A Dissolução da Assembléia Nacional

Karl Marx

7 de Dezembro de 1848


Primeira Edição: Neue Rheinische Zeitung. Organ der Demokratie (Nova Gazeta Renana. Órgão da Democracia), nº 162 - suplemento extra
Fonte: PUC SP Revista Margem
Tradução: Artigos recolhidos e traduzidos por Lívia Contrim (e-mail: lcotrim @ aol . com).
HTML:
Fernando A. S. Araújo.
Direitos de Reprodução: Licença Creative Commons licenciado sob uma Licença Creative Commons.

A contra-revolução chegou a seu segundo estágio. A Assembléia Nacional foi dissolvida.(1) Uma constituição outorgada foi anunciada sem mais pela "graça suprema".

Toda a hipocrisia posta em andamento desde maio com a "entente" despojou-se de sua última capa.

A Revolução de Março foi declarada nula, e o "domínio pela graça de Deus" festeja seu triunfo.

A camarilha, os junkers, a burocracia e toda a reação com ou sem uniforme se rejubila por finalmente poder outra vez tanger o povo rude de volta para o estábulo do Estado "germano-cristão".


Notas de rodapé:

(1) Em 5 de dezembro de 1848 foi publicada uma ordenança real sobre a Dissolução da Assembléia Nacional prussiana. No relatório do ministério sobre essa ordenança a Assembléia Nacional foi especialmente repreendida por não ter obedecido ao "comunicado supremo sobre a transferência das sessões da Assembléia convocada para se entender sobre uma constituição de Berlin para Brandenburg"- uma medida que supostamente deveria "garantir a liberdade de deliberação dos representantes do povo diante dos movimentos anarquistas da capital e suas influências terroristas". (retornar ao texto)

Inclusão 09/11/2014