Agar Peñaranda, a revolucionária que demoliu inimigos e pisou ídolos

Nelly Farhat

1985


Primeira Edição: Obras de Agar Peñaranda, La Paz, Setembro de 1988, Editorial Brigada Revolucionaria de Mujeres.

Fonte: Obras de Agar Peñaranda

Tradução para o português da Galiza: José André Lôpez Gonçâlez, Dezembro de 2020.

HTML: Fernando Araújo.

Direitos de Reprodução: licenciado sob uma Licença Creative Commons.


capa

Não pretendo embarcar numa aventura temerária falando de Agar Peñaranda. Quero compartilhar as minhas experiências inesquecíveis com aquela que foi minha mentora; talvez quando comece a falar sobre isso, tantas cousas desordenadas venham à minha mente que parecerá que nunca termino; no entanto ─ ao dispo-las por ordem ─ poderei concretizar a sua imagem inesquecível, perfeita e intacta, no lugar principal do santuário das minhas memórias.

Principiava o ano de 1949 quando comecei a minha carreira na Universidade de Sucre e simultaneamente conheci aquela mulher prodígio que marcaria um cunho definitivo ─ assim como a Universidade ─ na minha vida que despertava para o mundo mágico de grandes valores. Dizer Universidade era o mesmo que biblioteca, cultura e conhecimento e penetrar naquele mundo, ávido e deslumbrado, era flutuar nos caminhos da impaciência do saber e em meio a todo aquele ir e vir dos livros desta bela, doce, firme professora. Com a sua voz suave, sugeria um pouco de ordem na avidez e se interessava por aquele que sendo muito adolescente, ocupava-se apenas devorando as páginas impressas à medida que iam chegando.

Uma amizade que nasce na primeira fase da vida, no calor da admiração, das mesmas preocupações e do mais absoluto respeito, irá necessariamente durar para além da própria existência e marcará para sempre aquele que, absorvido, teve a sorte inefável de partilhar o mundo da cultura com o qual foi o seu expoente mais valioso.

Agar foi um exemplo extraordinário de ser humano e quem com ela participou tantos momentos queridos, sentirá que em si continua a viver, a opinar, a pensar e a sentir; porque viveu com a paixão do ideal e dedicou os seus dias à construção dum mundo melhor; abriu meus olhos para a cultura, para a revolução, para o amor polos oprimidos, polos humilhados e a sua intolerância e teimosia na batalha pola justiça, pola beleza e polo ideal.

Como era aquela mulher? Pequena, magra, com pele branca e transparente; o olhar claro vinha de profundos olhos escuros, traços finos, andar imponente e um sorriso entre irónico e terno. A sua vida sempre aflita com a dor que a doença lhe impôs de forma permanente, sem que se traduzisse, salvante na palidez do rosto, nenhuma reclamação ou protesto. Foi vítima de lesão física. Como poderia suportar a dor com uma natureza tão frágil? Como naquela figura delicada caberia um espírito tão gigante? A sua vontade era desproporcional à moldura externa da sua imagem e ainda mais a sua inteligência.

O protesto a essa condição foi veemente, apesar do seu estóico comportamento.

Quando se pensa num revolucionário, geralmente não se leva em consideração as suas qualidades humanas; Geralmente, a sua atividade militante se destaca por abstrair aspectos da sua personalidade e, às vezes, não se conhecem outras virtudes além daquelas enquadradas na sua luita, o que ─ na realidade ─ é muito. Mas no caso de Agar Peñaranda, devemos destacar outros além deste que é indissociável do seu carácter. Nascida numa ilustre família de artistas ─ o pai um insatisfeito poeta, jornalista, corajoso polemista e apaixonado pola beleza; a mãe, uma bela mulher de rara inteligência e sensibilidade, luitadora liberal, vanguardista e pintora ─ cresceu entre as flores dum jardim da bela época, num quadro ─ exclusivo ─ de liberdade, beleza e uma certa desordem típica dos intelectuais do início do século . A morte prematura de Cláudio Peñaranda deixou na alma de sua filha um amor desesperado que a acompanhou na sua vida e que a consagrou ao culto do poeta.

A mãe, libertada companheira, era a sua grande amiga e a principal razão da sua existência. Quando Dona Adriana deixou de viver, Agar sentiu uma dor aguda, insistente e cruel até o seu destino final. Ela conhecia as confidências, as tristezas e as alegrias de todos. Ela consolou, meditou e confortou. Quando acreditava que os outros estavam errados, atacava bravamente, vivisseccionava como um bisturi e podia ser tão cruel quanto uma deusa de enfaixamento, eu a vi tantas vezes, como uma pena pronta, destruindo inimigos e pisoteando ídolos. Era autêntica, honesta e forte.

A sociedade, o grupo natural no qual tinha que agir, não tolerava rebeldes ou não-conformistas; tentou subjugá-la e como era mais forte declarou guerra a ela; guerra que durou até o último suspiro de vida e só poderia sufocar a morte. Mas amigos e inimigos a respeitavam e ninguém poderia negar os seus valores. Agar derrotou a mediocridade, o puritanismo e a mesquinhez.

