Uma Vez Mais Sobre o Desvio Social-Democrata em Nosso Partido

J. V. Stálin


IV — A Oposição e a Questão da Unidade do Partido


Passo à última questão, à questão do bloco oposicionista e da unidade nosso Partido.

1. Como se formou o bloco oposicionista?

O Partido afirma que o bloco oposicionista se formou por meio da passagem da "nova oposição", por meio da passagem de Kamenev e Zinoviev para lado do trotskismo.

Zinoviev e Kamenev negam isto, insinuando que não foram eles que se aproximaram de Trotski, mas este que se aproximou deles.

Consideremos os fatos.

Falei sobre resolução da XIV Conferência relativa à questão da construção do socialismo em nosso país. Disse que Kamenev e Zinoviev repudiaram esta resolução que Trotski não aceita e não pode aceitar, repudiaram-na a fim de se aproximarem de Trotski e se passarem para do trotskismo. Isto é ou não é verdade? Sim, é verdade. Tentaram Kamenev Zinoviev contrapor esta afirmativa? Não, não tentaram. Limitaram-se silenciar sobre o assunto.

Possuímos, também, a resolução da XIII Conferência de nosso Partido que qualifica o trotskismo como desvio pequeno-burguês e revisão do leninismo.(60). Essa resolução foi ratificada, como se sabe, pelo V Congresso da Internacional Comunista. Afirmei em meu informe que Kamenev e Zinoviev repudiaram esta resolução após reconhecerem, nas suas declarações especiais, justeza do trotskismo na sua luta contra Partido em 1923. Isso é ou não é verdade? Sim, é verdade.

Tentaram Zinoviev e Kamenev contrapor algo a esta afirmação? Não, não tentaram. Responderam com o silêncio.

Citemos outros fatos. Em 1925 Kamenev escreveu o seguinte sobre o trotskismo:

"O camarada Trotski enveredou pelo caminho no qual se manifesta o elemento pequeno-burguês dentro de nosso Partido todo o caráter de seus atos e todo o seu passado histórico demonstram isso. Na sua luta contra o Partido ele já se tornou no país um símbolo de tudo o que é dirigido contra o nosso Partido"... "Devemos tomar todas as medidas no sentido de evitar que sejam contagiadas por essa doutrina anti-bolchevique as camadas do Partido com a qual essa doutrina conta, isto é, a nossa juventude, os quadros que no futuro devem tomar em suas mãos os destinos do Partido. E por isso a intensificação de todo gênero de explicações relativamente ao caráter errôneo da posição do camarada Trotski e relativamente à necessidade de se escolher entre o trotskismo e o leninismo e que um e outro não podem se combinar (O grifo é meu — J. St.) — esta deve ser a tarefa na ordem do dia para o nosso Partido" (Vide Kamenev: "O Partido e o Trotskismo", coleção "Pelo Leninismo", págs. 84-86).

Tem Kamenev a ousadia de repetir hoje estas palavras? Se se acha disposto a repeti-las, por que ele se encontra atualmente em bloco com Trotski? Se não se decide a repeti-las, então não é claro que Kamenev se afastou de suas velhas posições e se passou para o campo do trotskismo?

Em 1925 Zinoviev escreveu o seguinte sobre o trotskismo:

"O último discurso do camarada Trotski ("As Lições de Outubro") não é nada mais do que uma tentativa já bastante clara de revisão ou mesmo de uma franca liquidação dos fundamentos do leninismo (O grifo é meu — J. St.). Dentro de pouco tempo isso se tornará claro a todo o nosso Partido e a toda a Internacional" (Vide Zinoviev, "Bolchevismo ou trotskismo", coleção "Pelo Leninismo", pág. 120)

Comparemos este trecho de Zinoviev com a declaração de Kamenev em seu discurso: "Estamos com Trotski porque ele não revê as idéias fundamentais de Lênin" — e compreenderemos toda a profundidade da queda de Kamenev e Zinoviev. No mesmo ano de 1925 Zinoviev escreveu sobre Trotski:

