Obras de Stálin
Prefácio ao Sexto Volume

Instituto Marx-Engels-Lênin-Stálin


Fonte: J.V. Stálin – Obras – 6º vol., Editorial Vitória, 1954 – traduzida da edição italiana da Obras Completas de Stálin publicada pela Edizioni Rinascita, Roma, 1949.
Tradução: Editorial Vitória
Transcrição: Partido Comunista Revolucionário
HTML:
Fernando A. S. Araújo, Fevereiro 2008.
Direitos de Reprodução: A cópia ou distribuição deste documento é livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

capa

O sexto volume das Obras de J. V. Stálin compreende os trabalhos escritos em 1924.

O ano de 1924 foi o primeiro em que o Partido bolchevique e o povo soviético prosseguiram em seu trabalho criador de edificação do socialismo sem V. I. Lênin, sob a direção do camarada Stálin. O camarada Stálin uniu estreitamente o Partido em torno do Comitê Central e o mobilizou para a luta pela edificação do socialismo na U.R.S.S.

Os trabalhos de Stálin publicados neste volume desempenharam papel importantíssimo na derrota ideológica do Trotskismo e das outros grupos anti-leninistas, na defesa do leninismo e do seu desenvolvimento.

O sexto volume se inicia com a entrevista do camarada Stálin a um redator da Agência Telegráfica Russa, "Sobre a discussão", e com o Informe à XIII Conferência do P. C. (b) da Rússia, "As tarefas imediatas da edificação do Partido", dedicados ao desmascaramento do Trotskismo e a luta pela unidade ideológica e orgânica do Partido bolchevique.

No discurso pronunciado perante o II Congresso dos Soviets, "Por motivo da morte de Lênin", o camarada Stálin faz, em nome do Partido bolchevique, o grande juramento de observar fielmente e de realizar na prática os preceitos de Lênin.

O volume compreende o conhecido trabalho de Stálin "Princípios do leninismo", que expõe de forma magistral e demonstra teoricamente os fundamentos do leninismo.

Às questões da situação internacional, da vida interna do Partido e do fortalecimento deste, da aliança da classe operária com os camponeses e da educação e reeducação das massas trabalhadoras no espírito do socialismo estão dedicados os trabalhos: "Informe de organização do Comitê Central ao XIII Congresso do P. C. (b) da Rússia", "Balanço do XIIICongresso do P. C. (b) da Rússia", "A situação internacional", "As tarefas imediatas do Partido no campo" e outros.

Encerra o volume o trabalho "A Revolução de Outubro e a tática, dos comunistas russos", que generaliza teoricamente a experiência da Grande Revolução Socialista de Outubro e analisa e desenvolve a doutrina leninista da vitória do socialismo num só país.

Publica-se pela primeira vez neste volume, a "Carta ao camarada Demián Biedni".


pcr