A Luta Operária

Anton Pannekoek


Capítulo 6 - A Revolução dos Trabalhadores


A revolução pela qual a classe operária atingirá o poder e a liberdade não é um acontecimento único, com uma duração limitada. É um processo de organização, de auto-educação, no decurso do qual os trabalhadores encontrarão pouco a pouco, ora por uma progressão regular, ora por saltos, a força para vencer a burguesia, para destruir o capitalismo e construir um novo sistema de produção colectiva. Esse processo ocupará toda uma época histórica, da qual ignoramos a duração, mas na qual estamos seguramente à beira de entrar. Se bem que não possamos prever os detalhes do seu desenrolar, podemos apesar disso discutir desde já as condições e circunstâncias em que terá lugar.

O combate em questão não pode comparar-se a uma guerra normal entre forças antagonistas do mesmo tipo. As forças dos trabalhadores parecem-se com um exército que se reagrupa durante a batalha! Elas devem crescer pela própria luta, não podem afirmar-se antes; só podem pôr defronte objectivos parciais e atingir objectivos parciais. Se examinarmos a história, vemos desenvolver uma série de acções que parecem ser outras tantas falhas de tentativas de tomada de poder: do cartismo à Comuna de Paris, passando por 1848. até às revoluções da Rússia e Alemanha de 1917-1918. Mas há aí progressos numa mesma direcção; cada tentativa nova mostra um nível de consciência e de força mais elevado. A história do trabalho mostra-nos, por outro lado, que há, na luta incessante da classe operária, altos e baixos que correspondem na sua maioria às variações da prosperidade industrial. No começo do desenvolvimento industrial, cada crise trazia a miséria e movimentos de revolta; a revolução de 1848 no continente era a sequela duma grande depressão económica combinada com as más colheitas. A depressão industrial dos anos de 1867 originou um renovar da agitação política em Inglaterra, a grande crise dos anos de 1880, o desemprego enorme que se Ihe seguiu, suscitaram acções de massas, a subida da social--democracia no continente e o "novo sindicalismo" em Inglaterra. Mas nos períodos: de prosperidade industrial, como por exemplo entre 1850 e 1870, 1895 e 1914, todo esse espírito de revolta desapareceu. Quando o capitalismo está florescente e estende o seu império em actividade febril, quando não há desemprego e quando as acções dos sindicatos são capazes de originar aumentos de salários, os trabalhadores não pensam em mudar o que quer que seja no sistema social. A classe capitalista, acumulando riquezas e poder, acredita-se capaz de tudo, avança sobre os trabalhadores e consegue impregná-los do seu espírito nacionalista. Formalmente, os trabalhadores podem ficar agarrados às velhas palavras de ordem revolucionárias, mas no seu subconsciente estão satisfeitos com o capitalismo, a sua visão das coisas está estreitada; é por isso que, ainda que o seu número aumente, o seu poder declina. Até que uma nova crise os apanhe desprevenidos e os acorde de novo.

Se o poder combativo adquirido anteriormente se esboroa na satisfação duma prosperidade nova, a questão põe-se em saber se a sociedade e a classe operária estarão algum dia suficientemente maduras para a revolução. Para responder a esta questão, é necessário examinar de mais perto o desenvolvimento do capitalismo.

A alternância de prosperidade e de depressão na indústria não é um simples movimento de pêndulo. Cada novo movimento foi sempre acompanhado de uma expansão. Depois de cada baixa, de cada crise, o capitalismo foi capaz de tornar a subir a encosta estendendo o seu domínio, os seus mercados, o número de produtos e a importância da sua produção. Enquanto o capitalismo puder estender sempre mais o seu domínio sobre o mundo e aumentar as suas dimensões, pode oferecer empregos à massa da população. E enquanto puder fazer face à primeira exigência de todo o sistema de produção, proporcionar o necessário vital a todos os seus membros, será capaz de se manter, porque nenhuma inexorável necessidade obrigará os trabalhadores a acabar com ele. Se ele pudesse continuar a prosperar, estendendo-se sempre mais, a revolução seria então tanto impossível como supérflua, só restaria esperar por um desenvolvimento gradual da cultura que pudesse pôr termo às suas carências.

Mas o capitalismo não é um sistema de produção normal, e de modo nenhum um sistema estável. Os capitalistas da Europa e depois da América puderam fazer crescer a sua produção com tal regularidade e rapidez, porque estavam cercados por um vasto mundo não capitalista, possuindo apenas uma reduzida produção, e sendo, ao mesmo tempo, fonte de matérias-primas e mercado para os seus produtos. Esta separação entre um núcleo capitalista activo e um todo à volta passivo, vivendo na sua dependência, era um estado de coisas artificial: o núcleo estendia-se (e estende-se) sem cessar. Sendo a própria essência da economia capitalista, o crescimento, a actividade, a expansão, qualquer paragem significa a queda e a crise. A razão é que os lucros se acumulam continuamente, sob a forma de novo capital que tem de ser investido para trazer novos lucros; assim a massa do capital e a massa dos produtos crescem cada vez mais depressa e os mercados são procurados cada vez mais febrilmente. Também o capitalismo é uma grande força revolucionária, que transforma por toda a parte as antigas condições e modifica o aspecto da Terra. Aos milhões, novos indivíduos, populações inteiras que durante séculos tinham vivido por si mesmas e sem mudanças notáveis, unicamente da sua produção familiar, vêem-se envolvidos pelo turbilhão do comércio mundial. O próprio capitalismo, a exploração industrial, introduzem-se nesses países e depressa os antigos clientes se tornam concorrentes. No século XIX, vindo da Inglaterra, o capitalismo instalou-se em Franca, na Alemanha, na América, no Japão, depois invade, no século XX, os vastos territórios da Ásia. Inicialmente, permanecendo ao nível da concorrência individual, ulteriormente organizando-se sob a forma de Estados nacionais, os capitalistas lançaram-se numa luta pelos mercados, pelas conquistas coloniais, pelo domínio do mundo. Assim vão sempre em frente, revolucionando domínios cada vez mais vastos.

Mas a Terra não passa de uma esfera cuja superfície é limitada. A descoberta das dimensões finitas do globo acompanhou a subida do capitalismo há quatro séculos; a tomada em consideração dos limites dessas dimensões mostra que o capitalismo tem um fim. A população a escravizar é limitada. Uma vez que tenha feito entrar debaixo do seu domínio as centenas de milhões de pessoas que vivem nas planícies férteis da China e da Índia, o trabalho essencial do capitalismo estará realizado. Então já não haverá grandes massas humanas para subjugar. Seguramente ficarão enormes regiões selvagens onde desenvolver as culturas, mas a sua exploração exigirá a cooperação consciente da humanidade organizada; os métodos de rapina grosseiros do capitalismo, "a violação da terra" que destrói a sua fertilidade, não poderão absolutamente ser empregues neste caso. Assim a expansão do capital encontrar-se-á ela própria posta em cheque. Não como se um obstáculo se levantasse subitamente diante dela, mas pouco a pouco, pela dificuldade de vencer os seus produtos e investir o capital. Então o ritmo de desenvolvimento baixará e a produção diminuirá. O desemprego tornar-se-á uma doença insidiosa. Então a luta entre capitalistas pela dominação do mundo tornar-se-á mais encarniçada, com a perspectiva de novas guerras mundiais.

