História do Movimento Anarquista no Brasil

Edgar Rodrigues


Cronologia do Utopismo e Socialismo no Brasil


capa

1794 - Nasce em Pernambuco José Abreu Lima, futuro general de Bolívar, filho do revolucionário Padre Roma, fuzilado em 1817 pela sua participação na Insurreição que aconteceu nesse ano.

1798 - Na Conspiração dos Alfaiates na Baía estão presentes as ideias iluministas e radicais que influenciaram a Revolução Francesa.

1808 - A corte portuguesa transfere-se para o Rio de Janeiro, fugindo do exército napoleônico.

1817 - Insurreição em Pernambuco influenciada pelas ideias republicanas francesas. Padre Roma é um dos agitadores.

1822 - Independência do Brasil.

1836 - Garibaldi, revolucionário italiano influenciado pelas ideias de Saint Simon, chega ao Rio de Janeiro iniciando uma permanência de doze anos na América Latina.

1839 - Benoit Jules Mure, declara-se fourierista.

1840 - Mure cria em França a Union Industrielle visando fundar um falanstério em Santa Catarina, Brasil e passa a divulgar seu projeto através do Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro. Louis Léger Vauthier vem para o Recife assumir o cargo de engenheiro da Repartição de Obras Públicas.

1841 - Inicia-se a experiência do falanstério do Saí e do Palmital, em São Francisco, estado de Santa Catarina.

1844 - Borges da Fonseca fala das ideias de Fourier no jornal O Nazereno.

1845 - Mure edita no Rio de Janeiro o jornal fourierista O Socialista da Província do Rio de Janeiro. Vauthier mantém contatos com Mure e divulga no Recife o novo jornal bem como publicações fourieristas francesas. No livro Melhoramento da Sorte das Classes Industriosas, Lopes Gama fala de Saint Simon, Owen e Fourier.

1846 - Antonio Pedro Figeiredo publica, no Recife, a revista O Progresso, influenciado pelas ideias fourieristas de Vauthier. O engenheiro francês regressa ao seu país.

1847 - Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, que segundo alguns autores foi influenciado pelo saint-simonismo, começa a ganhar projeção com seus projetos industriais.

1848 - Revolução Praieira em Pernambuco com participação de setores progressistas influenciados por ideias socialistas utópicas. O jornal A Reforma exalta as ideias republicanas francesas e fala de Proudhon. Acaba a revista O Progresso, que foi influenciada por ideias fourieristas. Dr. Mure regressa a França.

1851 - Aparece em França o folheto Imposto Progressivo de autoria de Louis Legér Vauthier.

1852 - O jornal A União debate as ideias socialistas e fala de Proudhon.

1853 - O jornal O Brado do Povo, publica vários artigos sobre as ideias socialistas falando de Fourier.

1855 - O ex-general de Bolívar José Ignácio de Abreu e Lima publica o livro O Socialismo, no Recife, onde analisa as novas ideias.

1856 - Nasce em Pisa Giovanni Rossi.

1856 - Nasce em Sergipe Silvério Fontes um dos mais ativos militantes socialistas do século XIX e pai do poeta anarquista Martins Fontes.

1859 - Morre pobre, em 21 de agosto, o intelectual mestiço Antonio Pedro Figueiredo o mais combativo e polêmico defensor de reformas sociais no Brasil que foi influenciado pelas ideias de Fourier.

1869 - O general Abreu Lima morre pobre no Recife, a Igreja impede que seja enterrado no cemitério católico sendo, por isso, enterrado no cemitério protestante.

1871 - Vários revolucionários da Comuna de Paris exilam-se no Brasil.

1872 - O jornal do Recife O Seis de Março, expõe as ideias de Karl Marx.

1873 - O jovem Rossi adere à Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).

1874 - Nasce em Empoli, Itália, Oreste Ristori, um dos mais ativos militantes anarquistas italianos no Brasil

1875 - Rossi forma-se em veterinária na Universidade de Pisa.

1878 - É publicado em Milão a primeira edição de Un Comune Socialista, onde Giovanni Rossi expõe os princípios do socialismo experimental. Nasce em Portugal Neno Vasco um dos principais jornalistas e intelectuais do anarquismo em Portugal e no Brasil.

