Telegrama a V. I. Lênin

J. V. Stálin

25 de Outubro de 1919


Primeira Edição: "Petrográdskaia Pravda", ("A Pravda de Petrogrado"), n.° 244, 26 de outubro de 1919.
Fonte: J.V. Stálin – Obras – 4º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, setembro 2006.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

Os corpos de cavalaria de Chkuro e de Mámontov, constituídos à custa de longos esforços pela Entente e por Deníkin, como baluarte principal da contra-revolução, foram desbaratados nos combates perto de Vorónej pelo corpo de cavalaria do camarada Budiónni. Vorónej foi ocupada pelos heróis vermelhos. Foi conquistada uma enorme presa de guerra, da qual se está fazendo o inventário. Por ora se sabe que foram tomados todos os trens blindados do inimigo, a começar pelo trem blindado que levava o nome do general Chkuro. Continua a perseguição do inimigo derrotado. A auréola de invencibilidade criada em torno do nome dos generais Mámontov e Chkuro foi destruída graças ao valor dos heróis vermelhos do corpo de cavalaria do camarada Budiónni.

O Conselho Militar Revolucionário da Frente Meridional
Stálin


pcr
Inclusão 25/03/2008
Última alteração 15/12/2010