Não podemos deixar de duvidar do facto de que uma expansão ilimitada do capitalismo, oferecendo possibilidades de vida duradoiras a toda a população, esteja excluída pelo carácter económico intrínseco desse sistema. O momento virá em que todos os males das depressões. as calamidades do desemprego, os terrores; da guerra, se acentuarão cada vez mais. Então a classe operária, se ainda não estiver revoltada, deve sublevar-se e combater. Então os trabalhadores deverão escolher entre sucumbir passivamente ou bater-se activamente para alcançar a sua liberdade. Então deverão assumir a tarefa de criar um mundo melhor a partir do caos engendrado pelo capitalismo em plena decrepitude.

E eles bater-se-ão? A história humana é uma série incessante de combates; e Clausewitz, o teórico de guerra alemão, tirava da história a conclusão de que no mais íntimo de si mesmo o homem é um ser guerreiro. Mas outros, tão cépticos como ardentes revolucionários, vendo a timidez, a submissão, a indiferença das massas desesperam muitas vezes quanto ao futuro. É preciso examinar-mos duma maneira mais aprofundada o impacto de todas as forças psicológicas.

O impulso dominante e mais profundo no homem é, como para todos os seres vivos. o instinto de conservação. Esse instinto obriga a defender a própria vida com todas as forças. O medo e a submissão são assim o efeito desse instinto, quando, frente a senhores todo-poderosos, são as melhores hipóteses de conservação. De todas as diversas aptidões do homem, são essas as melhor adaptadas para conservar a vida, nas circunstâncias do momento, que prevalecerão e se desenvolverão. Na vida quotidiana, no regime capitalista, é impossível e mesmo perigoso para um trabalhador conservar os seus sentimentos de independência de orgulho; quanto mais os reprimir e obedecer em silêncio, menos dificuldades encontrará para achar e conservar um emprego. A moral ensinada pelos padres da classe dominante reforça esta disposição. E só alguns espíritos independentes aceitam o desafio e estão prontos a enfrentar as dificuldades que daí resultam.

Mas em período de crise e de perigo, toda essa submissão, toda essa virtude, não tem qualquer utilidade para a preservação da vida; somente o combate pode consegui-lo e então eles cedem lugar aos opostos, a revolta e a coragem. Os mais audazes dão o exemplo e os tímidos descobrem com surpresa de que actos de heroísmo são capazes. A confiança e o ardor despertam neles; e crescem porque só do seu desenvolvimento dependem as hipóteses de vida e de felicidade. E imediatamente, por instinto e por experiência, eles sabem que só a colaboração e unidade podem dar forças às massas. Quando então compreendem que forças existem neles e nos seus camaradas, quando sentem a felicidade e o orgulho do despertar do respeito por si mesmos e do devotamento fraternal, quando vêm despontar a imagem duma sociedade nova que ajudam a construir, o entusiasmo e ardor tornam-se uma força irresistível. Então a classe operária começa a estar madura para a revolução. Então o capitalismo começa a estar maduro para o afundamento.

---*---

Assim, uma humanidade nova está prestes a nascer. Os historiadores espantam-se muitas vezes quando vêm as rápidas mudanças que intervêm no carácter das pessoas em período revolucionário. Isso parece ter algo de milagroso; mas simplesmente mostra quantos traços estão nelas escondidos, reprimidos porque não têm nenhuma utilidade. E ressurgem então, temporariamente talvez; mas, se a situação continua a exigi-lo, tornam-se as qualidades dominantes, transformando o homem, tornando-o apto para fazer frente às novas circunstâncias e às novas necessidades.

A primeira metamorfose, a mais importante, exprime-se pelo desenvolvimento do sentimento comunitário. As suas primeiras manifestações aparecem no capitalismo, como consequência do trabalho comum e da luta comum. É reforçado pela tomada de consciência, extraída da experiência, de que o operário isolado é impotente contra o capital e que somente uma solidariedade efectiva pode garantir condições de vida suportáveis. Quando a luta se torna mais áspera e mais importante e se alarga numa luta pelo domínio sobre o trabalho e a sociedade, uma luta de que dependem a vida e o amanhã, a solidariedade deve estender-se, dar origem a uma unidade generalizada e indissolúvel. O novo sentimento comunitário, penetrando por toda a parte a classe operária, suplanta o velho egoísmo do mundo capitalista.

Isto não é inteiramente novo. Nos tempos primitivos, predominava na tribo o sentimento comunitário, o das formas simples, comunistas, do trabalho. O homem estava inteiramente ligado à tribo, separado dela não era nada; em todos os seus actos, o indivíduo não contava, comparado com a prosperidade e a honra da comunidade. O homem primitivo era um com a tribo; estava ligado a ela por relações complexas, inextricáveis, e não era ainda uma "pessoa" reconhecida. Quando, seguidamente, os homens se separaram e se transformaram em pequenos produtores independentes, o sentimento comunitário apagou-se para dar lugar a um individualismo que fazia da própria pessoa o centro de todo o interesse e de todos os sentimentos. Durante longos séculos que marcaram a ascensão da burguesia, da produção mercantil e do capitalismo, o individualismo despertou e esse novo carácter afirmou-se cada vez mais solidamente. É uma aquisição que não pode mais ser contestada. Seguramente, isso não impede que o homem seja, no sistema capitalista, um ser social; a sociedade comanda e, em momentos críticos - por exemplo, revoluções e guerras -, o sentimento comunitário impõe-se temporariamente, como um dever excepcional. Mas em período normal, esse sentimento é reprimido e submergido pela quimera orgulhosa da independência do indivíduo.

Aquilo que se desenvolve na classe operária não é a transformação inversa, como aliás a modificação das condições da vida não é um regresso às formas do passado. Trata-se de uma fusão do individualismo e do sentimento comunitário numa unidade superior. É a subordinação consciente de todas as forças do indivíduo ao serviço da comunidade. Ao gerar poderosas forças produtivas, os trabalhadores, como os seus senhores todo-poderosos de hoje, desenvolvem a sua personalidade a um nível ainda desigual. Desde que toma consciência da relação que existe entre o sentimento de personalidade e a sociedade, o homem, unificando este com o sentimento social infinito que o anima, atinge uma nova percepção da vida, que se apoia na compreensão do facto de que a sociedade é a fonte do ser humano inteiro.

