Manual de Economia Política

Academia de Ciências da URSS


Prefácio


capa

Durante o período transcorrido desde o lançamento da segunda edição do Manual de Economia Política, a produção socialista na União Soviética e nos países de democracia popular manteve invariavelmente sua marcha ascensional, aperfeiçoou-se a direção planificada da economia nacional, melhoraram os métodos de gestão da economia, desenvolveu-se a iniciativa criadora das massas.

No campo do capitalismo operaram-se processos de um contínuo aprofundamento da crise geral do capitalismo, da desagregação do sistema colonial e de um crescente agravamento das contradições internas e externas.

As resoluções do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e dos últimos plenos do CC do PCUS colocaram diante das ciências sociais, particularmente diante da ciência econômica, novas e importantes tarefas. No informe político do CC do PCUS ao XX Congresso do Partido, foi destacado que, na atual etapa da edificação do comunismo, emerge para o primeiro plano o aspecto econômico da teoria marxista.

Diante dos economistas, como também diante de todos os trabalhadores da frente ideológica, colocam-se as tarefas de uma completa superação das consequências do culto a personalidade, da audaciosa elaboração criadora de toda uma série de novos problemas da economia socialista, levantados pela vida, a tarefa da intensificação da luta contra a ideologia burguesa, contra quaisquer tentativas de revisão do marxismo-leninismo, como perigo principal na atual etapa, contra o dogmatismo e o escolasticismo.

Tudo isto suscitou a necessidade de uma reelaboração essencial do texto do Manual de Economia Política.

Nesta terceira edição do Manual, foi feita uma análise mais desenvolvida dos atuais processos e leis do desenvolvimento dos dois sistemas mundiais — o socialismo e o capitalismo —, foram introduzidas modificações na estrutura do Manual, o material de fato foi aumentado e renovado, uma série de teses recebeu certo desenvolvimento e concretização e algumas formulações foram modificadas e tomadas mais precisas.

Na estrutura do Manual foram introduzidas as seguintes modificações: o primeiro capítulo é dedicado ao objeto da economia política; as formações pré-capitalistas foram reunidas num só capítulo, que constitui uma breve introdução histórica ao estudo da economia política; os capítulos sobre a cooperação simples, a manufatura e a grande indústria foram agrupados num único capítulo — “Os três estádios do desenvolvimento do capitalismo na indústria” —, inserido depois do capítulo sobre a mais-valia; o capítulo sobre a renda nacional foi fundido com o capítulo “Reprodução do capital social”; a construção do socialismo nos países de democracia popular é estudada na seção sobre o período de transição do capitalismo ao socialismo; o capítulo “A base material de produção do socialismo” foi suprimido e o material nele contido passou a ser utilizado em outros capítulos; o caráter das leis econômicas do socialismo e o papel econômico do Estado socialista são estudados juntamente com os problemas da propriedade socialista; foi introduzido um capítulo que trata fundamentalmente da produtividade do trabalho; a caracterização do princípio da distribuição segundo o trabalho é feita de maneira particular juntamente com a análise do salário; o capítulo sobre a agricultura faz uma caracterização dos fundamentos do regime colcosiano e das particularidades da aplicação das categorias econômicas do socialismo no setor colcosiano; o capítulo sobre a renda nacional no socialismo foi fundido com o capítulo sobre a “Reprodução socialista”; foram supressos os resumos depois de cada capítulo, que repetiam definições já dadas no texto.

As principais modificações e acréscimos foram introduzidos na caracterização da atual etapa da crise geral do capitalismo e também, particularmente, na seção “Modo de produção socialista”.

Na caracterização da atual etapa da crise geral do capitalismo é mostrada a importância decisiva da formação do sistema socialista mundial e da desagregação do sistema colonial do imperialismo e examinados os problemas da coexistência pacífica dos dois sistemas, além de outros.

Na nova edição do Manual é feito um esclarecimento mais amplo da questão das leis gerais e das particularidades da transição para o socialismo em diferentes países a base da generalização da experiência da URSS e dos países de democracia popular, sendo também destacada a significação do fortalecimento da unidade dos países do campo socialista, como condição das mais importantes para o êxito da edificação do socialismo e do comunismo.

