logotipo
  Shelley, Percy Bysshe

(1792-1822):Nasceu em Field Place, perto de Horsham (Sussex, Inglaterra) em 4 de Agosto de 1792 sendo o filho mais velho dos irmãos, John, Mary, Elizabeth, Hellen e Margaret, do casal Timothy Shelley e Elizabeth Pilfold, após o seu casamento em Outubro de 1791.
Sendo de família rica, Percy tornou-se herdeiro do baronato do CasteloGoring em 1815 recebendo grande parte da sua educação do reverendo Thomas Edwards de Horsham. Em 1802, Shelley entrou no Sion House Academy of Brentford para depois ir para Eton College em 1804, onde começou a escrever poesia, e em 10 abril de 1810 para a Universidade de Oxford. Nesse mesmo ano publicou o romance gótico Zastrozzi onde expressa, através de um vilão as suas próprias ideias ateístas. Em seguida passou a Universidade de Oxford. Já na Universidade de Oxford publicou, em 1811, junto com seu amigo Thomas Jefferson Hogg o panfleto The Necessity of Atheism ("A Necessidade do Ateísmo"), obra influenciada polo filósofo William Godwin. Chamado para ser julgado pola Universidade de Oxford perante os professores, incluindo o Reitor, Georg Rowley, Shelley poderia ter sido reintegrado,mas recusou condenar o panfleto e foi expulso da Universidade junto com T. J. Hogg em 25 de Março de 1811. Esta expulsão trouxe a rutura com seu pai deixando-o em graves dificuldades financeiras até vir maior de idade.
Com apenas 19 anos, Shelley fugiu para a Escocia com Harriet Westbrook de apenas dezesseis anos, mudando-se para Lake District. Shelley convidou o seu amigo Hogg e a sua esposa a partilhar as suas famílias em casamento aberto, mas Harriet se recusou e Shelley e Harriet deixaram de viver no Lake District.
Foi lá onde escreveu o primeiro trabalho longo que publicou pola sua própria conta, um poema filosófico de nove cantos surgido da amizade com William Godwin, Queen Mab (A Rainha Mab), nesta obra ataca os males de uma humanidade oprimida polo mundo industrializado, a monarquia, a igreja, o comércio, a guerra e o casamento.Por essa época também se apaixonou por Mary Wollstonecraft Godwin (mais conhecida como Mary Shelley e autora do romance gótico Frankenstein ou o Moderno Prometeu e A Vindication of the Rights of Woman) filha de Godwin e e da escritora feminista Mary Wollstonecraft.
Em 1814 Shelly e Mary fugem para Europa juntos. Em Novembro de 1814 Harriet deu à luz um filho e em Fevereiro de 1815 Mary Godwin uma criança que morreu duas semanas mais tarde. Em Maio de 1815 o casal vai para o Lago de Genebra passando a maior parte do tempo com o poeta Byron. Em Dezembro 1816 Harriet Shelley, aparentemente, suicidou-se por afogamento no rio Serpentine e Shelley, em seguida, casou com Mary Godwin o que trouxe em consequência a perda da guarda de seus dous filhos.
1817 é o ano de maior produção de Shelley durante esse período escreveu Laon and Cythna; or, The Revolution of the Golden City, longo poema narrativo onde ataca a religião, posteriormente editado e renomeado como The Revolt of Islam, em 1818. Shelley escreveu ainda um memorável texto revolucionário, The Hermit of Marlowe e. em fins desse ano o soneto sobre Ozimândias.
Ainda no verão de 1819 escreveu um poema de fundo político: The Masque of Anarchy e o ensaio The Philosophical View of Reform e The Cenci e em 1820 Prometheus Unbound (Prometeu libertado) drama lírico em verso.
Em 1821, Shelley escreve Adonais elegia inspirada pola morte de poeta John Keats.
O grande poeta morreu afogado no Golfo da Spezia do mar Lígure em 8 de Julho de 1822 durante uma tempestade. Ainda não chegara aos 30 anos.

foto
Percy Bysshe Shelley

  Leia as obras em inglês de Shelley no Marxists Internet Archive
  Leia o texto de Edward and Eleanor Marx-Aveling (1888): Shelley and Socialism