O sentimento comunitário é, desde sempre, a força principal, necessária para o progresso da revolução. Esse progresso incarna no desenvolvimento da solidariedade, das relações mútuas entre trabalhadores, na sua unidade. A organização e poder crescente são caracteres novos, que se forjam durante a luta; correspondem a uma transformação do ser no mais íntimo de si mesmo, a uma nova moralidade. O que os comentadores dizem da guerra ordinária - quer dizer que as forças morais aí têm um papel predominante -, é também verdadeiro para a guerra de classes. O que aí se visa é de outro modo importante. As guerras não têm sido sempre mais que uma luta entre forças rivais da mesma natureza, que, qualquer que tenha sido o vencedor, não podia modificar a estrutura da sociedade. Os conflitos de classes, pelo contrário, são combates por novos princípios e a vitória da classe ascendente conduz a sociedade a um estado superior de desenvolvimento. Se as comparamos com uma guerra no sentido ordinário, verificamos que as forças morais exigidas aqui são de natureza superior: colaboração dedicada e voluntária em lugar de obediência cega, fé num ideal em lugar de fidelidade a chefes, amor aos seus companheiros de classe, de humanidade, em lugar de amor à pátria. O seu desencadear não é uma violência armada, nem assassínio, mas a firmeza, o endurecimento, a perseverança, a força de persuasão, a organização. O seu objectivo não é partir cabeças, mas abrir inteligências. É certo que a acção armada também jogará um papel importante na luta de classes: a violência armada dos dirigentes não pode ser derrubada por um sofrer paciente "à Tolstoi". Ela deve ser vencida pela força, mas por uma força animada por uma profunda convicção moral.

Houve guerras que tiveram um pouco esse carácter, guerras que eram uma espécie de revolução - ou parte de uma revolução -, por ocasião das lutas pela liberdade travadas pela burguesia. Nos locais onde a burguesia em expansão lutava pelo domínio contra os poderes feudais do interior ou do estrangeiro (monarquia e propriedade da "raiz") - como na Grécia da Antiguidade, a Itália e a Flandres da Idade Média, a Holanda, a Inglaterra e a França dos séculos seguintes -, o idealismo e o entusiasmo, nascidos de sentimentos profundos das necessidades de classe, engendraram actos de grande heroísmo e abnegação. Esses episódios, tais como os que encontramos na Revolução Francesa ou na libertação da Itália pelos partidários de Garibaldi, contam-se entre as mais belas páginas da história humana. Os historiadores glorificaram-nas e os poetas cantaram-nas, como épocas de grandeza que jamais terminariam. Mas o que se seguiu a esta libertação, a verdadeira realização prática da nova sociedade, foram a dominação pelo Capital, o contraste entre o luxo insolente e a miséria, a avareza e a rapacidade dos homens de negócios, a caça aos lugares de funcionário; todo esse baixo espectáculo de baixo egoísmo caiu como um balde de água fria sobre a geração seguinte. Nas revoluções burguesas, o egoísmo e a ambição de algumas personalidades fortes jogam um papel importante; regra geral, os idealistas são sacrificados e são os mais vis que alcançam a riqueza e o poder. Na burguesia, cada um deve tentar elevar-se caminhando sobre os outros. As virtudes do sentimento comunitário não foram senão uma necessidade temporária para permitir à classe burguesa alcançar o poder; desde que esse fim foi atingido, dão lugar a uma luta sem piedade de todos contra todos.

Aqui tocamos a diferença fundamental entre as revoluções burguesas do passado e a revolução operária que se aproxima. Para os trabalhadores, o forte sentimento comunitário que nasce da sua luta pelo poder e pela liberdade é simultaneamente a base de uma sociedade nova. As virtudes da solidariedade e do devotamento, os impulsos para a acção comum numa sólida unidade engendrados pela luta social, são os próprios fundamentos do novo sistema económico que assenta sobre o trabalho em comum; serão exaltadas e perpetuadas pela sua própria prática. A luta forma a nova humanidade, aquela requerida pelo novo sistema de trabalho. O grande individualismo do homem depara, doravante, com uma melhor via para se afirmar como a sede insaciável de poder pessoal sobre os outros. Aplicando toda a sua força para a libertação da classe, desenvolver-se-á mais completamente e nobremente que para atingir fins pessoais.

---*---

O sentimento comunitário e de organização não chegam para vencer o capitalismo. Porque ele mantém a classe operária na submissão, o domínio espiritual da burguesia tem o mesmo poder que a força física. A ignorância é um entrave à liberdade. As velhas ideias e tradições pesam enormemente nos espíritos, mesmo quando já foram tocados por ideias novas. É que agora os objectivos são vistos por outro ângulo mais estreito, as palavras de ordem bem sonantes são aceites sem crítica, as ilusões de sucesso fácil, as meias-medidas e as falsas promessas desviam do bom caminho. Mede-se assim toda a importância das forças intelectuais para os trabalhados. O saber e a perspicácia são factores essenciais para a ascensão da classe operária.

A Revolução operária não será o efeito de uma força física brutal, será sim uma vitória do espírito. Será certamente obra do poder resultante da massa dos operários, mas este poder será sobretudo espiritual. Os trabalhadores não ganharão por possuírem sólidos punhos - os punhos são facilmente dirigidos, por vezes voltados contra os seus possuidores por espíritos astuciosos; também não ganharão por serem a maioria - as maiorias ignorantes e desorganizadas foram regularmente mantidas em sujeição e na impotência por minorias organizadas e instruídas. A maioria só vencerá se forças, morais e intelectuais, poderosas Ihe permitirem ultrapassar e dominar os seus senhores. Ao longo da história, as revoluções não foram avante porque novas forças espirituais se levantaram nas massas. Contudo as revoluções são períodos construtivos de evolução da humanidade. E mais ainda que todas as que se desenrolaram no passado, a revolução que fará dos trabalhadores os senhores do mundo exigirá as mais levadas qualidades morais e intelectuais.

