Escritos sobre a Guerra Civil Americana
Artigos do New-York Daily Tribune, Die Presse e outros (1861-1865)

Karl Marx e Friedrich Engels


Seção VI. Questões de estratégia militar
A Guerra Civil americana e os navios encouraçados e blindados
(Engels. Die Presse, 3 de julho de 1862.)


capa

Há cerca de três meses e meio – em 8 de março de 1862 – a batalha naval entre o Merrimac e as fragatas Cumberland e Congress em Hampton Roads encerrou a longa era das belonaves de madeira. Em 9 de março de 1862, a batalha naval entre o Merrimac e o Monitor, travada nas mesmas águas, inaugurou a era das embarcações encouraçadas.

Já faz algum tempo que o Congresso em Washington tem destinado importantes somas para a construção de diferentes navios encouraçados e à construção das grandes canhoneiras blindadas do sr. Stevens (de Hoboken, perto de Nova York). Além disto, o sr. Ericsson encontra-se em vias de concluir a construção de seis navios, concebidos segundo o plano do Monitor, porém bem maiores e providos de duas torres móveis, cada uma flanqueada por dois grandes canhões.

O Galena, um segundo encouraçado, foi construído em outro arsenal, seguindo um novo modelo. Ele acaba de ser concluído e escoltará o Monitor, primeiro para monitorar o Merrimac, depois para limpar a margem do rio James dos fortes rebeldes. Esta tarefa já está sendo realizada a uma distância de até sete ou oito milhas de Richmond. O terceiro encouraçado a cumprir missões no rio James é o Bengaluche, cuja denominação original era Stevens, em homenagem ao seu inventor e primeiro proprietário.

Um quarto encouraçado, o New Ironsides, está sendo contruído e deve ganhar o mar em algumas semanas. O Vanderbilt e outro grande vapor foram transformados em navios blindados; diversas outras belonaves de madeira, como o Roanoke, ressuscitarão com uma blindagem. O governo da União ainda mandou construir quatro ou cinco canhoneiros em Ohio, que prestaram bons serviços nas proximidades de Forte Henry, Forte Donelson e Pittsburg Landing. Por fim, o coronel Elet e alguns de seus amigos especializaram-se na colocação de blindagens. Em Cincinnati e em diferentes pontos de Ohio, reformaram antigos vapores e revestiram suas proas com blindagem. Eles não foram equipados com canhões, mas guarnecidos com atiradores de elite, tão numerosos no Oeste. Voltaremos mais tarde a tratar da primeira façanha de armas destes navios blindados improvisados.

De sua parte, os confederados também não estão inativos. Eles iniciaram a construção de novos navios e a remontagem de velhos barcos em Norfolk. Porém, antes que tivessem concluído sua obra, Norfolk caiu nas mãos das tropas da União e todos os seus navios foram destruídos. Em contrapartida, os confederados construíram, em Nova Orleans, três navios de tonelagem média, blindados com aço; um terceiro encouraçado, de enorme tonelagem e magnificamente armado, encontrava-se em vias de conclusão, quando houve a captura de Nova Orleans. Se acreditarmos nas palavras dos oficiais da marinha da União, caso a construção deste navio houvesse se concluído, teria colocado em grande risco toda a marinha da União, uma vez que o governo de Washington não possuía nada em condições de se opor a este monstro. Seu custo de construção ascendeu a 2 milhões de dólares. Segundo se disse, os próprios rebeldes destruíram a nave.

Como assinalamos anteriormente, as embarcações construídas por Ellet Widder não dispunham de canhões, mas de um grande número de atiradores de elite. Os navios a vapor eram protegidos apenas por uma montagem de madeira e ferro. Possantes motores a vapor e proa com uma ponta afiada de carvalho e ferro constituíam o equipamento destas embarcações blindadas. Homens, mulheres e crianças acorreram aos milhares a Memphis para acompanhar, ansiosamente do alto das abruptas margens do Mississippi, a “batalha dos blindados”. Algumas vezes, a multidão distava apenas meia légua inglesa do teatro de operações. A batalha durou apenas uma hora. Enquanto os rebeldes perderam sete navios e cem homens, quarenta dos quais por afogamento, apenas um navio da União saiu seriamente danificado, não houve senão um ferido e nenhum morto do lado nortista.

Com exceção do navio blindado que conseguiu escapar da batalha naval de Memphis, os confederados não possuem mais do que um par de navios encouraçados ou blindados em Mobile. Além destes, dispõem apenas de um punhado de canhoneiras em Vicky, as quais se encontram simultaneamente ameaçadas por Farragut, rio acima, e por Davis, rio abaixo, a frota sulista já se depara com o fim de seus dias.


logotipo editora Aetia
Inclusão: 18/08/2022