Participação da Mulher

Agar Peñaranda

1976


Primeira Edição: Obras de Agar Peñaranda, La Paz, Setembro de 1988, Editorial Brigada Revolucionaria de Mujeres.

Fonte: Obras de Agar Peñaranda

Tradução para o português da Galiza: José André Lôpez Gonçâlez, Dezembro de 2020.

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

A sociedade humana é masculina. As formas culturais: religiões, leis, artes, ciências, costumes, são criações dos homens. As mulheres, confinadas ao trabalho doméstico, estiveram à margem dos acontecimentos históricos. A sua mentalidade e carácter, determinados não apenas por factores biológicos, mas só condicionados, respondem às demandas da sociedade em que actuam, que define o tipo feminino de acordo com as suas necessidades. As atitudes e os padrões de comportamento fazem parte do organismo social no seu contexto integral: a consciência que a mulher adquire de si mesma reflecte a sua situação emergente na estrutura económica da sociedade, que por sua vez reflecte o grau de evolução técnica da humanidade.

Por outro lado, no que diz respeito à América, a Espanha católica transferiu as formas feudais da sua sociedade para o Novo Mundo, criando uma ordem machista que sobrevive até hoje com características muito marcantes.

A. A colonia.

A mulher da colônia formou, com os criados, um universo separado. Desde o nascimento até a morte esteve ligada ao convento, sujeita à religião e destinada ao casamento.

A jovem das classes dominantes aprendia a ler, costurar, orar e estava subordinada às ocupações domésticas. A mestiça gozava de liberdade de costumes e independência económica devido a suas ocupações comerciais e administrava a casa. A mulher indígena compartilhou o destino miserável do índio.

Circunstâncias semelhantes não podiam favorecer a formação de mulheres iluminadas. Porém, na história colonial e republicana, as mulheres não deixaram de representar um factor de influência no desenvolvimento social, particularmente nas luitas emancipatórias.

B. A Independência.

Os movimentos indígenas e mestiços na guerra de independência foram um ingrediente constante. Os índios estavam em permanente estado de rebelião, desde o levante dos índios charcas que marcharam em apoio ao Inca, a resistência organizada contra Pizarro que culminou na batalha em Pocona(1), os levantes de Chayanta, etc. no contorno de La Plata. Por sua vez, a insurgência mestiça foi frequentemente exposta. Em La Plata é notável o motim provocado polos cholos em consequência da morte de um artesão em 1785. Não menos importante foi a participação popular no movimento revolucionário de 25 de maio de 1809. Sem dúvida, as mulheres participaram de todos esses movimentos.

Mas a guerra de guerrilha foi a forma mais notável e peculiar das guerras de independência. Massas indígenas e mestiças formavam o grosso das partidas irregulares das pequenas repúblicas. Entre elas, mulheres valentes participaram das acções dos montoneros liderados polos esposos Padilla. A chola interveio com ardor, com fervorosa adesão à causa da liberdade.

Mas a guerra de guerrilha foi a forma mais notável e peculiar das guerras de independência. Massas indígenas e mestiças formavam o grosso dos partidos irregulares das “republiquetas”. Mulheres valentes participaram das acções dos montoneros liderados polos esposos de Padilla(2). A chola interveio com ardor, com fervorosa adesão à causa da liberdade.

Nas classes altas, as mulheres crioulas e espanholas tomaram partido apaixonadamente, nas facções em conflito até a atitude agressiva na luita contra o dominador espanhol. Abecia(3) transcreve a respeito: "Que exemplos brilhantes de consagração patriótica nos oferecem as mulheres de Chuquisaca, Cochabamba e La Paz". Depois que a revolução estourou, as mulheres ficaram animadas com um entusiasmo extraordinário.