Poderão os trabalhadores fazer frente a esta necessidade? Como poderão adquirir o saber necessário? Seguramente não será nas escolas, onde as crianças são impregnadas de ideias falsas sobre a sociedade, essas ideias que as classes dominantes desejam ver-lhes adoptar. Certamente também não será nos jornais, pertencendo e sendo editados por capitalistas ou por grupos em luta pelo poder. Com certeza não será escutando os sermões lançados do alto dos púlpitos, de onde sempre foi pregada a submissão e onde só raramente ascendem indivíduos como John Ball (1). Certamente não será escutando a rádio, porque se, outrora, as discussões públicas eram um meio poderoso dos cidadãos se iniciarem nos assuntos públicos, hoje pelo contrário só saiam da rádio discursos de sentido único, procurando esclerosar os auditores passivos e que, pelo seu barulho incessante e inoportuno, não permitem uma reflexão ponderada. Certamente também não será indo ao cinema, que ao contrário do teatro que foi, no início, um meio de educação e mesmo de combate da burguesia -, faz somente apelo à impressão visual, mas nunca à reflexão ou à inteligência. Todos são instrumentos poderosos que a classe dominante utiliza para manter a classe operária numa escravatura espiritual. Todos são empregues para esse fim, por vezes com uma astúcia instintiva e uma intenção deliberada. E as massas trabalhadoras submetem-se à sua influência sem se aperceberem de nada. Deixam abusar de si com palavras enganadoras e aparências. Mesmo aqueles que compreendem um pouco o que são as classes e as lutas, abandonam os seus assuntos aos dirigentes e aos políticos e aplaudem-nos quando utilizam os velhos temas que Ihe são queridos. As massas passam os seus tempos livres à procura de prazeres pueris, ignorando os grandes problemas da sociedade e de que dependem a sua existência e a dos seus filhos. Não será um problema insolúvel esse do desencadear e do sucesso da revolução operária, quando a sagacidade dos dirigentes e a indiferença dos dirigidos impedem todo e qualquer desenvolvimento das condições espirituais necessárias!

Mas as forças do capitalismo trabalham nas profundezas da sociedade, empurrando as velhas condições, impelindo as pessoas para a frente mesmo contra sua vontade. Os seus efeitos perturbadores são, tanto quanto possível, reprimidos, para salvaguardar os velhos hábitos de vida; acumulados no subconsciente, esses efeitos não fazem mais que intensificar as tensões internas. Até que finalmente, durante a crise, no paroxismo da necessidade, eles quebram tudo e libertam-se na acção, na revolta. A acção não é o resultado duma intenção deliberada; surge irresistivelmente, como um acto espontâneo. Em tais acções espontâneas, o homem descobre aquilo de que é capaz e isso não deixa de o surpreender. E porque a acção é sempre colectiva, revela a cada um que as forças confusamente sentidas em si mesmo existem nos outros. A confiança e a coragem despertam com a descoberta desta grande força de classe que é a vontade comum; apoderam-se de massas cada vez mais importantes, sacodem-nas e arrastam-nas.

A acção estala espontaneamente, imposta pelo próprio capitalismo aos trabalhadores, que não a desejam. Ela não é o resultado, mas o ponto de partida do seu desenvolvimento espiritual. Uma vez começada a luta, os trabalhadores devem continuar a atacar e defender-se; devem utilizar no máximo as suas forças. A indiferença desaparece, ela era apenas uma forma de resistência a necessidades que se sentiam incapazes de dominar. Um período de esforços intelectuais intensos aparece. Ao opor-se às forças imensas do capitalismo, os trabalhadores compreendem que não podem esperar vencer a não ser pelo preço de esforços cada vez maiores e utilizando todas as suas reservas de energia. O que aparecia apenas sob a forma de vagos indícios no decorrer das lutas ordinárias, desabrocha agora largamente. Toda a força que dormia no seio das massas desperta e põe-se em movimento. É o trabalho criador da revolução. A necessidade de uma sólida unidade está agora bem presente nas suas consciências; a necessidade do saber faz-se agora sentir a todo o momento. Toda a parcela de ignorância, toda a ilusão sobre o carácter e as forças do inimigo, qualquer fraqueza na resistência à sua astúcia, a incapacidade para refutar os seus argumentos e as suas calúnias, pagam-se com a derrota e o revés. Um desejo ardente, surge dos impulsos profundos do ser, obrigando os trabalhadores a fazer funcionar o seu cérebro. As novas esperanças, as novas visões do amanhã animam o espírito, transformam-no numa força activa e viva, que não se poupa a trabalhos na procura de verdade, na aquisição de conhecimentos.

Onde encontrarão os trabalhadores o saber de que têm necessidade?

As fontes são numerosas: toda uma literatura científica, de livros e brochuras, explicando os factos fundamentais e as teorias da sociedade e do trabalho, existe já e outras se seguirão. Mas essas obras apresentam a maior diversidade de opiniões sobre o que deve ser feito; e os próprios trabalhadores devem escolher e distinguir o que é verdadeiro e justo. Devem utilizar o seu próprio cérebro, reflectir duma maneira profunda, discutir seriamente. Porque terão sem cessar que fazer frente a novos problemas, problemas a que os velhos livros não dão qualquer solução. Neles só encontrarão um conhecimento geral da sociedade e do Capital; apresentam os princípios e teorias tirados das experiências precedentes. O nosso próprio trabalho é procurar a sua aplicação a situações que se renovam sem cessar.

Esta compreensão necessária não pode resultar da instrução duma massa ignorante por sábios professores, do rechear de crãneos de alunos passivos. Só pode ser adquirida pela auto-educação, por essa actividade intensa que anima os cérebros dum vivo desejo de compreender o mundo. A tarefa da classe operária seria bem fácil, se apenas consistisse em receber a verdade estabelecida por aqueles que a conhecem. Mas a verdade de que os operários têm necessidade não existe em parte alguma do mundo, a não ser neles próprios. Ela tem de ser desenvolvida neles e por eles próprios. O que está escrito neste livro não tem a pretensão de ser uma verdade definitiva para ser aprendida de cor. Não é mais que um sistema de ideias, elaborado a partir duma experiência da sociedade e do movimento operário e das reflexões críticas que ela inspira. e editado para levar outras pessoas a reflectir e a discutir os problemas do trabalho e a sua organização. Há centenas de pensadores capazes de apresentar novos pontes de vista; há milhares de trabalhadores inteligentes que, uma vez que tenham examinado estes problemas, serão capazes de tirar do seu próprio conhecimento uma melhor concepção, mais detalhada da organização da sua luta e do seu trabalho. O que ali fica dito pode ser a faísca que acenderá a chama nos seus espíritos.

Existem grupos e partidos que se pretendem detentores exclusivos da verdade. Tentam conquistar os trabalhadores para as suas ideias pela propaganda e excluir e aniquilar todas as outras opiniões. Pela coacção moral e, quando não têm outros meios, também pela coacção física, tentam impôr as suas ideias às massas. Deve ser bem claro para todos que o ensino unilateral dum sistema doutrinário só pode servir - e de facto serve - para fabricar seguidores obedientes. Por isso mantém a velha dominação ou prepara uma nova. A auto-emancipação das massas trabalhadoras subentende a autonomia de pensamento, a aprendizagem por si mesmo. Exige que as massas determinem elas próprias o que é verdadeiro ou falso, pela actividade do seu próprio intelecto. Fazer trabalhar o cérebro é muito mais difícil e muito mais fatigante que fazer trabalhar os seus músculos. Mas é preciso fazê-lo, porque é o cérebro que comanda os músculos, e, se o não fizermos, serão outros cérebros que os comandarão.

