Escritos sobre a Guerra Civil Americana
Artigos do New-York Daily Tribune, Die Presse e outros (1861-1865)

Karl Marx e Friedrich Engels


Seção II. Reflexos da Guerra na Europa Industrializada
Introdução, por Felipe Vale da Silva


capa

“A Inglaterra se encontra hoje, como cinquenta anos atrás, perante uma catástrofe que ameaça atacar, na raiz, todo seu sistema econômico”. Nos cinco artigos que compõem esta seção, Marx expõe o melhor de seu método de análise econômica, o qual se tornou célebre em O Capital. Nela são consideradas tanto as demandas em massa por matéria-prima, quanto a flutuação de preços do fio de algodão. Como pano de fundo dos artigos em questão está a convicção de que as crises do capitalismo podem servir ao analista como momentos de revelações das contradições internas ao sistema.

George Novack(1) resume bem aquilo que vimos na seção anterior: “os defensores do regime escravocrata defendiam, em primeiro lugar, que a guerra entre o Norte e o Sul não passava de uma disputa tarifária, em segundo, que era travada pelo Norte contra o Sul para manter a União à força, e, em terceiro, que a questão da escravidão nada tinha a ver com isso”. Uma vez que refuta todos esses argumentos, Marx parte para a análise de um segundo momento de desdobramento da crise, aquilo que pôde observar de perto durante o seu exílio em Londres: a pauperização do proletariado urbano ligado à indústria têxtil.

Como isso se deu? Durante a Guerra Civil, portos do sul dos EUA foram bloqueados, e a Inglaterra logo se viu confrontada com uma realidade de seu capitalismo altamente industrializado: sem o algodão produzido pela escravidão americana, o mercado têxtil, carro-chefe da Revolução Industrial, estacaria. Consequentemente, massas trabalhadoras diretamente dependentes da indústria têxtil se viram destituídas — desde costureiras e tecelões até comerciantes de tecidos —, lançando a Grã-Bretanha em mais uma crise, financeira e social. Diferentemente das análises de Marx e Engels das crises dos anos 1850, mais focadas em conjunturas de força locais, a análise empreendida aqui se esforça em pensar o sistema de comércio global como rede complexa e interdependente. Mais do que isso, é um sistema ameaçado por colapsos imprevisíveis, cujos principais atingidos são as massas de despossuídos.


Notas:

(1) “Marx e Engels sobre a Guerra Civil dos Estados Unidos”, resenha publicada no The New International. Edição de fevereiro de 1938. Tradução de Camyl Ourives Cruz. Disponível em: www.marxists.org/archive/novack/1938/02/01.htm. (retornar ao texto)

logotipo editora Aetia
Inclusão: 18/08/2022