Sobre a Guerra Popular na Índia
Oito Documentos Históricos

Charu Mazumdar


Quinto Documento:
Qual possibilidades o ano de 1965 está indicando?


capa

Há alguns camaradas que ficam com medo quando mencionam a luta armada, e enxergam o espectro do aventureirismo. Eles pensam que o trabalho de construir um partido revolucionário se encerrou com a adoção do programa, em outras palavras, com a adoção do programa que são documentos estratégicos no Sétimo Congresso do Partido. Apenas a partir de algumas resoluções sobre movimentos adotadas no Congresso do Partido, chegaram à decisão como se apesar da atual etapa da revolução e da composição de classes, as táticas da etapa atual também fossem decididas pelo Sétimo Congresso. Das suas palavras, aparece como se o movimento de massas pacífico em si é a principal tática de luta na atual etapa. Ainda que não defendam abertamente as táticas de Khrushchev de transição pacífica ao socialismo, o que querem dizer é quase que a mesma coisa. Eles querem dizer que não existe possibilidade de revolução na Índia em um futuro próximo. Então atualmente, teremos que nos mover no caminho pacífico. Na etapa da luta mundial contra o revisionismo, eles não podem afirmar abertamente as decisões revisionistas. Mas estão acusando como aventureiristas e espiões da política a qualquer um que fale de luta armada. Ainda assim, mesmo se abandonarmos o movimento de massas de Kashmir, o governo assassinou no mínimo 300 pessoas nos últimos oito meses, o número de presos cresceu para milhares e uma após a outra, as fazendas foram tomadas pelos movimentos de massas. Quais programas estávamos colocando diante desses agitadores? Nenhum! Do outro lado, estão sonhando quando os movimentos de massas pacíficos organizados sob nossa direção irão crescer. Isso em si é um exemplo vergonhoso de revisionismo. Ainda somos incapazes de perceber que na atual etapa não podemos construir movimentos de massas pacíficos. Porque a classe dominante não nos dará, e nem está dando, tal oportunidade. Deveríamos ter aprendido essa mesma lição com o movimento de resistência dos bondes. Mas não aprendemos a lição. Ficamos impacientes em organizar movimentos satyagraha, mas não percebemos que o movimento satyagraha atualmente está fadado a falhar. Isso não quer dizer que os movimentos satyagraha estão todos em conjunto ultrapassados hoje. Todos tipos de movimentos devem ser levados a cabo em todas as épocas; mas a forma do movimento principal depende da classe dominante. O aspecto atual de nossa época é que o governo está combatendo todo movimento com ataques violentos. Então, para o povo, o movimento de resistência armada apareceu como a necessidade mais importante. Então, no interesse dos movimentos de massas, o apelo deve ser feito à classe operária, ao campesinato em luta e a todo povo militante:

  1. pegar em armas;
  2. formar unidades armadas para confronto;
  3. educar politicamente cada unidade armada.

Não fazer essa convocatória seria empurrar as massas desarmadas para a morte sem qualquer consideração. A classe dominante quer isso, porque dessa forma podem romper com a força da mente das massas em luta. As massas agitadas hoje atacam estações de trem, postos policiais, etc. Inúmeras agitações estão irrompendo em prédios do governo, ou em ônibus, bondes e trens.

Isso é como a agitação dos ludistas contra as máquinas. Os revolucionários terão que dar a liderança consciente; greve contra os burocratas odiados, contra os policiais, contra os funcionários militares; o povo deve ser ensinado - repressão não é feita pelos postos policiais, mas pelos funcionários no comando dos postos policiais; ataques não são dirigidos pelos prédios do governo ou transporte, mas pelos homens da máquina repressora do governo, e é contra esses homens que nossos ataques são dirigidos.