É por isso que a liberdade sem limites de discussão, de expressão e de opinião é o único ar verdadeiramente respirável, no decorrer das lutas operárias. Há mais de um século, Shelley, o maior poeta inglês do século XIX, "o amigo dos pobres abandonados por todos", reivindicava, contra um governo despótico, o direito, para cada um, de exprimir livremente a sua opinião. "Cada homem tem direito a uma liberdade de discussão ilimitada...

Não tem somente o direito de exprimir as suas ideias, mas também o dever de o fazer... e nenhum acto legislativo pode abolir esse direito". Shelley proclamava a filosofia que afirma os direitos naturais do homem. Para nós. é porque é necessária para a libertação da classe operária que a liberdade de expressão e de imprensa deve ser afirmada. Restringir a liberdade de discussão e impedir os trabalhadores de atingir o conhecimento que Ihes é necessário. Todo o despotismo de outrora, todas as ditaduras de hoje começam por perseguir a imprensa ou mesmo suprimir a sua liberdade; qualquer restrição imposta a esta liberdade é o primeiro passo para conduzir os operários à dominação pelos novos senhores, quaisquer que sejam. Contudo, não é necessário que as massas sejam protegidas contra as mentiras, as deformações e a propaganda enganadora dos seus inimigos? No domínio da educação, só mantendo o indivíduo cuidadosamente afastado de influências nefastas se poderá nele desenvolver a faculdade de Ihes resistir e de as vencer. A classe operária não poderá nunca fazer a aprendizagem da sua liberdade, submetendo-se a uma tutela espiritual. Quando os inimigos se apresentam disfarçados em amigos, e quando, examinando a diversidade de opiniões, cada partido tem tendência a considerar os outros todos como perigos para a classe, quem deve determinar o verdadeiro e o falso? Os trabalhadores, seguramente; devem encontrar o seu caminho nesse domínio, como em todos os outros. Mas os trabalhadores poderão condenar como nocivas opiniões que, amanhã, se revelarão as bases dum novo progresso. Contudo, só permanecendo aberta a todas as ideias que a vinda de um novo mundo engendra no espírito dos homens, pondo-as à prova e escolhendo as que Ihe convêm, exercitando o seu raciocínio e faculdades mentais, pondo as suas próprias conclusões em prática, é que a classe operária conseguirá atingir a superioridade intelectual requerida para dominar o poder do capitalismo e constituir uma nova sociedade.

Cada revolução da história foi uma época de febril actividade espiritual. Às centenas, aos milhares, apareceram jornais e brochuras políticas testemunhando a intensa auto-educação das massas. Na revolução proletária que virá não será diferente. E ilusório pensar que, uma vez saídas da submissão, as massas terão uma visão lúcida e uniforme e que seguirão o seu caminho sem hesitações, numa unanimidade de opiniões. A história mostra-nos que, aquando de tais alvoradas, surgiu no espírito dos homens uma profusão de ideias novas, as mais diversas, expressão de um mundo novo, entrada hesitante da humanidade num novo domínio, oferecendo imensas possibilidades, desabrochar da vida espiritual. É que só através da confrontação de todas essas ideias se cristalizarão os princípios directores essenciais das novas tarefas. Os primeiros grandes sucessos, resultados de acções espontâneas e unidas, destruindo as velhas cadeias, não farão mais que abrir todas as grandes portas da prisão; os trabalhadores, pelos seus próprios esforços, deverão descobrir então novas orientações para irem mais longe na via do progresso.

Isto é o mesmo que dizer que esta época estará cheia do barulho das lutas partidárias. Os que têm as mesmas ideias formarão grupos para as discutir entre si e propagar, para esclarecer os seus camaradas. Tais grupos, com as mesmas opiniões, poderão ser chamados partidos, se bem que o seu carácter seja totalmente diferente do desses partidos políticos que o antigo mundo conheceu. Sob o regime parlamentar, os partidos políticos são os órgãos representantes de interesses de classe diferentes ou opostos. No movimento da classe operária apresentavam-se como organizações, tomando a direcção da classe, agindo como seus porta-vozes e seus representantes, e aspirando a guiá-la e dominá-la. A nova função dos partidos estará antes limitada à luta espiritual. A classe operária não tem necessidade deles para a sua acção prática; terá criado os seus novos órgãos para a acção, os conselhos. Na organização da fábrica, a organização em conselhos, será a totalidade dos operários que agirá e que deverá decidir o que haverá a fazer. Nas assembleias e nos conselhos, as diferentes opiniões serão expostas e defendidas e da controvérsia deverá sair a decisão e acção unânime.

A unidade do fim só poderá ser atingida pela discussão de pontos de vista divergentes. A função dos partidos, e é uma função importante, será fazer tomar forma à opinião, organizá-la por trocas, discussões, proceder de maneira que as ideias nascentes tomem formas concisas, que se clarifiquem, que os argumentos sejam exprimidos duma forma compreensível e pela sua propaganda, faze-los conhecer por toda a gente. Só desta maneira os trabalhadores, nas suas assembleias e conselhos, poderão julgar da verdade dessas ideias e argumentos, dos seus méritos, da sua aplicabilidade em cada caso particular; poderão então tomar as suas decisões com pleno conhecimento de causa. É assim que as forças espirituais, criadas pelas ideias novas, que germinarão como ervas selvagens em todas as cabeças, serão organizadas, postas em forma, transformadas em instrumentos utilizáveis pela classe. Eis a grande tarefa que deve desempenhar a luta entre partidos no decorrer do combate dos trabalhadores pela sua libertação, tarefa muito mais nobre que aquela na qual os velhos partidos gastavam todos os seus esforços: apoderar-se do poder por si próprios.

Passar da supremacia de uma classe para a da outra, eis um elemento essencial de qualquer revolução, tanto nas do passado como na da classe operária. Esta transição não depende da sorte, de acontecimentos acidentais. Se os acidentes. Os altos e baixos dependem de condições e situações diversas, que são impossíveis de prever, constata-se igualmente, desde que se examinem as coisas dum ponto de vista mais alargado, que existe uma marcha para diante bem definida e que pode ser estudada com antecedência. Trata-se do crescimento do poder social da classe ascendente e do enfraquecimento do poder social da classe em declínio. Essas rápidas variações de poder, visíveis apesar de tudo, são a característica fundamental das revoluções sociais. É preciso que estudemos também mais de perto os elementos, os factores constituintes do poder das classes que se opõem.

