Dicionário político

Entente

Do francês entente: 'acordo de vontades'; significa entendimento, pacto ou aliança, especialmente no plano político-diplomático. Aliança militar dos Estados imperialistas, formada no princípio do século XX, inicialmente pela Inglaterra e França e posteriormente (1907) pela Rússia. Em 1917, aderiram à Entente os Estados Unidos o Japão e outros países capitalistas. No curso da Primeira Guerra Mundial, em torno da Entente, se agruparam 25 potências. A Entente se formou para a luta contra outro bloco imperialista agressivo - a Tríplice Aliança -, encabeçada pela Alemanha e integrado pela Itália e Áustria-Hungria.
Os imperialistas de todos os países aspiravam novas conquistas territoriais e uma nova repartição do mundo e das esferas de influência.
Depois do triunfo da Revolução Socialista de Outubro, os Estados da Entente em conjunto com outros Estados imperialistas organizaram a intervenção armada contra a jovem República Soviética, tentando derrubar o poder soviético na Rússia. Entretanto os planos da Entente fracassaram. O Exército Vermelho derrotou e expulsou do território soviético as tropas dos intervencionistas e da contra-revolução. A Entente então deixou de existir. No período que medeia a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais apareceram, sob a mesma denominação, blocos regionais e alianças militares de Estados europeus (Pequena Entente, Entente Balcânica).