Saudações aos Trabalhadores Franceses no 20º Aniversário da Comuna de Paris

Friedrich Engels

17 de março de 1891


Primeira Edição: Publicado pela primeira vez em Le Socialiste, nº 27, de 25 de março de 1891. 

Fonte: Que Cem Flores Desabrochem! Que Cem Escolas Rivalizem!

Tradução: Cem Flores - Traduzido de: MARX, Karl e ENGELS, Frederick. Collected Works, vol. 27. Moscou/Nova York: Progress Publishers/International Publishers, 1990, pg. 177-8.

HTML: Fernando Araújo.


Londres, 17 de março [de 1891]

Cidadãos e cidadãs, 

Hoje fazem vinte anos que a Paris trabalhadora se levantou como um só homem contra o ataque criminoso da burguesia e dos ruralistas, liderados por Thiers. Esses inimigos do proletariado tremeram quando viram os trabalhadores de Paris armados e organizados para defender seus direitos. Thiers pensou privá-los das armas que eles haviam gloriosamente usado contra a invasão estrangeira e que eles usariam de forma ainda mais gloriosa contra os ataques dos mercenários de Versalhes. Para esmagar a Paris em revolta, os ruralistas e a burguesia imploraram e obtiveram a assistência da Prússia. Depois de uma luta heroica, Paris foi esmagada pelo peso dos números e desarmada. 

Por vinte anos, os trabalhadores de Paris têm estado sem armas, e tem sido assim em toda a parte: em todos os grandes países civilizados o proletariado está privado dos meios materiais de defesa. Em toda a parte, são os adversários e exploradores da classe trabalhadora que têm forças armadas sobre seu controle exclusivo. 

Qual o resultado de tudo isso? 

Isso significa que hoje, quando todo o homem saudável serve ao exército, esse exército reflete crescentemente o sentimento e as ideias populares, e esse exército, o grande meio de repressão, está se tornando menos seguro a cada dia; os chefes de todos os grandes estados já preveem com terror o dia quando os soldados em armas se recusarão a assassinar seus pais e irmãos. Nós vimos isso em Paris quando o Tonkinense [Jules Ferry] teve a audácia de reivindicar a presidência da república francesa; nós vemos isso hoje em Berlim, onde o sucessor de Bismarck [Leo von Caprivi] está pedindo ao parlamento [Reichstag] os meios para fortalecer a obediência no exército com mercenários – porque acredita-se haver muitos socialistas entre os recrutas!

Quando tais coisas começarem a acontecer, quando o dia começar a amanhecer no exército, o fim do velho mundo estará se aproximando a olhos vistos. 

Que o destino seja cumprido! Que a burguesia em sua decadência abdique ou morra, e vida longa ao Proletariado! Viva a Revolução social internacional!

F. Engels


capa
Inclusão: 18/03/2020