Devemos instruir a classe operária e as massas revolucionárias que elas não devem atacar apenas por atacar, mas devem executar a pessoa que atacam. Porque, se apenas atacam, a máquina reacionária irá revidar. Mas se aniquilarem, todos da máquina repressora do governo irão entrar em pânico. Devemos nos lembrar dos ensinamentos do camarada Mao Tsé-tung: “a armadura do inimigo é nossa armadura”. Para construir essa armadura, a classe operária deve tomar a liderança. Deve se dar a liderança ao campesinato nas aldeias, e tais unidades armadas se transformarão em forças de guerrilha no futuro. Se essas unidades armadas também forem treinadas na educação política elas por si só podem construir bases de apoio para as lutas no campo. Apenas através desse método podemos tornar a Revolução Democrática Popular vitoriosa. Formando essas unidades de combate entre a classe operária e as classes revolucionárias, seremos capazes de construir esse partido revolucionário, o partido que possa se manter firmemente no marxismo-leninismo revolucionário e levar adiante a responsabilidade da etapa futura. O governo está fracassando em abastecer comida para o povo, então o povo ficou inquieto. Então, no interesse da burguesia reacionária da Índia, atacou o Paquistão. O plano imperialista dos EUA de guerra mundial também opera por detrás dessa guerra. Ao atacar o Paquistão, a classe dominante novamente quer criar uma onda de nacionalismo burguês. Mas dessa vez é claro como a luz do sol que apenas a Índia é a agressora. Então como resultado da derrota do exército indiano, a luta antigoverno irá rapidamente se cristalizar entre as massas. Então os marxistas hoje querem que o exército agressor da Índia seja derrotado. Essa derrota irá criar novas agitações de massas. Não apenas desejando sua derrota; os marxistas ao mesmo tempo devem girar seus esforços para que essa derrota seja iminente. Em cada província da Índia, deve se organizar agitações nas linhas que a agitação de massas em Kashmir vem avançando. A classe dominante da Índia está tentando resolver sua crise com táticas imperialistas. Para resolver a guerra imperialista, devemos avançar junto do caminho determinado por Lenin, “transformar a guerra imperialista em uma guerra civil”' - devemos compreender o significado dessa palavra de ordem. Se podemos perceber que a revolução indiana invariavelmente tomará a forma de guerra civil, a tática da tomada do poder em toda a extensão territorial pode ser a única tática. A tática da tomada do poder, usada na China, é a única tática. A tática que foi adotada pelo Grande Líder da China, o camarada Mao Tsé-tung - a mesma tática deve ser adotada pelos marxistas indianos.

Da experiência desse ano, os camponeses viram que o governo não se incumbiu de nenhuma responsabilidade de fornecer comida aos camponeses pobres, mas pelo contrário, o instrumento repressor do governo foi desencadeado no momento que as massas camponeses seguiram o caminho de qualquer movimento. Além disso, ao atacar o Paquistão, mais pressão foi imposta sobre os camponeses. Então os camponeses pobres deveriam se preparar para o próximo ano. Se eles ficarem desprovidos das colheitas no campo, terão que morrer de fome no ano seguinte. Então se preparem agora.

Como a luta para preservar as colheitas pode ser conduzida?

  1. organizar forças armadas em cada vila;
  2. traçar mecanismos para que essas forças possam coletar o quanto puder de armas e escolher lugares secretos para escondê-las;
  3. escolher locais para esconder as colheitas. Em nossos dias passados, não fizemos qualquer mecanismo permanente para esconder as colheitas. Então a maior parte da colheita ou era destruída ou caía nas mãos do inimigo. Então deve se organizar mecanismos permanentes para esconder as colheitas. Onde se pode escondê-las? Em todo país do mundo, onde quer que os camponeses lutam, as colheitas devem ser escondidas. Para o camponês, o único lugar para esconder as plantações pode ser debaixo a própria terra. Em toda área, todo camponês terá que fazer um local para esconder as colheitas embaixo da terra. De outra forma, não há outros meios de salvar a colheita do inimigo;
  4. além de unidades armadas, pequenos grupos de camponeses devem ser formados para fazer ronda, e manter comunicação e outros trabalhos;
  5. deve se dar educação política para toda unidade e a propaganda política certamente terá que ser realizada. Deve-se lembrar que apenas a campanha de propaganda política pode fazer essa luta mais disseminada e fortalecer o espírito de luta do camponês. Agora faltam de dois a três meses para a colheita. Nesse período, as unidades do Partido nas áreas camponesas devem levar a cabo a preparação política e organizacional para prosseguir esse trabalho, e devem atingir boa compreensão sobre as táticas do trabalho clandestino.

Inclusão