Nieto proibiu muitas delas depois de sufocar o movimento revolucionário de Chuquisaca. Entre aqueles que prestaram os serviços mais importantes à causa da emancipação podem ser citadas: Bailona Ferrnández de Costao, Simona Mendoza, Felipa Barrientos, Bárbara Ceballos, Francisca Bodega, Micaela Martínez de Escobar, as Malavia, Antonia Paredes, Justa Varela, muitas delas sofreram perseguição e exílio, algumas morreram na prisão.

Teresa Bustos de Lemoine, cuja assinatura consta no acto revolucionário firmado em 25 de maio, nasceu em Cinti. Como resultado das suas ações nos acontecimentos de maio, foi condenada ao confisco dos seus bens, afronta humilhante e exílio em Lagunillas. Retornando do confinamento, continuou a sua luita, sendo transferida novamente para Oruro onde foi presa e forçada a aguardar os castigos e execuções de patriotas, perdendo a razão como resultado.

María de Ussoz y Mozi, esposa do Ouvidor da Audiência de Charcas, José Agustín Ussoz y Mozi, corajosamente participou da revolução de maio, na qual seu marido contribuiu para a derrubada do presidente Pizarro. Patriota ardente e apaixonada, arengou à multidão das varandas de sua casa para incitar "os cholos" aos assaltos. Também sofreu exílio e maus-tratos.

As irmãs Malavia, irmãs do patriota do mesmo nome, também aderiram à causa com fervor patriótico, sofrendo as consequências do seu comportamento com o exílio.

Isabel Calvimontes de Agrelo, procuradora da Audiencia de Charcas, compartilhou o longo período de luita de seu companheiro, acompanhando-o em todas as circunstâncias da sua vida agitada no Alto Peru e na Argentina, fazia parte da Sociedade Patriótica cujo objectivo era comprar armas para o exército patriota. Morreu em 1855.

Rosa Sandoval de Abecia, esposa do patriota Don Mañuel Ramón luitou pola independência no Alto Peru e nas províncias do Rio de La Plata. Dona Rosa Sandoval, foi exilada em Seripona, um lugar insalubre onde adoeceu e morreu ao retornar a Chuquisaca. Os cônjuges de Padilla, em reconhecimento aos seus méritos, deram-lhe honras militares.

Maria Magdalena Aldunate y Rada, de notável actuação, presidiu a comissão que recebeu Castelli. O seu discurso inflamado contra a tirania, um apelo inflamado pola liberdade, foi publicado em La Gaceta de Buenos Aires. Perseguida polas autoridades monarquistas, teve que se mudar para Buenos Aires, onde viveu o resto dos seus dias.

As 24 mulheres que prestaram homenagem a Bolívar em 4 de novembro de 1825, lideradas pola senhora Josefa Lizarazu de Linares(4), também foram partidárias decididas da causa americana.

A patriota Ballona de Costa recebeu do governo de Santa Cruz a medalha do Libertador por seus sacrifícios pola causa revolucionária.

Muitas foram as mulheres de Chuquisaca que participaram da guerra da independência, mas a extraordinária figura de Juana Azurduy de Padilla é a mais pura glória e o maior galardão do nosso departamento. O sangue mestiço da raça americana deu o seu fruto perfeito na heroína da independência. O seu destemor, a sua dedicação total à causa revolucionária, a sua grandeza espiritual, distinguem a sua personalidade com características incomparáveis. Se os problemas latino-americanos, depois de cento e cinquenta anos de vida republicana: dependência, atraso, marginalização, desintegração, não mudaram substancialmente, o pensamento e a acção de Juana Azurduy, guerrilheira, revolucionária e libertadora, hoje adquirem validade e dimensão continental. As suas campanhas polo Alto Peru e pola Argentina ainda não inspiraram todas as batalhas que são travadas pola liberdade e justiça na América.

C. A República

Na Bolívia, a educação das mulheres começou no final do século. Na época colonial, o Arcebispo Joseph de San Alberto(5) fundou o "Colégio de São José de Raparigas Órfãs" em La Plata, que sustentou com seu próprio dinheiro. Ensinavam-se lavores e eram feitos exercícios espirituais.

