MIA - Secção em Português
Theotônio dos Santos
foto
1936-2018

 

Economista brasileiro. Um dos formuladores da teoria da dependência e um dos principais expoentes da teoria do sistema-mundo. Entre seus aportes teóricos mais destacados à economia e às ciências sociais estão a contribuição à formulação geral do conceito de dependência, à periodização das diversas fases da dependência na história da acumulação capitalista mundial, à caracterização das estruturas internas dependentes e a definição dos mecanismos reprodutivos da dependência. Trabalhou também sobre a teoria dos ciclos, a dinâmica de longo prazo do capitalismo e a teoria do sistema-mundo. Outra contribuição teórica sua foi a formulação do conceito de "civilização planetária".

Entre 1960 e 1964 estudou sistematicamente o marxismo, incluindo com grupo de estudos. Participa do movimento estudantil secundarista e universitário, inclusive ingressando no Diretório Central dos Estudantes da UFMG. Sua participação nos movimentos sociais estende-se até 1966, em clandestinidade a partir do Golpe de 1964. Participa da POLOP, desde sua fundação em 1961 organização que faz críticas ao stalinismo, corrente marxista hegemônica da esquerda brasileira. Na época participou do PSB, que aglutinou em suas fileiras os militantes da polop. Exilou-se no Chile em 1966, onde se vinculou ao CESO (Centro de Estudos Sócio-Econômicos da Faculdade de Economia da Universidade do Chile). Com a derrubada de Allende pelo golpe militar, segue para o México em 1974 onde se torna professor titular da Divisão de Pós-graduação de Economia da Faculdade de Economia e Filosofia da Universidad Nacional Autonóma de México (UNAM). Em 1975 é nomeado coordenador do Doutorado em Economia e, em 1978, chefe da Divisão de Pós-graduação da UNAM. É diretor do Departamento do Seminário Permanente sobre América Latina (SEPLA) naquele país.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1998 Por uma bibliografia sobre a teoria da dependência
1999 - jun O neoliberalismo como doutrina econômica
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 11/11/2020
Última alteração: 27/11/2020