Obras de Agar Peñaranda

Agar Peñaranda


Primeira Edição: Obras de Agar Peñaranda, La Paz, Setembro de 1988, Editorial Brigada Revolucionaria de Mujeres.

Fonte: Obras de Agar Peñaranda

Tradução para o português da Galiza: José André Lôpez Gonçâlez, Dezembro de 2020.

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


INTRODUÇÃO

capa

A Brigada Revolucionária de Mulheres edita esta brochura em homenagem à revolucionária trotskista Agar Peñaranda no 11 aniversário da sua morte.

Contém três obras desta grande mulher que teve a faculdade de ascensão à criação da teoria.

O "ESTUDO SOCIOLÓGICO DA MULHER BOLIVIANA" é um trecho escrito duma palestra que proferiu em 1975, onde faz um balanço da situação social, económica e política das mulheres na Bolívia. Ela realiza a sua análise desde a perspectiva do materialismo histórico, demonstrando a influência decisiva do factor estrutural na situação social das mulheres.... “A grande massa de mulheres tem estado à margem da história... Os seres humanos e por isso as mulheres são socialmente condicionadas... O factor biológico será uma condição do desenvolvimento da personalidade, não a sua causa... a mente feminina, além das características sexuais inatas, dependeria das necessidades e ideais sociais..."

Assim, desenvolve o seu pensamento e demonstra a importância do factor social no modo de "ser mulher" e a relação do factor superestrutural com a estrutura econômica de cada época.

O segundo texto: “PARTICIPAÇÃO DA MULHER”, foi redigido a pedido da Comissão do Sesquicentenário da República e publicado em 1976 no Primeiro Volume da Monografia da Bolívia quando estava a cargo da Biblioteca Municipal de Sucre. Aqui ela faz uma análise da situação das mulheres em Chuquisaca, desde a colónia até o século atual.

Começa dizendo: “A sociedade humana é masculina. Formas culturais: religiões, leis, artes, ciências, costumes são criação dos homens. A mulher, confinada ao lar, esteve à margem da história...“ e assim mostra os momentos históricos em que a participação feminina foi marcante. Cita muitas mulheres notáveis ​​polo seu desempenho nas luitas pola independência, na República, culminando com as mulheres marcantes do século XX.

Contribui em ambos os textos, com dados sobre a situação jurídica, laboral e cultural das mulheres nas diferentes classes sociais de que faz parte. Termina a sua análise fazendo um balanço das conquistas alcançadas polas mulheres, apontando o vínculo que existe entre a libertação das mulheres e a libertação da sociedade como um todo. Temos certeza de que esta contribuição servirá para ampliar o conhecimento que temos da situação da mulher boliviana.

O terceiro texto intitulado: "PRINCÍPIOS DE FILOSOFIA" é uma escrita onde a filosofia, as suas principais correntes, o materialismo, a sua história, a dialéctica e as suas leis se desenvolvem de forma bastante didáctica; tópicos tratados com profundidade e verdadeira clareza.

Esses textos não são os únicos escritos de Agar Peñaranda, mas são um exemplo da possibilidade das mulheres contribuírem teoricamente na formação da consciência de classe do proletariado.

La Paz, setembro de 1988.

Índice

1. Estudo Sociológico da Mulher Boliviana

2. Participação da Mulher

3. Princípios de Filosofia

4. Agar Peñaranda, a revolucionária que demoliu inimigos e pisou ídolos


Inclusão: 02/03/2021