"Atualmente, em 1925, se acha em processo de solução a questão de se saber quais as características que o PC da Rússia deve assumir. Em 1903 essa questão foi solucionada em relação ao primeiro parágrafo dos Estatutos e em 1925 em relação à Trotski, ao trotskismo. Quem afirma que o trotskismo pode se tornar uma "nuança legal" no Partido Bolchevique deixa de ser bolchevique. Quem deseja atualmente construir um Partido em aliança com Trotski, em cooperação com o trotskismo que se manifesta abertamente contra o bolchevismo, se afasta dos fundamentos do leninismo. (O grifo é meu — J. St). É preciso que se compreenda que o trotskismo é uma etapa ultrapassada e que hoje só é possível construir um Partido leninista a despeito do trotskismo"'"Pravda". de 5 de fevereiro de 1925).

Tem Zinoviev a ousadia de repetir hoje estas palavras? Se ele acha disposto a repeti-las, por que forma hoje bloco com Trotski?

Se não pode repeti-las, então não está claro que Zinoviev se afastou do leninismo e se passou para o trotskismo ?

O que nos revelam todos esses fatos?

Revelam que o bloco oposicionista se formou por meio da passagem de Kamenev e Zinoviev para o lado do trotskismo.

2. Qual a Plataforma do Bloco Oposicionista?

A PLATAFORMA do bloco oposicionista é a plataforma do desvio social-democrata, a plataforma do desvio de direita em nosso Partido, a plataforma de reunião de todas e quaisquer tendências oportunistas para a organização da luta contra o Partido, contra a sua unidade, contra a sua autoridade. Kamenev fala sobre o desvio de direita em nosso Partido indicando, com um sinal de cabeça, o Comitê Central. Mas trata-se de um estratagema, de um estúpido e falso estratagema que tem por objetivo mascarar, com altissonantes acusações contra o Partido, o oportunismo do bloco oposicionista. Na realidade a expressão do desvio de direita em nosso Partido é o bloco oposicionista. Fazemos os nossos julgamentos sobre a oposição não pelas suas declarações, mas por seus atos. E os atos da oposição atestam que ela constitui um ponto de reunião e um foco de todos e quaisquer elementos oportunistas que vão de Ossovski e da "oposição operária" até Suvarine e Maslov, Korsch e Ruth Fisher. O restabelecimento do fracionismo, o restabelecimento da teoria da liberdade de frações em nosso Partido, a reunião de todos os elementos oportunistas de nosso Partido, a luta contra a unidade do Partido, a luta contra os seus quadros dirigentes e a luta pela formação de um novo Partido — eis em que sentido se orienta atualmente a oposição se a julgarmos pelo discurso de Kamenev. O discurso de Kamenev constitui, a respeito, o ponto de afastamento em relação à "declaração" da oposição em outubro fie 1926 para o restabelecimento da linha divisionista da oposição.

3. O que é o bloco oposicionista do ponto de vista da unidade do Partido?

O BLOCO oposicionista é o embrião de um novo Partido dentro de nosso Partido. Acaso não é fato que a oposição teve o seu comitê central e seus comitês locais paralelos? A oposição afirmou, na sua "declaração" de 16 de outubro de 1926, que ela repudiava o fracionismo. Mas acaso o discurso de Kamenev não demonstra que ela se voltou novamente para a luta fracionista? Que garantia nos apresenta de não ter ainda restabelecido a organização central e as organizações paralelas da oposição? Acaso não é fato que a oposição reuniu contribuições especiais de membros do Partido para a sua caixa? Que garantia nos apresenta de que ainda não tenha enveredado pelo caminho do divisionismo?

O bloco oposicionista é una embrião de um novo Partido que mina a unidade de nosso Partido.

A nossa tarefa está em desfazer esse bloco e liquidá-lo. (Tempestuosos aplausos)

Camaradas, a ditadura do proletariado, quando existe a dominação do imperialismo em outros países, quando um país, somente um único país, pode romper a frente do capital — a ditadura do proletariado nessas condições não pode existir nem um minuto sem a unidade do Partido, armado com uma disciplina de ferro. As tentativas feitas no sentido de minar a unidade do Partido e as tentativas de formação de um novo Partido devem ser destruídas pela raiz se quisermos manter a ditadura do proletariado e se quisermos construir o socialismo.