1881 - Nasce em São Paulo, Edgar Leuenroth, um dos mais conhecidos e ativos militante anarco-sindicalistas brasileiros.

1882 - Nasce em Minas Gerais José Oiticica ativo intelectual anarquista.

1883 - Rossi participa de uma cooperativa agrícola em Bréscia. Tobias Barreto, professor de direito no Recife fala sobre as ideias de Marx.

1885 - Rossi divulga no jornal La Favilla o projeto de uma comunidade socialista, desencadeando críticas de Andrea Costa e Errico Malatesta.

1886 - Rossi funda o jornal Lo Sperimental onde divulga suas ideias e o projeto de uma comunidade socialista. O jurista Clóvis Beviláqua expõe as diferenças entre as várias correntes socialistas.

1887 - Rossi participa da criação da Cooperativa Agrícola Cittadella. Nasce Maria Lacerda Moura militante anarquista individualista e precursora do feminismo no Brasil.

1888 - Morre o Visconde de Mauá. Abolição da escravatura.

1889 - Implantação da república pelo exército influenciado pelas ideias positivistas. Silvério Fontes divulga em São Paulo as ideias socialistas reformistas.

1890 - Rossi embarca, em 28 de fevereiro, para o Brasil com o primeiro grupo de anarquistas que viriam fundar a Colônia Cecília. O grupo chega a Palmeira, no Paraná, em Abril. Em novembro Rossi volta a Itália para formar um novo grupo para integrar a colônia. Nasce Astrogildo Pereira um dos mais ativos militantes anarco-sindicalistas do começo do século XX e futuro fundador do Partido Comunista.

1891 - Chega novo grupo à Colônia Cecília, desta vez integrado por famílias de agricultores. Malatesta critica a Colônia Cecília e as experiências comunitárias.

1892 - Novas famílias juntam-se à Colônia, desenvolvendo-se algumas atividades artesanais de carpintaria e sapataria. O jornal La Revolte publica em outubro um longo artigo sobre a experiência comunitária no Brasil. Em dezembro volta a publicar um outro artigo.

1893 - O beato António Conselheiro lidera no interior da Baía a cidade santa de Canudos, iniciando o principal movimento messiânico camponês do Brasil. Rossi deixa a Colônia Cecília. Vários jornais anarquistas divulgam notícias sobre a experiência de desencadeia-se polêmica em torno das ideias de Rossi sobre amor livre. Em Livrono é publicada a primeira edição de Cecilia, Comunità Anarchica Sperimentale - Un Episodio DAmore nella Colonia Cecilia.

1894 - Alguns jovens chegam à Colônia Cecília renovando a comunidade. A colônia vê- se envolvida na Revolução Federalista o que provocou a repressão. Só algumas famílias de agricultores ficam na região. Rossi vive em Curitiba, tal como outros anarquistas da Colônia Cecília, vários deles participaram dos primeiros grupos anarquistas e da fundação de sindicatos no Paraná. Operários são presos em São Paulo quando organizavam o Primeiro de Maio.

1895 - Rossi trabalha como agrônomo em Taquari, no Rio Grande do Sul e escreve nova utopia Il Paranà nel Secolo XX. Famílias oriundas na Colônia Cecília instalam-se em Porta Alegre onde colaboram no desenvolvimento do movimento anarco-sindicalista.

1896 - Publica-se em Buenos Aires na Biblioteca de La Question Sociale, Un Episodio de Amor en la Colonia Socialista Cecília, traduzido por José Parat.

1897 - O exército massacra os partidários de Antonio Conselheiro, em Canudos. Rossi transfere-se para Santa Catarina, para trabalhar na Estação Agronômica de Rio dos Cedros, influenciando o surgimento da primeira cooperativa catarinense em Blumenau. Em Zurique Alfred Sanftleben publica Utopie und Experiment, que reúne os principais documentos e depoimentos de Rossi sobre a Colônia Cecília.

1898 - Primeiro Congresso Operário do Rio Grande do Sul realiza-se com a presença de anarquistas, alguns dos quais ex-participantes da Colônia Cecília.