As meninas da cidade também frequentarão essas escolas para aprender a ler e orar de graça, diz Gabriel René Moreno(6).

Libertado o Alto Peru, Bolívar, preocupado com a educação, promulgou o decreto de 11 de dezembro de 1825 polo qual em cada departamento devia ser criada uma escola para crianças de ambos os sexos. Sucre, por decretos de 3, 4 e 5 de maio, organizou faculdades de ciências e artes também para cada sexo na cidade de Chuquisaca.

Segundo Dalence(7), em 1829, havia apenas uma escola para meninas no país com um total de 62 alunas: em 1818 eram 4. O historiador Arguedas(8) dá um quadro lamentável da ignorância das mulheres naqueles anos.

Em 1841, as escolas de educandas que admitiam moças da burguesia foram regulamentadas e ministrada instrução elementar e religiosa, que não ultrapassava o nível da educação colonial. Durante o governo de Ballivián, Dom Manuel de la Cruz Méndez encarregou as dioceses de fundar uma escola para meninas em Órfãs e Recolhidas.

Belzu também aspirava a criar estabelecimentos de "educação do belo sexo", planejando o ensino médio para Sucre.

Evaristo Valle(9), ministro de Linares, regulamentou a instrução das mulheres.

Paralelamente às escolas oficiais, funcionavam em Sucre as escolas privadas, dirigidas por pessoas com vocação docente que davam as primeiras letras.

Entre as mais destacadas destas antigas mestras, podemos citar: Concepción Caballero, dotada de extraordinária vocação docente. Trabalhou na escola de educadores, fundou a escola particular São Luís de Gonzaga e o jardim de infância. Renovou os métodos pedagógicos, em particular no ensino das ciências naturais e especializou-se na educação de deficientes mentais.

Modesta Careaga foi professora no Colegio de Educandas em 1830. Ainda fundou e dirigiu um colégio para moças e o Instituto “Coração de Maria”, oficialmente reconhecido em 1906.

Dolores Canseco também foi professora no Colegio de Educandas e posteriormente nas escolas municipais.

Candelaria Valda dirigiu a escola particular "Santa Rosa de Sucre", actuando posteriormente em escolas municipais e públicas.

Angélica Valda de Diez de Medina, Rosaura Cuéllar, Candelaria Flores de Arana, foram tantas educadoras meritórias.

Matilde Zeballos foi Reitora do Colégio de Educandas do governo de Arce.

O governo liberal, que deu tanto impulso à educação no país, também iniciou a educação das mulheres. Em 1906 e 1907, enviou duas missões juvenis ao Chile para fazer estudos pedagógicos. Entre elas as chuquisaquenhas Carmen Asebey, María Gutiérrez e Serafina Urquizu.

Em 1909 foi fundada em Sucre a Escola Normal de Mestres, que enfrentou todas as formas de resistência social. A Escola Normal deu profissão a centenas de meninas. Posteriormente, foram criados outros institutos pedagógicos, onde estudaram principalmente mulheres, a tal ponto que se pode dizer que a educação, incluindo o ciclo médio, está nas mãos das mulheres. Por outro lado, a Normal tem contribuído para a evolução das mulheres e a sua independência económica.

Em 1913, foi fundado o primeiro colégio feminino.

Em 1915, um grupo de intelectuais proeminentes organizou uma academia chamada Universidade Feminina. Segundo a Costa du Rels(10), foi inspirado na Universidade dos Anais de Paris. Foram ministradas palestras sobre diversos temas. Após dous anos, a limitação e a intolerância do meio ambiente acabaram com essa tentativa.