O poderio da classe capitalista consiste, em primeiro lugar, na posse do capital. Ela é a dona de todos as fábricas, das máquinas, das minas, de todo o aparelho produtivo da sociedade. A humanidade depende por isso desta classe para trabalhar e viver. Com o seu dinheiro e poder que este Ihe confere, pode não somente comprar os servidores para seu uso pessoal, mas, quando é ameaçada, estipendiar um número ilimitado de homens, jovens e robustos, para defender o seu domínio, organizando-os em grupos bem armados e assegurando-lhes uma posição social. Pode também, fornecendo-lhes lugares de honra e bons salários, comprar artistas, escritores e intelectuais, não só para divertir e servir os senhores do momento, mas também para cantar os seus louvores, para celebrar a sua autoridade e, pela astúcia e também pelo saber, defender o seu domínio de toda a crítica.

Mas o poder espiritual da classe capitalista tem raízes mais profundas que a possibilidade de comprar inteligências. A burguesia, donde é oriunda a camada superior da classe capitalista, foi sempre uma classe iluminada e confiante em si própria, graças à sua larga visão que se estende à escala do mundo. Para ela, a existência, o trabalho, o sistema de produção deveriam assentar sobre a cultura e o saber. Os seus princípios - reconhecimento da propriedade privada, responsabilidade pessoal, exaltação do esforço e da energia individual impregnam toda a sociedade. Os trabalhadores transportam para si mesmos essas ideias; elas vêm-lhes dos meios pequeno-burgueses arruinados donde provêm, e todos os meios físicos e espirituais possíveis são postos em acção para preservar e reforçar a influência destas ideias pequeno-burgueses sobre as massas. Assim, o domínio da classe capitalista está firmemente enraizado no pensamento e mesmo nos sentimentos da maioria escravizada.

O factor mais importante; do poderio da burguesia continua a ser a sua organização política: o poder do Estado. Somente uma sólida organização pode permitir a uma minoria governar a maioria. A unicidade e a continuidade dos fins e a vontade do governo central, a disciplina da burocracia de funcionários, que enerva a sociedade inteira como o sistema nervoso se ramifica em todo o corpo e que é animada e dirigida por um mesmo estado e espirito, a possibilidade da dispor de um força armada sempre que é necessário, tais são os meios que permitem a esta minoria assegurar o domínio incontestável sobre a população. A solidez da fortaleza exalta ao máximo as forças físicas da guarnição e cria um poder indomável que reina sobre uma região inteira; o mesmo acontece com o poder do Estado: consolida as forças físicas e espirituais da classe dominante e cria uma fortaleza inatacável. O respeito que os cidadãos têm pelas autoridades, respeito que provém do sentimento de que a existência de autoridades é uma necessidade e a influência de tradições e da educação, assegura normalmente a marcha sem atropelos do aparelho. Se o descontentamento levasse a população à revolta, que poderia fazer desarmada e sem organização, contra as forças armadas, bem organizadas e disciplinadas, do governo? Com o desenvolvimento do Capitalismo, o poderio duma burguesia numericamente importante encontra-se concentrado nas mãos de um número cada vez mais pequeno de grandes capitalistas; o Estado concentra-se também, aumenta o seu poder e, estendendo cada vez mais as suas funções, acrescenta; sempre a sua influência sobre a sociedade.

Que pode a classe operária opor a essas formidáveis forças?

Cada vez mais a classe operária constitui a parte maior da sociedade (sobretudo nos países ditos avançados); está concentrada em empresas industriais gigantes. Todos as máquinas, todo o aparelho produtivo da sociedade está nas suas mãos, não juridicamente sem dúvida, mas literalmente, na prática. É verdade que os capitalistas são os senhores e os proprietários, mas nada podem fazer além de comandar. Se a classe operária não fizer caso das suas ordens, não podem fazer trabalhar as máquinas. Os trabalhadores, esses podem. Os operários são os senhores directos e reais das máquinas; quer seja obedecendo a ordens ou decidindo por si próprios, podem faze-las funcionar ou pará-las. São eles que desempenham a função económica mais importante: toda a sociedade assenta sobre o seu trabalho.

Esta força de origem económica fica adormecida tanto tempo quanto os trabalhadores forem subjugados pelas ideias burguesas. É a consciência de classe que faz uma força efectiva. Pela prática de vida e do trabalho, os trabalhadores descobrem que formam uma classe muito particular, explorada pelo Capitalismo, que eles devem combater para se libertarem eles próprios da exploração. A sua luta obriga-os a compreender a estrutura do sistema económico, a conhecer o que é a sociedade. Mau grado todas as propagandas contrárias, este novo conhecimento tirará das suas cabeças as ideias burguesas tradicionais, porque se enraíza na verdade, na realidade vivida quotidianamente, enquanto que as velhas ideias exprimem as realidades passadas de um mundo acabado.

É pela organização que as forças económicas e espirituais se transformarão em poder activo. A organização liga todas as vontades diferentes numa unidade de fim e reúne as forças isoladas em poderosa unidade de acção. As suas formas exteriores podem modificar-se e diversificar-se segundo as circunstancias, mas ela tira a sua essência, o seu novo carácter moral, da solidariedade do firme sentimento comunitário, do devotamento do espirito de sacrifico, da auto-disciplina. A organização é o princípio vital da classe operária, a condição da sua emancipação. Uma minoria. governando graças a uma forte organização, não poderá ser vencida e não o será certamente, a não ser pela organização da maioria.

Assim se erguem, frente a frente, os elementos constitutivos do poderio das classes antagonistas. Os elementos do poderio da burguesia aí estão, imensos e temíveis, porque são forças que existem e dominam, enquanto que os do poder da classe operária, à partida insignificantes, devem desenvolver-se com o impulso duma vida nova. A classe operária cresce em número e em importância económica, pela mesma razão que o capitalismo se desenvolve; mas outros factores de poder, tais como a clarividência e a organização, dependem dos esforços dos próprios trabalhadores. São esses factores que determinam a eficácia na luta e por consequência eles são os resultados dessa mesma luta; todo o revés obriga, com efeito, as células cinzentas e os cérebros a procurar remédio, todo o sucesso enche os corações duma confiança plena de ardor. O despertar da consciência de classe, um conhecimento mais profundo da sociedade e do seu desenvolvimento, acarretam a libertação da escravatura espiritual, o fim da passividade, a abertura às forças intelectuais, a ascensão das massas a uma verdadeira humanidade. A união para um combate comum é já, fundamentalmente, uma libertação social; os trabalhadores, escravizados pelo Capital, reencontram a sua liberdade de acção. Da submissão acordam para a independência, colectivamente, por essa união organizada que desafia o poder dos seus senhores. Progredir, para a classe operária, é fazer avançar os factores do seu poder. O que pode ser ganho como melhoria das condições de trabalho e de vida depende da força que os trabalhadores adquiriram; se esta força declina, mesmo relativamente - seja em relação à do capitalismo, seja em consequência de uma clarividência e de esforços insuficientes ou de mudanças sociais inevitáveis -, as condições de trabalho dos operários sofrerão. Só há um critério para julgar qualquer forma de acção, táctica método de luta ou forma de organização: aumentam ou não o poder dos trabalhadores? Na situação presente, sem dúvida, mas também, e é o essencial, com vista ao futuro para atingir o fim supremo, a destruição do capitalismo. Ontem o sindicalismo deu forma aos sentimentos de solidariedade e de unidade e reforçou a força combativa dos operários, agrupando-os numa organização eficaz; mas mais tarde, quando reprimiu todo o espírito de luta e fez passar a obediência aos chefes à frente do instinto de solidariedade de classe, o desenvolvimento do poder da classe operária foi entravado. Ontem também, o trabalho dos partidos socialistas contribuiu fortemente para despertar, nas massas, o interesse pela política e sua compreensão; mas quando mais tarde esses partidos se puseram a tentar restringir as actividades das massas ao parlamentarismo e começaram a pregar-lhes ilusões de democracia política, tornaram-se uma fonte de fraqueza.