Vi-a inflexível perante o convencionalismo, radical perante o oportunismo, corajosa perante o perigo e desdenhosa perante o mal. Conhecia as suas mágoas e reivindicações ─ que não conforme ─ reprovava-lhe a vida. A sua peregrinação polo destino foi amarga, penosa e arrogante: nunca cedeu às regras. Amou muito, com aquela grandeza do seu espírito delicado e sonhador. Teve amargas decepções, idolatrou alguns apaixonadamente, mas não conseguiram compreender a delicadeza e a preciosidade do seu amor. Melancólica e decepcionada, voltava à luita com forças renovadas.

Flutuava à vontade entre as várias correntes de pensamento, devorando Proust ou afundando nos poetas malditos. Nenhum autor, nenhum livro foi ignorado por ela; vivia com todos os mundos do espírito e estava imersa nas profundezas da beleza. Sem exagerar os seus alimentos foram a revolução e a cultura. Escrevia pouco e quando o fazia era uma prosa limpa e contundente, sem ambiguidades e com estilo superior. Tudo nela resumia o seu mundo interior: estava morrendo fisicamente enquanto vibrava com o calor dum novo livro. Às vezes, a sua voz inaudível lembrava passagens de livros sem nome e julgava mesmo quando estava morrendo.

Desde muito jovem optou pola revolução. Estudante do marxismo, militante inveterada, desafiou o meio ambiente, a perseguição e até a tortura. Na sua natureza excepcional, pegou a ideia de transformar o mundo e ninguém pôde impedi-lo. Em quantas luitas houve nelas estava. Quantos ataques, prisões e censuras, Agar sempre a primeira. Era tão forte na sua fraqueza que até os esbirros sabiam como respeitá-la. Ela nunca se submeteu humildemente nem a derrotou a força, em plena prisão apresentou batalha diante dos seus inquisidores: fez greve de fame e estava morrendo, tiveram que soltá-la porque, o médico a que acudiram decidiu isso irremediavelmente ─ dado o seu delicado estado de saúde ─ morreria se não bebesse polo menos água. Trabalhou lado a lado com os trabalhadores, os estudantes, os camponeses. Quantas gerações de luitadores treinou? É uma pena que nem sempre semeou em terreno fértil. Muitos eram urtigas que decepcionaram a sua dedicação.

Conheceu a traição, a deslealdade e a infâmia. Furiosa atacou os imorais e devastadora os esmagou. A convicção ideológica de Agar era tão forte que em tantas circunstâncias de crise no seu partido, sempre foi orientada e analisou cada uma das circunstâncias até que tomava decisões heróicas que às vezes estava quase sozinha, mas segura da verdade.

Alguma vez me disse que tão grande era o valor que lhe instilava a doutrina que quase era uma religião. Que encontrara no marxismo a explicação para cada um dos problemas existenciais que lhe eram apresentados. Foi uma militante incansável, generosa e heróica. A causa revolucionária lhe deve muito e acho que a sua contribuição para a luita dos explorados não foi suficientemente apreciada. Quantos jovens daquela época despertamos para o mundo do pensamento político graças à mão mágica e imperceptível daquela mulher extraordinária.

Quando nalgum momento não concordávamos em cousas fundamentais, discutíamos furiosamente e trilamos caminhos conflitantes, foram questões de interpretação histórica dos acontecimentos que vivíamos e que não nos separaram, mas antes os superávamos dialecticamente. Refiro-me à intervenção universitária, acontecimento que nos enfrentou activamente: ela considerava que depois de ocorrida a revolução democrática burguesa, sendo obrigação de todo revolucionário aprofundá-la na vanguarda da classe operária, a instituição da autonomia universitária já não tinha validade e que, ao contrário, era preciso ir para a criação da universidade popular; a objeção que lhe fizemos consistia noutra interpretação dos acontecimentos históricos, tipificada como uma revolução democrática burguesa que no dia seguinte se havia colocado na vanguarda do evento, com muita habilidade deslocando os explorados e fazendo uso deles: e disso, o cancelamento da autonomia universitária era um erro histórico que não se podia fomentar e, polo contrário, estimular esta instituição liberal como trincheira de opinião e luita dos universitários que, aliados às classes oprimidas, tinham um útil canal de formação e agitação até o próprio dia da revolução. Agora, à distância de trinta anos, acreditamos que a história nos deu a razão, mas aquele acontecimento não rompeu a unidade ideológica, afectiva e de toda espécie que nos identificou com ela até o fim da sua vida.

Presto homenagem de amor e admiração a quem me deu o que há de mais importante na minha vida. Um dia virá alguém mais apto para aprofundar essa personalidade heróica e fazer conhecer às novas gerações a mulher que se dedicou a luitar polos desesperados.

La Paz, 1985.


Inclusão: 02/03/2021