã, igualmente devemos estar bem preparados. Eis o primeiro ponto. Na actual situação internacional e interna é possível que, durante um certo tempo, a guerra civil se mantenha limitada e com carácter local. Esse é o segundo ponto. O primeiro ponto é aquilo para que devemos estar preparados, e o segundo é aquilo que tem existido desde há muito tempo. Numa palavra, devemos estar preparados. Com preparação, nós poderemos fazer adequadamente face a todos os tipos de situações complexas.

A situação e a nossa política após a vitória na Guerra de Resistência contra o Japão (13 de Agosto de 1945), Obras Escolhidas, Tomo IV.


Inclusão: 01/10/2021
Última atualização: 19/02/2024