A tarefa da ciência econômica marxista-leninista consiste em fazer com que o estudo das leis e categorias da economia socialista baseie-se, cada vez mais, na generalização da experiência da construção econômica em todos os países do sistema socialista mundial.

Na elaboração da terceira edição do Manual, os autores esforçaram-se em fazer uma análise teórica mais desenvolvida das leis e categorias econômicas do socialismo, das formas de sua manifestação e dos métodos da sua utilização na prática da direção planificada da economia socialista. Em relação com isto, foram objeto de maior atenção no Manual as questões teóricas ligadas ao ulterior desenvolvimento do princípio leninista do centralismo democrático na construção econômica, e também as particularidades da direção planificada do desenvolvimento da produção colcosiana, baseada na propriedade cooperativo-colcosiana.

Um espaço consideravelmente maior no Manual é dedicado ao exame dos problemas da ação da lei do valor, notadamente na esfera da produção de bens de produção, na atividade econômica dos colcoses, as questões do fortalecimento do cálculo econômico, do desenvolvimento dos estímulos materiais para o ascenso da produção, da elevação da produtividade do trabalho e da redução do preço de custo da produção, da mais completa efetivação possível de todas as vantagens da economia socialista planificada visando ao mais rápido cumprimento da tarefa econômica fundamental da URSS e a construção da base material e técnica do comunismo.

No fim do Manual são feitas uma caracterização do sistema mundial do socialismo em seu conjunto, uma análise das leis do desenvolvimento do novo tipo de relações econômicas mútuas entre os países do campo socialista e são também examinadas as questões da competição dos dois sistemas: o socialismo e o capitalismo.

Na elaboração da terceira edição do Manual de Economia Política, como nas duas edições anteriores, uma grande ajuda ao coletivo de autores foi prestada pelo ativo de economistas — trabalhadores científicos, professores, dirigentes da economia e propagandistas.

Nas reuniões dedicadas a discussão da segunda edição do Manual, realizadas com a participação de muitos economistas na Academia de Ciências da URSS, na Academia de Ciências Sociais, anexa ao CC do PCUS, na Escola Superior do Partido, anexa ao CC do PCUS, na Universidade Estatal de Moscou e no Instituto Econômico Estatal de Moscou, na Editora de Literatura Política do Estado, da mesma forma que em grande número de cartas dos leitores, foram feitas muitas observações críticas valiosas e propostas concretas para melhorar o Manual. Uma grande ajuda nesse sentido também foi prestada, através de suas observações e propostas, por muitos economistas estrangeiros, em particular dos países de democracia popular.

O trabalho de elaboração da terceira edição do Manual de Economia Política foi realizado por um grupo de autores com a seguinte composição: acadêmico K.V. Ostrovitianov, membro-correspondente da Academia de Ciências da URSS; L.A. Leontiev, membro efetivo da Academia Lênin de Ciências Agrícolas da União Soviética; I.D. Lantiev, doutores em Ciências Econômicas; L.M. Gatovski e I.I. Kuzminov. Na seleção e elaboração do material estatístico, participou o membro-correspondente da Academia de Ciências da URSS V.N. Starovski.

O grupo de autores exprime o seu agradecimento a todos os camaradas que ajudaram no trabalho do Manual com suas observações críticas e propostas. Os autores pedem aos leitores que enviem suas opiniões e observações sobre a terceira edição do Manual para o seguinte endereço: Instituto de Economia da Academia de Ciências da URSS, rua Volkonka, 14, Moscou.

No texto da tiragem suplementar da terceira edição do Manual de Economia Política, particularmente nos capítulos sobre o modo de produção socialista, foram introduzidos modificações e acréscimos decorrentes das resoluções do XXI Congresso do PCUS.

Este trabalho foi realizado pelos membros do grupo de autores camaradas K.V. Ostrovitianov, L.M. Gatovski e I.I. Kuzminov. Na escolha e elaboração dos novos materiais estatísticos, participou o camarada V.N. Starovski.

Os autores


Inclusão 10/02/2015