Ultrapassando essas dificuldades passageiras, a classe operária deve fazer brotar a sua força no decorrer das acções que hão-de vir. Deve esperar-se, sem dúvida, por um período de crises e combates; poderão ocorrer alternâncias de calma, de recaída, de consolidação do capitalismo. É então que tradições e ilusões poderão agir momentaneamente como factores de enfraquecimento. Mas é também então que se poderá aproveitar asses períodos de descanso para uma preparação e, graças a uma propaganda perseverante, para fazer penetrar mais nos trabalhadores as novas ideias de autodeterminação e de organização em conselhos. Neste momento, e, aliás, desde agora, a tarefa de cada operário que tomar consciência das possibilidades de libertação da sua classe, será a de expandir as suas ideias entre os camaradas, tentar sacudir a indiferença e abrir os seus olhos. Esta propaganda desempenha um papel essencial para o futuro. A realização prática de uma ideia é impossível, enquanto não tiver penetrado amplamente os espíritos das massas. A luta é uma fonte inesgotável de poder para a classe em desenvolvimento. Não se pode prever agora que formas revestirá o combate dos trabalhadores pela sua libertação. Conforme as épocas e os lugares. poderá tomar a forma de guerra civil encarniçada, forma que as revoluções de outrora, onde era necessário forçar a decisão, conheceram frequentemente. Poder-se-ia pensar que os trabalhadores não teriam, em tal caso, qualquer possibilidade, porque os governos e os capitalistas podem recrutar exércitos em numero ilimitado, graças ao seu dinheiro e autoridade. De facto, a força da classe operária não pode exercer-se plenamente nestes confrontos sangrentos, os massacres e a matança. O seu verdadeiro terreno é o domínio do trabalho, do trabalho produtivo e, para mais, esta força reside na superioridade de espírito e de carácter dos membros da classe. E, na própria luta armada, a superioridade capitalista não é incontestável. A produção de armas está nas mãos dos trabalhadores; a acção das tropas mercenárias depende do seu trabalho. Se estas tropas forem em número limitado e se toda a classe operária, unida e sem temor, se erguer contra elas, elas serão reduzidas à impotência e submersas pelo número. Se, pelo contrário, estas tropas forem numerosas, compreenderão necessariamente trabalhadores acessíveis ao apelo de solidariedade de classe.

A classe operária deve encontrar e desenvolver as formas de luta adaptadas às suas necessidades. Lutar pressupõe que ela siga a via que escolheu livremente, guiada pelos seus interesses de classe, independente dos seus antigos mestres, portanto oposta a eles. As suas faculdades criadoras afirmam-se na luta através da descoberta das vias e dos meios. Outrora, as formas de luta da classe operária tinham surgido espontaneamente da sua prática e da sua imaginação; greve, voto, manifestação de rua, meeting de massa, panfletos, greve política, eis alguns exemplos. O mesmo acontecerá no futuro. As acções, quaisquer que sejam as formas assumidas, terão sempre as mesmas características, o mesmo fim, o mesmo efeito: acrescentar os elementos próprios do poder da classe, enfraquecer e destruir as forças do inimigo. A julgar pela experiência, são as greves políticas das massas que têm as mais fortes consequências; no futuro poderiam ser ainda mais eficazes. No decurso destas greves, nascidas de crises agudas no seio de fortes tensões, os arrebatamentos são demasiado impetuosos, as perspectivas demasiado vastas, para que sindicatos ou partidos, comités ou estados-maiores de dirigentes oficiais possam assumir o seu comando. Trazem a marca das acções directas de massas. Os trabalhadores não entram em greve individualmente mas por fábrica, enquanto pessoal que decide colectivamente a acção. Formam-se imediatamente comités de greve, que agrupam os delegados de todas as empresas e apresentam já características dos conselhos operários. Devem realizar a unidade na acção e, tanto quanto possível, a unidade nas ideias e nos métodos, assegurando a interacção continua entre os impulsos da luta, no seio das assembleias de fábrica, e as discussões no seio dos conselhos. Assim, os trabalhadores criam os seus próprios órgãos, opondo-se aos órgãos da classe dominante.

Tal greve política é uma espécie de revolta, ainda que sob forma legal, dirigida contra o governo. Tenta, ao paralisar a produção e as trocas, exercer uma pressão tal que o governo seja obrigado a ceder às reivindicações dos trabalhadores. Por seu lado, o governo, recorrendo às medidas políticas de interdição das reuniões, de suspensão da liberdade de imprensa, de mobilização das forças armadas - isto é, transformando a sua autoridade legal numa força arbitrária, mas bem real - tenta quebrar a determinação dos grevistas. Nisso é ajudado pela própria classe dominante que, graças ao seu monopólio da imprensa, faz a opinião pública e tenta, através de uma propaganda intensa à base de calúnias, isolar s desencorajar os grevistas. A classe dominante consegue também recrutar voluntários, não somente para manter um mínimo de actividade nas trocas e nos serviços públicos, mas também para formar bandos armados que aterrorizam os trabalhadores e procuram levar a greve para o terreno da guerra civil, forma que melhor convém à burguesia. A greve não pode durar indefinidamente e uma das partes, a que possui mais fraca coesão interna, tem de ceder.

