Prestes
(a 1.ª edição foi comemorativa do trigésimo aniversário do PCB - 1953)
capa livro
Baixe o folheto em pdf
(4.634 KB)
pdf
Sumário

Este álbum é uma história de esperança e de amor. Pedaços da vida heróica de um filho querido do povo, de um homem que ama a terra em que nasceu, seus rios, suas montanhas, árvores e praias. De um homem, porém, que mais que a tudo isso, ama a sua gente, ama aos que trabalham nas fábricas e nas oficinas, nos campos e nas fazendas, nos quartéis e nos navios.

Seu nome sonoro, repetido de boca em boca, nas lendas e nas canções; murmurado com esperança nas horas de terror; impresso nos manifestos e gritado nas horas de luta ou de entusiasmo; escrito nos muros das fábricas e dos quartéis, nos cascos dos navios e nas paredes das escolas, acende esperanças nos corações de milhões de brasileiros.

Nestes tempos de odiosa propaganda guerreira e de endeusamento de falsos heróis, dias em que os provocadores de guerra procuram deter a avalanche impetuosa das invencíveis forças da Paz, a leitura deste álbum é útil sobretudo para os jovens que aprenderão a ver em Prestes a bondade e a energia, a perseverança e a coragem, a inteligência e o profundo sentido humano de um verdadeiro herói.

Sua vida gloriosa está intimamente ligada à história do Partido Comunista do Brasil.

As páginas deste álbum — homenagem ao Cavaleiro da Esperança, no ano do trigésimo aniversário de seu Partido — procuram fixar algumas passagens desta vida que, em realidade, é o maior patrimônio de nosso povo.

MIA Secção em Português Temas
Inclusão 20/10/2013