Em 1919 e 1923, as primeiras mulheres admitidas em universidades do país, ingressam nas Faculdades de Medicina e Direito de Sucre. Amella Chopitea, nascida em Colquechaca, doutorou-se em medicina em 1925. Era uma mulher de personalidade definida e caráter recto e inquebrável. Praticou a medicina com generosidade, em favor dos despossuídos. Continuou os seus estudos avançados em Paris. Realizou trabalhos sociais, fundando a "Legião Feminina Americana" com objetivos feministas e participou dum Congresso Internacional de Mulheres realizado em Paris, em nome da Bolívia. Anos depois, Elía Chopitea, irmã de Amelia, formou-se na Faculdade de Medicina, uma mulher muito inteligente e progressista. A sua tese de doutorado tratava dum assunto que naquela época, estudado por uma mulher, era um escândalo.

Carmela Zuazo, natural de Sucre, foi a primeira advogada. Formou-se em 1928. Luitou polos direitos das mulheres, pertencendo a várias organizações femininas.

Hoje existe uma verdadeira invasão de mulheres na universidade. Em geral, escolhem estudos humanísticos. Apesar de não haver restrições ao ingresso no ensino superior, não se pode falar de alto nível cultural no setor feminino. A mulher chegou nos últimos anos à cátedra universitária.

D. O movimento romântico

É, a partir das formas de cultura, nas letras, onde desde a antiguidade as mulheres se afirmam, principalmente na poesia.

A cega María Josefa Mujía faz parte da primeira geração dos românticos. O desespero que os seus versos reflectem não é apenas uma postura retórica, mas antes expressam o seu autêntico drama pessoal. María Josefa Mujía careceu duma educação cuidadosa, a sua poesia é apenas consequência do seu infortúnio e o seu estilo doloroso, directo e sincero é a manifestação de sentimentos reais, estrofes ternas, diz Vaca Guzmán. "La ciega" é a poesia mais popular. Escreveu cerca de quarenta composições e nos últimos dias mais algumas, entre elas o "Canto a la Virgen Santísima del Rosario". Menéndez y Pelayo(11) a considera um dos melhores poetas do romantismo boliviano e transcreve "a árvore da esperança". Para Finot, Ricardo José Bustamante e María Josefa Mujía são os únicos poetas do primeiro período romântico que salvam a poesia na Bolívia.

Hercilia Fernández de Mujía nasceu em Potosí. Situa-se na segunda geração do período romântico, a precursora do modernismo. Os seus versos, nos moldes dessa tendência literária, são sentimentais. No aspecto formal, os erros que tipificam a generalidade da produção daquela época não se encontram neles. Hercilia Fernández viveu a sua infância e juventude em Sucre. Os seus primeiros versos foram publicados no jornal "El Seminario". A sua produção está contida na obra "Meus versos" dividida em quatro partes: Impressões, Elegias, Traduções e Imitações, com notável influência dos românticos espanhóis e franceses. Também assinou artigos literários. Além de escritora, foi compositora de música, as suas peças, com tom melancólico, expressam a tristeza da alma nacional.

Embora Juana Manuela Gorriti tenha nascido na Argentina, na cidade de Salta, ela viveu em Sucre desde a infância, por isso a sua obra pode ser levada em consideração na literatura nacional. Era filha do General José María Gorriti e esposa de Belzu. Após a norte de seu esposo, mudou-se para o Peru, onde se dedicou ao ensino e à produção literária. Morreu em Buenos Aires. Escreveu contos e lendas no estilo romântico, geralmente autobiográfico. Podem se citar "Peregrinações duma alma triste, Sonhos e realidades, O mundo das memórias, Panoramas da vida, A pátria, O íntimo, A filha do mazorquero(12), Uma aposta, O leito nupcial, Tesouro dos Incas" etc.

Da mesma forma, Lindaura Anzoátegui de Campero pode ser considerada uma escritora de Chuquisaca, por ter vivido em Sucre e feito a sua produção literária em Chuquisaca. Nasceu no vale do Tojo, entre TariJa e Potosí. Educada com requinte, se estabeleceu em Huerta Mayu, perto de Sucre. Lá escreveu os seus primeiros versos, dando continuidade à sua obra poética na capital. Os seus poemas são acima de tudo de caráter patriótico. Publicou novelas, quadros vivos, episódios da guerra da independência: Manuel Ascencio Padilla, em 1815, Huallparrimachi, esta muito importante na literatura nacional polo seu carácter nativista. Entre os seus quadros vivos: Uma mulher nervosa e Cautela com o ciúme.