As acções de massas e as greves universais são a luta de duas classes, de duas organizações que, apoiando-se cada uma na sua própria coesão, procuram que a outra dobre e, finalmente, quebre. Isto não pode fazer-se no decurso de uma única acção; é preciso uma sucessão de lutas, toda uma época de revolução social. Porque cada uma das classes antagónicas dispõe de recursos profundos, que constituem a base do seu poder e que Ihes permite refazer-se depois de um revés. Os trabalhadores podem ser desencorajados e vencidos num dado momento, as suas organizações podem ser destruídas, os seus direitos abolidos, mas as forças sempre em movimento do capitalismo, as suas próprias forças internas e a sua vontade de viver, erguê-los-ão uma vez mais. O capitalismo, por sua vez, também não pode ser destruído de um só golpe; mesmo se a sua fortaleza, o Estado e o seu poder, for sacudida e demolida, a classe capitalista dispõe ainda de toda o peso das suas forças físicas e espirituais. A história é pródiga de exemplos de governos totalmente desamparados, mesmo abatidos pela guerra e pela revolução, que foram repostos no lugar pelo poder económico da burguesia, seu dinheiro, suas capacidades intelectuais, sua paciente habilidade, sua consciência de classe que se incarna num ardente sentimento nacional. Mas, finalmente, a classe operária que constitui a maioria do povo, aquela cujo trabalho está na base de toda a sociedade, aquela que tem a disposição directa do aparelho de produção, essa classe deve arrebatá-lo. E esta vitória deve tomar a forma duma dissolução e dum desabamento do poder do Estado, a mais potente organização da classe capitalista, sob a acção de uma sólida organização da classe maioritária.

Aí onde a acção dos trabalhadores for tão poderosa que os próprios órgãos do governo sejam paralisados, os conselhos deverão desempenhar as funções políticas. Os trabalhadores deverão assegurar a ordem e a segurança pública, ocupar-se da continuidade da vida social, os conselhos são os órgãos apropriados para essa tarefa. O que é decidido nos conselhos é posto em prática pelos trabalhadores. É por isso que os conselhos se tornarão os órgãos da revolução social. Com os progressos da revolução, as suas tarefas terão cada vez maior amplitude. Enquanto durar a luta das classes pela supremacia, tentando cada uma, graças à solidez da sua organização, quebrar a da outra, a sociedade deve continuar a viver. Mesmo que nos momentos críticos de alta tensão ela possa viver das reservas de géneros, a produção não pode estar parada por um tempo muito longo. É por esta razão que os trabalhadores, se as suas forças internas de organização falham, são constrangidos pela fome a ficar de novo sob o antigo jugo. É a razão pela qual, se forem suficientemente fortes para desafiar, rechaçar e abater o poder do Estado, se conseguirem sobrepor-se à violência, se se tornarem senhores das fábricas, devem imediatamente ocupar-se da produção. Serem senhores das fábricas traz imediatamente a necessidade de organizar a produção. A organização posta a funcionar para a luta, os conselhos, serão igualmente a organização da reconstrução.

Diz-se dos Judeus da Antiguidade que construiriam os muros de Jerusalém, que lutaram com a espada numa mão e a pá na outra. Aqui a espada e a pá serão uma só. Construir a organização da produção é pôr em marcha a arma mais poderosa, pode mesmo dizer-se a única arma verdadeira, para destruir o capitalismo. Por toda a parte onde os trabalhadores abriram o seu caminho nas fábricas e se apoderaram das máquinas, devem imediatamente começar a organizar o trabalho. Aí onde a direcção capitalista tenha desaparecido, tenha perdido toda a audiência e poder, os trabalhadores reconstruirão a produção sobre novas bases. Pela sua acção prática, estabelecerão o novo direito, a nova lei. Não poderão esperar que a luta tenha completamente terminado por toda a parte, em todos os domínios; a nova ordem deverá nascer de baixo, partir das fábricas, trabalho e luta misturados.

Simultaneamente, os órgãos do capitalismo e do governo definharão até se tornarem coisas completamente supérfluas e estranhas à nova ordem. Poderão ainda fazer mal, mas terão perdido essa autoridade de que se revestem as instituições úteis e necessárias. Então os papéis serão invertidos. É uma evidência que se imporá cada vez mais a todos. A classe operária e os seus órgãos, os conselhos, formam o poder que determina a ordem, porque a vida e prosperidade da; população inteira dependem do seu trabalho e da sua organização. As medidas e os regulamentos decididos nos conselhos, executados e seguidos pelas massas trabalhadoras, serão respeitados e reconhecidos como emanando de uma autoridade legítima. Ao contrário, os velhos organismos governamentais enfraquecerão, para se tornarem forças exteriores que tentarão simplesmente impedir a estabilização da ordem nova. Os bandos armados da burguesia, mesmo que ainda se mantenham poderosos, tomarão cada vez mais o carácter de perturbadores ilegais, de destruidores nocivos, no mundo de trabalho em plena ascensão. Causadores de agitação, acabarão por ser submetidos e dissolvidos.

Eis tanto quanto nos é possível prevê-lo neste momento, a maneira como o poder do Estado desaparecerá, com o desaparecimento do próprio capitalismo. Outrora predominavam ideias diferentes sobre a futura revolução social. Pensava-se que a classe operária devia primeiramente conquistar o poder político, alcançando através de eleições a maioria no parlamento, eventualmente com a ajuda de lutas armadas ou de greves políticas. O novo governo que dai resultaria, composto de porta-vozes, de chefes e políticos, teria, por decreto, estabelecido um novo direito, expropriado a classe capitalista e organizado a produção. Os próprios trabalhadores apenas teriam tido que fazer metade do trabalho, a parte menos essencial; o trabalho real, a reconstrução da sociedade, a organização do trabalho, teria sido realizada pelos políticos e burocratas socialistas. Esta concepção é a imagem da fraqueza da classe operária dessa época; pobre, miserável, sem poder económico, era-lhe necessário ser conduzida à terra prometida da abundância por outros, por chefes capazes, por um governo cheio de boas intenções. E, bem entendido, assim continuaria na sujeição, porque a liberdade não se dá, conquista-se. Esta ilusão fácil foi dissipada pelo crescimento do poder do capitalismo. Hoje, os trabalhadores devem compreender que só desenvolvendo ao mais alto grau o seu próprio poder, poderão esperar conquistar â sua liberdade, devem compreender que a dominação política, o domínio da sociedade tem de estar fundamentados no poder económico, no domínio do trabalho.

A conquista do poder político pelos trabalhadores, a abolição do capitalismo, o estabelecimento do novo Direito, a apropriação das empresas, a reconstrução da sociedade, a construção dum novo sistema de produção, não são elementos sucessivos e distintos. São simultâneos, coexistem no desenrolar de um processo de transformação social. São de facto aspectos diferentes, baptizados com nomes diferentes, dum mesmo processo, duma grande revolução social: a organização do trabalho pela humanidade trabalhadora.


Inclusão 03/09/2002
Última atualização 11/08/2010