Por isso é nossa tarefa liquidar o bloco oposicionista e consolidar a unidade de nosso Partido.

V — Conclusão

TERMINO, camaradas.

Se fizermos um balanço dos debates aqui travados poderemos chegar a uma conclusão geral que não permite quaisquer dúvidas, isto é — à conclusão de que o XIV Congresso de nosso Partido tinha razão ao afirmar que a oposição sofre de falta de fé nas forças de nosso proletariado e de falta de fé na possibilidade da construção vitoriosa do socialismo em nosso país.

Esse é o desagradável resultado geral das impressões e da conclusão geral a que os camaradas não podem deixar de chegar.

Apresentam-se perante nós, dessa forma, duas forças. De um lado — o nosso Partido que com segurança conduz para a frente o proletariado da URSS, que constrói o socialismo e que conclama os proletários de todos os países à luta. De outro lado — a oposição que coxeia atrás de nosso Partido, como velho decrépito, atacado de reumatismo, de dor nos rins e de enxaqueca — oposição que semeia em torno de si o pessimismo e uma atmosfera envenenada pela tagarelice de que nada resultará de nosso socialismo e que entre eles, os burgueses, tudo marcha bem e entre nós, entre os proletários, tudo marcha mal.

Essas são, camaradas, as duas forças que se apresentam diante de nós.

Deveis escolher entre as duas. (Risos).

Não duvido de que fareis uma escolha acertada. (Aplausos).

A oposição, em sua cegueira fracionista, considera a nossa revolução como algo privado de qualquer força independente, como algo no gênero de um apêndice inútil da futura revolução que ainda não venceu no Ocidente.

Não foi assim que Lênin considerou a nossa revolução, a República dos Soviets. O camarada Lênin comparava a Republica dos Soviets a um farol que ilumina o caminho dos proletários de todos os países.

Vejamos o que o camarada Lênin afirmou a respeito:

"O exemplo da República Soviética se manterá por longo tempo diante deles (isto é, dos proletários de todos os países. J. St.). A nossa república socialista dos Soviets se manterá firme como fanal do socialismo internacional e como exemplo para todas as massas trabalhadoras. Lá — as lutas, a guerra, a carnificina, o sacrifício de milhões pessoas, exploração do capital, aqui — uma autêntica política de paz e a República Socialista dos Soviets".(61)

Duas frentes se formaram em torno desse fanal: a frente dos inimigos da ditadura proletária que se esforçam por abalar esse fanal, derrubá-lo de seu pedestal e apagá-lo, e a frente dos amigos da ditadura proletariado que se esforçam por conservar o fanal e tornar mais viva a sua chama.

É nossa tarefa manter esse fanal e consolidar a sua existência em nome da vitória da revolução mundial.

Camaradas! Não duvido de que tomareis todas as medidas sentido de que esse fanal se mantenha aceso e ilumine o caminho a todos os oprimidos escravizados.

Não duvido de que tomareis todas as medidas no sentido de que a chama desse fanal se mantenha acesa em a sua plenitude para terror dos inimigos do proletariado.

Não duvido de que tomareis todas as medidas no sentido de que fanais idênticos se acendam em todas as partes do mundo para alegria dos proletários de todos os países. (Prolongados e repetidos aplausos. Todos os delegados se levantam cantam a "Internacional". Três vezes "viva" !)


Notas:

(60) Refere-se à resolução "Os resultados da discussão e o desvio pequeno-burguês no Partido" aprovada pela XIII Conferência do PC (b) da Rússia na base do informe apresentado por J. V. Stálin "As tarefas imediatas da organização do Partido" (Vide "O PC (b) da URSS nas resoluções e decisões dos Congressos, Conferências e Plenos do CC", parte I, 1941, pgs. 540-545). (retornar ao texto)

(61) V. I. Lênin - obras, tomo XVII pg. 218, edição russa. Moscou. (retornar ao texto)

logotipo problemas
Inclusão 12/11/2008