E. Actividade no século XX.

Por volta da década de 1920, o movimento feminista tomou uma forma definitiva em Sucre. As mulheres agora se preocupam com os seus direitos, postulam a sua independência económica e buscam a sua realização pessoal por meio do estudo e do trabalho.

A mulher de Chuquisaca entra no jornalismo. Adriana Oropeza de Peñaranda, filha de Samuel Oropeza, era esposa e companheira de Claudio Peñaranda. Com uma formação cultural incomum para a época, escreveu nos jornais La Prensa, Patria Libre e El Liberal, de Sucre e no El Diario de La Paz. filha e esposa de liberais, foi activa e combativa naquele partido, então progressista. Em Sucre, fundou o Centro Liberal Femenino e o Ateneu Feminino, com uma história muito curta. Por seu talento e virtudes cívicas, recebeu o reconhecimento dos jovens universitários do Ateneu Juvenil de La Paz. Adriana Oropeza era uma mulher de ideias muito avançadas. A sua militância política foi excepcional num ambiente em que as mulheres, mesmo as universitárias, consideram essa atividade alheia à sua qualidade feminina. Foi uma pianista muito proeminente.

Isabel Mendoza foi poetisa e jornalista. Os seus artigos de jornal revelam a sua personalidade única e os seus versos a sua delicadeza espiritual.

Elena Ostria de Urriolagoitia, educadora e escritora de Chuquisaca, foi professora de literatura há muitos anos na Escola Nacional de Professores de Sucre. Escreveu em jornais e revistas desta cidade, em La Razón, em El Diario e em Presencia de La Paz. É autora dum texto sobre leituras literárias para escolas. Fez parte de várias organizações culturais. Pola sua natureza independente, a sua ausência de preconceitos, as suas ideias progressistas, ela tem sido uma das mulheres mais qualificadas dentro do movimento feminista. Também foi uma líder da profissão docente.

Rebeca Salazar Brito foi jornalista e publicou artigos sobre os direitos da mulher e sobre diversos temas. Trabalhou na Biblioteca e Arquivo Nacional e foi membro da Sociedade Geográfica de Sucre.

Graciela Urioste de Bonel é Secretária e responsável polo património da mesma instituição de valor. Ela faz pesquisas históricas e faz parte da equipe editorial da revista da sociedade.

María Luisa Sanchez Bustamante de Urioste(13), nascida na cidade de Sucre, fez trabalhos literários e políticos em La Paz. Fundadora do Ateneu Feminino, luitou há muitos anos pola reivindicação dos direitos das mulheres. Organizou a primeira convenção de mulheres realizada naquela cidade em 1929, com o objectivo de orientar a acção dos direitos das mulheres. Foi activa nas fileiras do Partido da Esquerda Revolucionária e mais tarde no Movimento Nacionalista Revolucionário. Publicou o livro "Motivo" e poesia em jornais e revistas.

A guerra internacional de 1932 abalou a consciência nacional. Novas correntes ideológicas e um balanço negativo do nosso desenvolvimento social emergiram de seu seio. Novas correntes e formas de expressão literária e artística geraram do confronto com a nossa realidade. Entre os poetas proeminentes do pós-guerra, podemos citar Jael Oropeza, nascida em Uncía de origem de Chuquisaca. Pertence ao que foi naqueles anos a vanguarda dos novos poetas. A poesia de Jael Oropeza tem um alto valor estético, devido à forma da beleza da forma e à elevação das ideias expressivas, da emoção, da paisagem e da compreensão dos problemas sociais. Absorvida polo seu trabalho educacional, Jael Oropeza abandonou a literatura.

