Anibal Quijano

foto de Anibal Quijano
1930-2018
Obras disponíveis

Sociólogo e pensador humanista peruano, conhecido por ter desenvolvido o conceito de "colonialidade do poder". Intelectual que lutava pela renovação epistêmica, teórica e política das opções alternativas dos subalternos frente às tendências de poder mundial, Quijano vigora o conceito de colonialidade do poder como a forma latino-americana de ser subalterno, explicita, por exemplo, como a não branquitude da classe dominada no subcontinente é utilizada para reforçar a exploração de classe. Maior divulgador da obra do também peruano José Carlos Mariátegui.

Quijano desenvolve a ideia que a relação capital trabalho se potencializa no sentido da exploração pela variável raça e, assim, categoriza como a ideia de raça no subcontinente – entendida como uma racionalidade específica do pensamento eurocêntrico sem descurar da análise das diferenças de classes – foi fundamental para definir nossa atual colonialidade nas esferas econômica e política, destacando que essa subordinação não se findou com o desmantelamento do colonialismo clássico. O conceito de colonialidade desenvolvido por Quijano vai além da análise do colonialismo e que se nutre de discussões anteriores, como a teoria Sistema-Mundo, desenvolvida por Imanuel Wallerstein e própria teoria marxista da dependência – desenvolvida por Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos.

Fonte: Esquerda Diário

Obras disponíveis
1978 Trinta anos depois, outro reencontro – notas para outro debate
1991 nov A América Latina sobreviverá?
2000 jun Colonialidade, Poder, Globalização e Democracia
2003 O labirinto da América Latina: haverá outras saídas
2004 jun Allende outra vez: no limiar de um novo período histórico
2005 Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina
2005 dez Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina
Vídeos sobre o autor
capa vídeo
A professora de Ciência Política da UFRJ, Monica Bruckmann, fala sobre a vida e obra de Aníbal Quijano

Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.


Abriu o arquivo: 23/12/2021
Última atualização: 27/12/2023