1901 - Euclides da Cunha funda o Clube Internacional Filhos do Trabalho, em S. José do Rio Pardo. Os anarquistas começam a se publicar A Lanterna, o principal jornal anti-clerical brasileiro. Nasce Pedro Catalo ativo militante anarco-sindicalista autor de inúmeras peças de teatro social representadas por grupos operários. Nasce em São Paulo Maria Angelina Soares ativa anarquista e atriz de teatro social.

1902 - Congresso do Partido Socialista Brasileiro. Neno Vasco dirige o jornal anarquista O Amigo do Povo.

1904 - É fundado em São Paulo La Bagttaglia, jornal anarquista em língua italiana.

1906 - Primeiro Congresso Operário Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro define uma estratégia sindical anarco-sindicalista e decide criar a Confederação Operária Brasileira (COB).

1907 - Rossi retorna a Itália. O anarquista e esperantista francês Paul Berthelot chega ao Rio de Janeiro para participar do Congresso Esperantista e conhece Neno Vasco.

1908 - A COB começa a publicar o jornal A Voz do Trabalhador. Em Paris o ativo anarquista alemão, Friedrich Kniestedt, que viveu parte da sua vida no Brasil tomou conhecimento do projeto de austríacos, suiços e alemães criarem uma comunidade vegetariana no Brasil, em Ivaí, Paraná, decidindo juntar-se ao grupo.

1910 - Paul Berthelot morre em novembro, no Araguaia, no interior do Brasil, onde andava contatando povos indígenas e procurando um local para fundar uma comunidade libertária. Kniestedt visita em Ivaí, Paraná, o grupo de alemães e austríacos ligados a um grupo que editava em Graz, na Áustria, a revista Der Gerade Michel, que havia fundado uma comunidade comunista e vegetariana chamada Futuro mas acaba fixando-se próximo à comunidade, tendo abandonado a região no ano seguinte depois de um conflito com políticos locais.

1911 - Kniestedt contata com duas novas famílias anarquistas que se vem juntar à Colônia Futuro.

1913 - Segundo Congresso Operário Brasileiro realiza-se no Rio de Janeiro, reafirmando a linha do sindicalismo revolucionário.

1915 - Os anarquistas organizam um Congresso Internacional da Paz, no Rio de Janeiro.

1917 - Greves agitam São Paulo. É fundado o jornal A Plebe.

1918 - Movimento grevista e insurrecional é desencadeado no Rio de Janeiro.

1920 - Realiza-se no Rio de Janeiro o Terceiro Congresso Operário. Greves pelas oito horas de trabalho no porto de Santos. Circula como diário anarquista o jornal A Voz do Povo. Ampliam-se os debates no movimento operário sobre os acontecimentos na União Soviética iniciando-se a separação entre anarquistas e comunistas.

1922 - O Partido Comunista é fundado no Brasil por um grupo de ex-anarco-sindicalistas.

1924 - Uma repressão violenta é desencadeada contra o movimento operário e vários militantes sindicalistas e anarquistas são enviados para o campo de concentração da Clevelândia, no Oiapoque, onde nos anos seguintes alguns morreriam, entre os quais o diretor de A Plebe, o gráfico cearense Pedro Augusto Mota.

1925 - A Coluna Prestes percorre vários estados brasileiros.

1932 - Os Quaderni della Libertà, publicam em São Paulo, em italiano, Un Episodio d'Amore Libero nella Colonia Cecilia.

1936 - O anarquista Oreste Ristori é expulso para Itália em pleno fascismo.

1937 - Começa o governo autoritário, do Estado Novo, de Getúlio Vargas inspirado no fascismo, que reprime violentamente o anarco-sindicalismo submetendo os sindicatos ao Estado.

1940 - O sociólogo Gilberto Fryere publica o Diário Intimo de Vauthier, junto com o seu estudo Um Engenheiro Francês no Brasil.

1943 - Morre, em Pisa, Giovanni Rossi.

1945 - Fim da ditadura de Vargas. Anistia a presos políticos. Morre no Rio de Janeiro Maria Lacerda de Moura ativa intelectual anarquista.


Inclusão 29/09/2018