Em 1944, a Constituição Política do Estado concedeu às mulheres, a título de ensaio, o voto nas eleições municipais. A Dra. Marina Sanchez ocupou o cargo de conselheira na época.

O processo social emergente do movimento revolucionário de 1952, que modificou as estruturas sociais, eliminou a discriminação legal em razão do sexo no quadro político e eliminou as barreiras de acesso ao serviço público. Nesse período, a Dra. Carmela Zuazo fez vogal no Tribunal Superior da Comarca de Chuquisaca.

Paralelamente, Elena Fortún Melgarejo foi chefa do Departamento de Arqueologia e Folclore do Ministério da Educação. Elena Fortún é professora formada em música pola Escola Nacional de Professores de Sucre. Beneficiada com uma bolsa do Instituto de Cultura Hispânica, realizou estudos de especialização na Espanha. É autora de obras folclóricas, entre elas: "Manual para colecta de material folclórico" "O Natal na Bolívia" "Artesanato popular". Publicou artigos em jornais. Está vinculada a organizações internacionais. Actualmente ocupa a Subsecretaria do Ministério da Cultura.

Martha Mendoza Loza, professora e jornalista. Fundou a primeira escola em Villamontes, foi diretora em Santa Cruz, Vallegrande, Potosí e La Paz, chefe do Distrito Escolar da mesma cidade. O seu estilo jornalístico é polémico, dedica-se principalmente à divulgação da obra de seu pai. Ultimamente publicou "Notas para uma biografia de Jaime Mendoza(14).

Lola Ruck de Mendoza, inteligente e trabalhadora. Fez um intenso trabalho intelectual e social. Foi diretora do Colégio Venezuela em La Paz e do Liceu "María Josefa Mujía" em Sucre. Nesta cidade fundou o Círculo Feminino de Cultura Hispânica, em cujo nome participou num congresso internacional na Espanha. Na Holanda, participou dum congresso de Assistência Social. Actualmente dedica a sua actividade ao serviço social, nomeadamente no auxílio a alunos com carências económicas.

María Gutiérrez de Medinaceli, professora e poetisa, nasceu em Sucre e trabalha em La Paz. Foi diretora do Liceu María Josefa Mujía de Sucre. Em Potosí fez parte do grupo "Gesta Bárbara". Publicou os seus versos e artigos nas revistas "Athenca" e "Claridad" e realizou ações feministas.

María de Ipiña, educadora e jornalista. Realiza um trabalho cívico intenso, dedicando a sua actividade à defesa dos interesses de Chuquisaca.

Adriana Cabrera de Gómez Reyes também foi professora. Ensinou literatura em várias escolas. É autora de várias colecções de poemas: "Canção à cidade dos quatro nomes" "Poesia escolar" "Aleteos" "Sonhos e Batidas", etc.

Na última geração de poetas, destaca-se Matilde Cazasola(15), uma voz jovem com notáveis ​​possibilidades líricas. Muito influenciada por Neruda, quando sai do tom íntimo atinge uma dimensão humana. Publicou em 1967 "Com os olhos abertos". O seu espírito sensível expressa-se também na música, em composições de intenção social. Matilde Cazasola é filha de Tula Méndoza, também autora de poesias, na sua maioria inéditas.

Na arte pictórica Rosa Ipiña Mujía, discípula do pintor equatoriano Toro Moreno, alcançou um verdadeiro domínio no seu gênero. Ensinou desenho e pintura a muitas gerações jovens.

Olga Campero Alvarez realizou exposições de pinturas, principalmente decorativas.

Corina Urioste também cultiva pintura, apresentou amostras em diversas ocasiões.

Dona Manuela Frías de Santa Cruz, com uma grande sensibilidade estética, dedica-se também ao desenho e à pintura.

María Luisa Arce de Williams, notável concertista, fez cursos avançados na Alemanha.

