MIA - Secção em Português
Alexander Schapiro
foto
1882-1946

 

Alexander "Sanya" Moiseyevich Schapiro ou Shapiro (em Russo: Александр "Саня" Моисеевич Шапиро). Anarco-sindicalista russo. Passou a maior parte dos seus primeiros anos como activista em Londres. Foi delegado da Federação Judaica Anarquista de Londres no Congresso Internacional Anarquista de Amsterdã de 1907, no qual foi eleito um dos três secretários tornando-se um de cinco membros do novo Departamento Internacional. Foi um dos signatários do Manifesto Internacional Anarquista contra a Primeira Guerra Mundial, publicado em Londres, em 1915. Foi secretário no ramo Londrino da Cruz Negra Anarquista, que fornecia ajuda principalmente aos anarquistas presos na Rússia, trabalhando ao lado de Peter Kropotkin, Varlaam Cherkezov e Rudolf Rocker. Após a Revolução de Fevereiro de 1917, Schapiro retornou à Rússia começando a trabalhar no jornal Golos Truda (A Voz do Trabalho), buscando revigorar o movimento anarcossindicalista russo.

Schapiro tornou-se um dos muitos anarquistas russos que colaboraram com o governo bolchevique na crença de que ele pode ajudar a melhorar as condições da classe trabalhadora; ele aceitou cargos no Comissariado Para Assuntos Judeus e, posteriormente, no Comissariado dos Negócios Estrangeiros. Depois de alguns anos a serviço do regime bolchevique, mas protestando contra a perseguição e prisão de anarquistas, ele optou por ir para o exílio em 1922. Quando Kropotkin morreu, Schapiro foi um dos organizadores do seu funeral.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

  A Expansão Econômica do Imperialismo Americano na Europa Ocidental
  As três Internacionais Sindicais
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 03/04/2021
Última atualizaçõ: 07/05/2021