Gladis Delgadillo Lora, compositora e pianista destacada compôs belas cuecas bolivianas, algumas premiadas em competições nacionais.

Marina Prudencio de Chávez e Nancy Gómez Cabrera estudaram e cultivaram a arte da dança. Ambos dirigem academias de dança.

Lidia Castellón de Condarco, uma declamadora, aperfeiçoou a sua arte. Ainda muito jovem, tem um grande futuro pola frente.

As mulheres de Chuquisaca fazem parte de várias organizações de mulheres. A chamada CONIF reúne a maior parte delas, quase todas filantrópicas, a sua atual sede é em La Paz. Outra organização com laços internacionais são as chamadas Mesas Redondas Pan-Americanas. Da mesma forma, o Círculo Feminino de Cultura Hispânica. Em 1941, foi fundada a Associação das Profissionais da Universidade, que reúne as graduadas da Universidade. É afiliado à Federação Nacional de mesmo nome. Nos anos de 1959 a 1962 a sede e a diretoria da Federação fixaram a sua sede em Sucre.

As mulheres também estão integradas em organizações cívicas, sindicais e profissionais, departamentais e nacionais.

Como se vê, a nítida divisão de classes das sociedades coloniais e republicanas determinou um papel diferente para as mulheres, de acordo com o estrato social a que pertencem.

Porque a educação é privilégio das classes dominantes, apenas o sector feminino economicamente superior tem sido capaz de realizar a actividade cultural. Por outro lado, as mulheres pertencentes às classes populares, as cholas, têm desempenhado um papel directivo predominante na família desde os tempos coloniais. Mais do que o mestiço, a chola é produto de síntese racial, sofredora e forte, administra grande parte da economia comercial e é um importante fator de desenvolvimento social. A índia, polo seu caráter marginal, o seu temperamento introvertido, resultante de múltiplos fatores como a falta de comunicação com os centros urbanos devido à distância e ao desconhecimento da língua espanhola, a sua participação em duas culturas diferentes, o seu maior percentual de analfabetismo, não é um fator social positivo: mas é, sem dúvida, a reserva efectiva e a possibilidade real do futuro nacional.


Notas de rodapé:

(1) Em 24 de maio de 1812, a cerca de cinco quilômetros a noroeste da cidade de Pocona, o caudilho e o comandante Esteban Arze junto com uma pequena tropa enfrentaram o bem armado exército do militar monarquista José Manuel de Goyeneche, no que ficou conhecido como a Batalha del Kewiñal, em que centenas de guerreiros morreram enfrentando o exército espanhol. (retornar ao texto)

(2) Foram os cônjuges Manuel Ascencio Padilla (Chipirina, Chayanta, Vice-Reino do Peru, 26 de setembro de 1774 - La Laguna, actualmente Padilla, 14 de setembro de 1816) militar do Alto Peru que luitou no Vice-Reino do Río de la Plata a favor da emancipação do Reino da Espanha e morreu à frente de guerrilheiros irregulares durante esta defesa e Juana Azurduy de Padilla (Toroca, Intendência de Potosí, Vice-Reino de Río de la Plata, actual Bolívia, 12 de julho de 1780 - Sucre, Bolívia, 25 de maio de 1862) patriota do Alto Peru que luitou nas guerras hispano-americanas de independência pola emancipação do Vice-Reino do Río de la Plata contra a monarquia espanhola e assumiu o comando das guerras que compunham a então chamada “Republiqueta de La Laguna”, polo qual a sua memória é homenageada na Argentina e na Bolívia. [Republiqueta de La Laguna é o nome polo qual é conhecida a guerrilha da independência do Alto Peru (hoje Bolívia) que luitou entre 1813 e 1817 contra os monarquistas espanhóis na guerra de independência hispano-americana]. (retornar ao texto)

(3) Valentín Abecia Ayllón (Sucre, Bolívia; 6 de fevereiro de 1846 - ibid.; 10 de janeiro de 1910) foi um médico, historiógrafo, jornalista e político boliviano e o 16º vice-presidente da Bolívia de 4 de agosto de 1904 a 12 de agosto de 1909, durante o primeiro governo do presidente Ismael Montes Gamboa. (retornar ao texto)

(4) Por volta de 1780, Villa Imperial de Potosí, Bolívia - Sucre, Chuquisaca, Bolivia, em volta de 18 de septiembre de 1858. (retornar ao texto)

(5) El Frasno, Aragão, Espanha, fevereiro de 1727 - La Plata [actual Sucre], Bolívia, março de 1804. Foi um religioso espanhol, educador, benfeitor, orador e publicitário que trabalhou no Vice-Reino do Río de La Plata e Alto Peru do século XVIII. Foi o sétimo bispo de Córdoba, no Río de la Plata; Vigésimo quinto arcebispo de Charcas e bispo de Almería (Espanha), mas não conseguiu voltar ao seu país. (retornar ao texto)

(6) Gabriel René Moreno del Rivero (Santa Cruz de la Sierra, Bolívia; 1834-Valparaíso, Chile; 1908) foi um historiador, bibliógrafo, crítico literário e educador, considerado polo escritor, historiador, político e diplomata boliviano, Enrique Finot como o «príncipe dos escritores bolivianos» (retornar ao texto)

(7) Pantaleón Dalence Jiménez, nasceu em 27 de julho de 1815 na cidade de Oruro, Real Audiencia de Charcas, Virreinato del Río de la Plata, agora (Bolívia), e morreu em 1892, jurista boliviano considerado o Pai da Justiça Boliviana. (retornar ao texto)

(8) Alcides Arguedas Díaz (La Paz, 15 de julho de 1879-Chulumani, 6 de maio de 1946) foi um escritor, político e historiador boliviano. A sua obra literária, que aborda questões relacionadas à identidade nacional, miscigenação e problemas indígenas, teve uma profunda influência no pensamento social boliviano na primeira metade do século XX. O seu principal romance, Raça de Bronze, é considerado um dos melhores romances bolivianos. (retornar ao texto)

(9) Evaristo Valle Murillo (Viacha, La Paz, Bolívia, 1810 - La Paz, Bolívia, 1874). - Político e palestrante. Advogado de profissão com estudos na Universidade Maior de Santo André (1836). Deputado nacional nas constituintes de 1832, 1861 e 1871. Foi senador em 1853-1855. Exerceu a pasta de Ministro da Educação e Cultura (1858-1861) no governo de José María Linares. Mais tarde, atuou como Reitor (Cancelio) da UMSA (1864). (retornar ao texto)

(10) Adolfo Costas Du Rels (Sucre, 19 de junho de 1891 - La Paz 26 de maio de 1980) foi um escritor, dramaturgo e diplomata boliviano nascido em Sucre, considerado um dos autores mais representativos da literatura boliviana. De mãe boliviana de descendência portuguesa, Amélia du Rels e Medeiros e pai francês da Córsega, engenheiro de profissão que foi trabalhar na Bolívia. Quando sua mãe faleceu, seu pai o levou para Paris e Córsega onde fez os estudos básicos e residiu por vários anos. (retornar ao texto)

(11) Veja-se a nota necrológica deste autor no jornal barcelonês “La Vanguardia” em 21 de maio de 1912. (retornar ao texto)

(12) Membro da maçaroca (organização que apoiou Juan Manuel de Rosas) (retornar ao texto)

(13) Veja-se a entrada no Dicionário Político, Histórico, Cultural de Guillermo Lora aqui. (retornar ao texto)

(14) Jaime Mendoza Gonzáles (Sucre, 25 de julho de 1874 - Sucre, 26 de janeiro de 1939) foi um médico, poeta, filantropo, escritor e geógrafo boliviano. (retornar ao texto)

(15) Pode se escuitar uma interpretação da poetisa aqui. (retornar ao texto)

Inclusão: 02/03/2021